A escola na promoção do diálogo
10 Setembro 2015 | Por Adriana Nascimento

Ensaios sobre a nao violenciaA escola é lugar de aprendizado, mas também é onde se desenvolvem relacionamentos, a convivência com as diferenças e, muitas vezes, conflitos. A série Ensaios sobre a Não Violência da MultiRio coloca em destaque o espaço escolar como mediador, em busca da superação de divergências, e discute temas presentes nas escolas. A produção convida a refletir sobre as manifestações e tipos de violência e enfatiza o diálogo como via para resolver problemas. Com roteiro e apresentação do ator e diretor Ernesto Piccolo, a série em cinco episódios traz dramatizações em que professores, diretores, funcionários e alunos interpretam papéis diferentes dos que vivem na realidade, seguidas de debates.

Com consultoria do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), Ensaios sobre a Não Violência aborda temas como o ambiente escolar como espaço de convivência e conflito, a escola como integrante da rede de proteção à criança e ao adolescente e a judicialização das relações. A série também fala sobre situações de conflito na Educação Infantil e levanta a discussão sobre preconceito e bullying. Cada episódio traz quatro esquetes, nas quais os participantes se colocam no lugar do outro e refletem sobre suas diferentes condições e possibilidades de saídas para divergências. Depois das dramatizações, Ernesto Piccolo conduz os debates com professores, diretores, funcionários e alunos, no qual eles comentam as esquetes e contam suas experiências.

Como intervir para preservar a convivência diante dos conflitos? O problema é individual ou a responsabilidade é de todos? A série Ensaios sobre a Não Violência da MultiRio levanta importantes questões que preocupam educadores e famílias, sugerindo a reflexão para superar esses desafios.