17/03/2017
Em 1838, na província do Maranhão, teve início a Revolta da Balaiada. Sertanejos pobres, índios e escravos fugidos se uniram para lutar contra as injustiças sociais da época. O movimento se estendeu para as províncias do Piauí e do Ceará e durou até meados de 1841,quando o governo iniciou uma violenta repressão.
O Mochileiro do Futuro
15/12/2016
Em 1835, africanos escravizados e libertos que seguiam o islamismo (malês), revoltaram-se contra a escravidão e a imposição da religião católica. O movimento aconteceu em Salvador e recebeu o nome de Revolta dos Malês.
O Mochileiro do Futuro
14/12/2016
No final do século XIX, a população se revoltou contra o governo imperial, que decidiu padronizar o sistema métrico brasileiro, seguindo o padrão europeu. Os conflitos começaram na Paraíba e logo alcançaram as províncias de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. A repressão ao movimento foi violenta até que, em 1875, os presos foram soltos e anistiados.
O Mochileiro do Futuro
14/12/2016
O aumento de um vintém na passagem dos bondes provocou uma forte reação popular no Rio do Janeiro, em 1879. O movimento reuniu diferentes camadas sociais que usavam o meio de transporte. Após muitos protestos e violentos conflitos entre a população e as forças armadas, o governo cancelou o imposto que ocasionou o acréscimo da tarifa.
O Mochileiro do Futuro
09/09/2016
Revolta popular iniciada na antiga província nordestina de Pernambuco, em 1851, quando o governo determinou a realização do regulamento do registro de nascimentos e óbitos, uma etapa para se proceder ao Censo Geral do Império. A população entendeu que a medida era um pretexto para, a partir do controle sobre essa documentação, escravizar homens livres e pobres e reescravizar os escravos libertos.
O Mochileiro do Futuro
03/08/2016
Em 1912, a construção de uma ferrovia na região do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, levou à expulsão sumária, sem indenização, dos habitantes do local, conhecidos como sertanejos. Eles não aceitaram a determinação e lutaram durante quase três anos contra as tropas federais. Mas o conflito terminou com a prisão dos rebelados e a destruição do arraial.
O Mochileiro do Futuro
16/02/2016
Molde dos Óculos Google Cardboard da MultiRio. Com ele, você assiste aos episódios de O Mochileiro do Futuro com a simulação da técnica 3D (terceira dimensão).
O Mochileiro do Futuro
04/02/2016
Em 1817, a população pernambucana enfrentava uma série de dificuldades, como seca, fome, recessão e altos impostos, cobrados pela corte portuguesa instalada no Rio de Janeiro. Houve uma revolta, e seus líderes criaram um governo provisório e proclamaram a independência de Pernambuco.
O Mochileiro do Futuro
17/12/2015
No Rio de Janeiro de 1904, sem saneamento básico, a população sofria com diversas epidemias. O governo estabeleceu uma vacinação obrigatória, sem uma prévia campanha de esclarecimento sobre a importância da vacina, e a população se revoltou.
O Mochileiro do Futuro
24/11/2015
Ocorrida em 1910, manifestação de marinheiros, em grande parte negros, contra as péssimas condições de trabalho e os castigos físicos, que incluíam chibatadas. O grupo era liderado por João Cândido, conhecido como Almirante Negro.
O Mochileiro do Futuro
24/11/2015
Em um povoado no sertão da Bahia, em 1893, a população seguia a figura emblemática de Antônio Conselheiro, que pregava a salvação para seus seguidores e desafiava a República. Você também pode assistir a O Mochileiro do Futuro em 3D!Aprenda a montar um par de Óculos Google Cardboard clicando aqui. Em seguida, baixe no seu celular o aplicativo deste episódio, disponível gratuitamente na página da MultiRio no Google Play, e divirta-se!
O Mochileiro do Futuro