ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
Série de videoaulas de revisão dos conteúdos de Língua Portuguesa para alunos do 9º ano com a professora Maria Teresa Tedesco. Nos programas, slides com o passo a passo das explicações e cartelas de exercícios a serem corrigidos nas aulas seguintes.
Conteúdos
video
Aula 20 – O que revisar em meu texto?

Aula 20 – O que revisar em meu texto?

24/07/2017

A importância de revisar e reescrever o próprio texto; analisar a adquação ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação; exercício de fixação.  

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 19 – Pensando em um texto coerente

Aula 19 – Pensando em um texto coerente

24/07/2017

A ordenação de frases e ideias; a importância do título; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 18 – Por que fazer parágrafos?

Aula 18 – Por que fazer parágrafos?

24/07/2017

A definição de parágrafo e seus diferentes tipos; como construir um bom parágrafo; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 17 – O que todo texto tem que ter!

Aula 17 – O que todo texto tem que ter!

24/07/2017

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 16 – Não se escreve como se fala

Aula 16 – Não se escreve como se fala

24/07/2017

Diferenças entre o texto falado e o texto escrito; a importância do contexto na elaboração de um texto; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 15 – Não se escreve sem planejamento

Aula 15 – Não se escreve sem planejamento

24/07/2017

O que e para que escrever; a preparação para a escrita; pesquisa e ordenação de ideias; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 14 – As pistas do locutor e do interlocutor no texto

Aula 14 – As pistas do locutor e do interlocutor no texto

24/07/2017

As marcas linguísticas que ajudam a identificar o locutor e o interlocutor de um texto; os diferentes tipos de locutor; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 13 – Pontuação? Pontuação! E seus efeitos de sentido

Aula 13 – Pontuação? Pontuação! E seus efeitos de sentido

24/07/2017

Uso estilístico da pontuação como recurso para reproduzir o discurso oral em textos escritos; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 12 – Pontuação? Pontuação! Recurso sintático do texto

Aula 12 – Pontuação? Pontuação! Recurso sintático do texto

24/07/2017

Usos e efeitos dos sinais de pontuação; uso sintático e uso estilístico; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

24/07/2017

Definição de sintaxe; a relação de causa e consequência entre as palavras e as frases de um texto; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 10 – O texto é um tecido! II - As estratégias lógicas em um texto

Aula 10 – O texto é um tecido! II - As estratégias lógicas em um texto

24/07/2017

O uso de conjunções e advérbios como elementos de ligação; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 9 – O texto é um tecido! I - As narrativas do texto

Aula 9 – O texto é um tecido! I - As narrativas do texto

24/07/2017

O encadeamento e a costura entre as partes de um texto; repetições e substituições que tornam o texto coeso; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 8 – Descobrindo o sentido das palavras e expressões

Aula 8 – Descobrindo o sentido das palavras e expressões

24/07/2017

A importância de entender o contexto para interpretar palavras e expressões; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 7 – As informações principais e secundárias em um texto

Aula 7 – As informações principais e secundárias em um texto

24/07/2017

Como identificar e diferenciar as ideias principais e secundárias de um texto; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 6 – Elementos que constroem a narrativa

Aula 6 – Elementos que constroem a narrativa

24/07/2017

O texto narrativo e suas características; os elementos da narrativa: personagens, espaço, tempo, narrador, enredo; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 5 – Os argumentos sustentam a tese II

Aula 5 – Os argumentos sustentam a tese II

24/07/2017

Análise dos argumentos de uma tese; os diferentes tipos de argumento; como construir um argumento; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 4 – Os argumentos sustentam a tese I

Aula 4 – Os argumentos sustentam a tese I

24/07/2017

Análise dos argumentos de uma tese; os diferentes tipos de argumento; como construir um argumento; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 3 – Defendendo uma tese

Aula 3 – Defendendo uma tese

24/07/2017

Como identificar a tese de um texto; a tese como elemento fundamental de um texto argumentativo; os elementos do texto argumentativo; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 2 – O que você pensa sobre isso? Isso é fato? Isso é opinião?

Aula 2 – O que você pensa sobre isso? Isso é fato? Isso é opinião?

24/07/2017

As diferenças entre fato e opinião e como diferenciá-los a partir das informações do texto; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

video
Aula 1 – Estratégias de leitura: do explícito ao implícito no texto

Aula 1 – Estratégias de leitura: do explícito ao implícito no texto

24/07/2017

As definições de um texto; os níveis e as estratégias de leitura de um texto; informações implícitas e explícitas; exercício de fixação.

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano