Quando se fala em “carnaval” e “Rio de Janeiro”, as pessoas já sabem que essa é uma mistura que dá samba. A festa popular faz parte da história da cidade e é uma das mais tradicionais manifestações culturais brasileiras. Mas “Educação” e “entretenimento”... Será que estes dois temas podem ser trabalhados juntos?
O carnaval como possibilidade de Edutretenimento
O conceito de Edutretenimento refere-se ao uso de diversas mídias, inclusive as digitais, para educar por meio de entretenimento. A palavra é um neologismo que refere-se a espetáculos, shows, eventos, programas de rádio ou TV que em sua proposta, fundamentação, programação e formato apresentam, por meio do entretenimento, conteúdo educativo para o público.
A união entre entretenimento e educação já acontece cotidianamente na prática pedagógica de professoras e professores. O carnaval é mais uma possibilidade enriquecedora de usar diversão para potencializar a aprendizagem de conteúdos curriculares, além de competências socioemocionais, para estudantes. O carnaval também promove a informação e a conscientização dos foliões e da sociedade em geral sobre temas importantes, como identidade, cultura e diversidade, entre outros.
Formas de levar a folia para dentro da escola e do currículo
São muitas as possibilidades de atividades sobre o carnaval que podem ser desenvolvidas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre as competências gerais, comuns às três etapas da Educação Básica, aprender a “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural” é a que mais se relaciona ao tema.
Atividades na Educação Infantil podem estar relacionadas aos direitos e objetivos de aprendizagem dos campos de experiências “Traços, sons, cores e formas”, “Corpo, gestos e movimentos” e “Escuta, fala, pensamento e imaginação”. Ao usar músicas e vídeos para ensinar marchinhas carnavalescas e sambas-enredo, o canto e a dança podem ser incentivados, encenando um bailinho em sala de aula. Utilizar materiais recicláveis para a criação de instrumentos musicais e fantasias, por exemplo, pode possibilitar a transversalidade dos temas meio ambiente e sustentabilidade. Os exemplos de atividades citados colaboram para o desenvolvimento integral de bebês e crianças pequenas.
Já as atividades no Ensino Fundamental podem trabalhar competências específicas e habilidades de componentes curriculares, como História, Geografia, Arte (artes visuais, cênicas, música, poesia etc.), Educação Física e Língua Portuguesa. Videoaulas, documentários e filmes sobre as mudanças das tradições do carnaval, não só no Rio de Janeiro, mas também no Brasil e em outros países, poderiam favorecer, por exemplo, o aprendizado de habilidades de História e Geografia por crianças e adolescentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mostrar como o carnaval impactou e foi sendo modificado pelos contextos sociais e culturais de cada povo, local e época, pode ajudar estudantes a:
Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
(Competência Específica de História para o Ensino Fundamental)
Desenvolvimento socioemocional no bloco
Estudar a diversidade inerente às várias manifestações carnavalescas pode ser uma experiência impulsionadora para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, também de forma alinhada às competências gerais da BNCC.
É possível aprender, por exemplo, que o diálogo e a colaboração são essenciais para que as festividades ocorram, assim como o trabalho em equipe para a criação dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo ou para a confecção de bonecos gigantes de Olinda. Isso pode ajudar estudantes a aprimorarem suas habilidades de comunicação, cooperação e resolução de conflitos.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
(Competência Geral da BNCC)
Participar de atividades relacionadas ao carnaval, como danças, músicas e artesanato, também pode estimular a criatividade e a autoexpressão, contribuindo para a autoestima e a autoconfiança de crianças e adolescentes.
Para Maíra Moraes, diretora-presidente da MultiRio, “o carnaval é uma oportunidade para discutir temas como identidade, pertencimento e cidadania, promovendo reflexões que podem ajudar alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados”.
Educação e entretenimento na avenida ao longo da vida
O carnaval pode contribuir para a educação mesmo fora do ambiente escolar e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas, conforme preconizado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Os sambas-enredo das escolas de samba muitas vezes são boas lições para adultos e idosos há muito tempo distantes das salas de aula. As composições frequentemente abordam temas históricos, culturais e sociais, proporcionando uma forma de aprendizado sobre a identidade brasileira, sua diversidade e suas inúmeras influências. Além disso, fazem críticas e incentivam a reflexão sobre debates sociais atuais e importantes, como desigualdade, sustentabilidade e meio ambiente, direitos humanos e civis, relações étnico-raciais, representatividade, valorização da cultura popular, entre outras, promovendo a conscientização e o engajamento da sociedade.
A Mangueira chegou
Com versos que o livro apagou
Desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento
Tem sangue retinto pisado
Atrás do herói emoldurado Mulheres, tamoios, mulatos
Eu quero um país que não está no retrato
(Histórias Para Ninar Gente Grande, samba-enredo da G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira de 2019)
Assista: Quando a aula acaba em Samba na E.M. Rio das Pedras | Boas Práticas da Rede
Conteúdos Educativos da MultiRio sobre o carnaval
A MultiRio tem alguns conteúdos disponibilizados em diferentes formatos, como vídeos, podcasts e reportagens, através dos quais professores, estudantes e suas famílias podem se aprofundar mais sobre essa famosa festa popular.
Reportagens:
A história dos desfiles das escolas de samba
A história do Rio de Janeiro contada por sambas-enredos
A evolução histórica e artística do samba-enredo
Marchinhas de carnaval retratam o Rio de Janeiro
Dona Ivone Lara: a trajetória da Dama do Samba
Vídeos:
Bloco de carnaval do Rio
Episódio em vídeo da série Curte Som, que conta a história dos principais gêneros e movimentos musicais criados no Brasil por meio de entrevistas com cantores, compositores e especialistas.
Economia criativa no carnaval
Episódio da série #educa sobre como o carnaval impulsiona setores como inovação, tecnologia e economia criativa.
Carnaval 1
Episódio da série Rio Raro com imagens raras do carnaval de 1960 na Cinelândia e na Avenida Rio Branco, foliões e blocos de rua da época, no Rio de Janeiro.
Artes & Carnaval
Episódio da série Escolher Dá Trabalho!, que mostra empregos fixos e temporários que movimentam o setor.
Fontes:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL – ONU BR. A Agenda 2030. Brasília, 2015.
CAMPANA, Anderson Rogério; CAMPANA, Edriano Carlos; CAMPANA, Samanta Bueno de Camargo; GOBBI, Maria Cristina; MORGADO, Eduardo Martins; YONEZAWA, Wilson Massashiro. Edutretenimento e sua relação com jogos digitais educacionais. Revista Multiplicidade, edição Novembro 2016, Bauru (SP).