É divertido brincar e pensar!
13 Maio 2014 | Por Márcia Pimentel

Quem disse que pensar não é divertido? Os adultos podem até perder o elo entre o conhecimento e o universo lúdico, mas, para as crianças, brincar é, sobretudo, aprender! E mais: elas são curiosas, têm apetite pelo saber e, não à toa, estão sempre fazendo inúmeras perguntas. De acordo com Simone Souza, gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), a brincadeira e o mundo do faz de conta são os principais instrumentos para a criança criar percepções, se comunicar e aprender sobre as coisas.

“A única certeza que temos, atualmente, é que o conhecimento é transitório. Antigamente, o melhor professor era aquele que dava as melhores respostas, mas, hoje em dia, é aquele que faz as melhores perguntas”, disse Simone. E por isso, segundo ela, a grande arte de quem ensina é fazer as indagações certas e criar uma relação de afetividade com a criança, para que ela se sinta segura em sempre ir além: seja para fazer uma nova pergunta, dar uma nova resposta, ou, simplesmente, inventar uma forma diferente de descer no escorrega.

Para a psicóloga Lúcia Helena Zabotto Pulino, doutora em Filosofia e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), instigar as crianças a fazer perguntas, a fim de buscar novas respostas, é usar o princípio
O QUE_SAO_AS_COISAS_4indagador da filosofia. Afinal, na definição de Marilena Chauí, filósofa e professora da Universidade de São Paulo (USP), “o ato filosófico se inicia quando se dirigem indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele”.

Valorizar os questionamentos infantis e colocar o aluno no papel de construtor e questionador do conhecimento, e não apenas na função de receptor passivo de conteúdos, é fundamental na educação das crianças, na opinião de Simone. “Antigamente, o objetivo era formar pessoas dóceis. Mas, hoje, o que queremos é criar cidadãos reflexivos.”

O Que São as Coisas?

Que tal aproveitar a curiosidade natural das crianças para brincar de filosofar com elas? Ou melhor, que tal transformar o universo lúdico infantil num meio para investigar, raciocinar, refletir, construir e desconstruir conceitos? É isso o que faz a série de desenhos animados O Que São as Coisas?, exibida pela MultiRio, que, além de estimular a reflexão crítica das crianças, dá pistas aos pais e professores de como trabalhar com elas o princípio do questionamento filosófico.

Na atração, as respostas às mil e uma perguntas feitas por Hugo, o personagem central, nunca são definitivas. As indagações também nunca se encerram. O personagem sempre se vê diante de novas situações, que o levam a novas dúvidas. Por exemplo: o que é ser amigo? É brincar junto? É deixar alguém feliz? Mas e se o amigo não pode brincar? E se você ficar triste com ele? Ele continua amigo? A cada pergunta, Hugo se vê instigado a buscar respostas. E os episódios da série nunca terminam esse ciclo. Sempre são finalizados com “o que você acha?” para continuar estimulando o pensamento e a reflexão da criança.

O QUE_SAO_AS_COISAS_2