ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

O que é um(a) infoprofessor(a)?
13 Dezembro 2024 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Jessica Menezes é uma infoprofessora. Ela participou da série Professores na Rede, da MultiRio


Você já ouviu falar em infoprofessor? Esse termo, que une "informação" e "professor", descreve educadores que utilizam canais digitais para produzir e compartilhar conteúdos educativos. Esses profissionais vão além da sala de aula tradicional, explorando ferramentas audiovisuais, cenários criativos e estratégias de engajamento para alcançar novos públicos e transformar o ensino.

Jessica Menezes: da rede pública do Rio às redes sociais
Jessica Menezes, professora alfabetizadora da Escola Municipal Claudio Besserman Viana (7ª CRE), em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, é um dos destaques dessa nova geração de educadores. Com mais de sete mil seguidores em seu perfil, @agorasouprofessora, no Instagram, ela compartilha técnicas de alfabetização e boas práticas em sala de aula. Jessica é também uma das protagonistas da série Professores na Rede, da MultiRio, que dá visibilidade ao trabalho de professores influenciadores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio (assista aqui).

Segundo Jessica, tornar-se uma infoprofessora foi uma oportunidade de expandir seu impacto. “Meu lema é ‘conhecimento a gente não guarda, compartilha’”, afirma ela, que usa as redes para inspirar outros professores e interessados na educação.

Oportunidades e desafios do universo digital

Jessica mantém o perfil @agorasouprofessora para compartilhar atividades de sala de aula


A produção de conteúdo para as redes realmente abre um leque enorme de possibilidades, mas nem sempre é uma tarefa simples. Jessica destaca como pontos positivos a liberdade geográfica, a flexibilidade de horários e a possibilidade de gerar renda extra por meio de infoprodutos, como cursos online e e-books. “A atuação digital proporciona a possibilidade de impactar mais pessoas, levando práticas pedagógicas, ideias e conteúdos a professores e alunos de diferentes lugares. A flexibilidade de horário também é uma vantagem. Estar no digital me permite organizar o meu tempo e trabalhar em projetos que eu mesma escolho, moldando minhas atividades e meu conteúdo de acordo com o público”, avalia.

Por outro lado, ela também enfrenta desafios, como conciliar a rotina de sala de aula com a produção de conteúdo digital, lidar com críticas públicas e acompanhar as constantes mudanças nas plataformas. “Conciliar a rotina de professora com a produção de conteúdos digitais pode ser exaustivo, pois é necessário criar, editar, divulgar e gerenciar interações online. Dar conta da demanda do Instagram também é difícil, pois exige adaptação constante às novas tecnologias, tendências e ferramentas”, diz a professora.

Educação digital: tendências e futuro
Jessica enxerga a integração de tecnologias como inteligência artificial e gamificação como caminhos promissores para tornar o ensino mais dinâmico e inclusivo. Além disso, ela acredita que conteúdos focados em inclusão e habilidades socioemocionais continuarão ganhando espaço no universo educacional.

Os infoprofessores estão redefinindo o papel dos educadores no mundo digital. Quer saber mais? Acompanhe a série Professores na Rede, da MultiRio, e inspire-se com histórias que estão transformando a educação.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
egebey1453 multirio.txt