ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Semana de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao Aedes
04 Abril 2016
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

denguemecEntre 4 e 9 de abril, acontece a Semana de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao Aedes. O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril e tem a finalidade de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados para uma vida mais saudável.

Nas ações de prevenção e controle do mosquito Aedes, transmissor de dengue, chikungunya e zika, é necessário o engajamento de toda a sociedade. Diante da gravidade do momento atual, entidades ligadas à Educação, sob a coordenação do MEC, firmaram o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika.

Conta-se com a mobilização e participação de todos os elementos da comunidade escolar, sobretudo alunos, suas famílias, educadores e parceiros. Profissionais das secretarias municipais e estaduais de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, entre outras, podem contribuir para a qualificação das ações.

Para incentivar as boas práticas de estudantes de todo o Sistema Nacional de Educação, o MEC lançará edital do Prêmio Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti, destacando as melhores ações relacionadas ao combate ao mosquito e suas consequências para a saúde: http://zikazero.mec.gov.br/

Na visão do MEC, as escolas têm um grande poder de mobilização para o enfrentamento dessa epidemia. Os Núcleos de Saúde na Escola e na Creche (SMS/SME) estão disponíveis para apoiar e sugerir iniciativas criativas, dinâmicas e com resultados no âmbito da prevenção e promoção da saúde. Contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Atividades propostas pelo MEC:

• Dimensão Didático-Pedagógica – Oficinas e exposições de projetos de estudantes que incorporem: o Aedes aegypti e suas possíveis consequências (principalmente a zika); saúde ambiental e cuidados preventivos com relação ao meio ambiente; projetos culturais (música, dança, teatro, etc.); palestras e seminários abertos à comunidade, com a participação ativa de pais e familiares dos estudantes, para tratar de cuidados individuais e coletivos preventivos e de transformação da comunidade; e distribuição de materiais informativos e didáticos. Em suma, exposições, palestras e atividades lúdicas e pedagógicas como uma Semana da Ciência.

• Dimensão de combate ao mosquito – Mapeamento dos locais com acúmulo de lixo e água; limpeza e descarte de lixo; oficinas com práticas preventivas (areia em vasos, suspiros de fossas, etc.); e palestras com profissionais de saúde.

Fontes:

Brasil. Carta do Ministro da Educação: Semana de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao Aedes aegypti e ao Zika – Participação da Família e Protagonismo dos Estudantes da Escola. MEC, 25 de março de 2016.

Brasil. Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao Aedes aegypti e ao Zika – Participação da Família e Protagonismo dos Estudantes da Escola: sugestões de atividades. MEC, 2016.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp