ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Debates e arte no Museu do Meio Ambiente
31 Março 2015 | Por Carla Araújo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Fachada do Museu do Meio AmbienteO Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico promove, ao longo do ano de 2015, o ciclo de conversas O Museu do Meio Ambiente Comemora a Cidade, que homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro.

Os seminários reúnem especialistas com o propósito de discutir diversos aspectos relevantes da história do Rio, sua paisagem e natureza, em temas como identidade, território, a cidade como cenário de mudança, os personagens cariocas, entre outros.

Os eventos integram a programação das Conversas no Museu, que buscam aproximar especialistas e público e estabelecer um espaço para que o cidadão conheça a sua história, a da cidade onde mora e compartilhe experiências vivenciadas no espaço urbano.

No primeiro dos oito encontros previstos, os pesquisadores Lise Fernanda Sedrez, editora da Topoi, revista de História do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, e Gustavo Martinelli, coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico, analisam os desastres urbanos causados pelas fortes chuvas para entender a relação entre natureza, cidade e Estado e, também, como os temporais de todos os verões permanecem no imaginário do carioca.

Estão programados, ainda, os seguintes temas: espaço e natureza; a cidade entre o mar, o sertão e a floresta; o jardim e a crônica da cidade; cenário de mudanças; território e identidade; a cidade, a floresta e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro; e paisagem em construção. Veja a programação detalhada no site do Museu.

portinari 1421070573Arte e Meio Ambiente

Outra opção cultural no Jardim Botânico é a exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que foi prorrogada até 5 de abril. Com 23 réplicas de pinturas que reproduzem com alta fidelidade os originais, a mostra foi estruturada em cinco módulos, tendo o meio ambiente como fio condutor. As obras abordam temas como o ser humano e sua relação com o espaço em que vive, água como fonte de vida, o uso dos recursos minerais, a preservação das florestas e dos animais e o equilíbrio entre os seres humanos.

Conversas no Museu: Seminário O Museu do Meio Ambiente Comemora a Cidade
De 8 de abril a 11 de novembro de 2015, conforme a programação.
Entrada gratuita.

Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente
Aberta ao público até 5 de abril de 2015.
De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico, 1.008. Telefone: (21) 2294-6619.
http://museudomeioambiente.jbrj.gov.br/

Fonte: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp