UNIDADE DE ENSINO
EM Ayrton Senna da Silva - 8ª CRE
Estrada do Taquaral 100 Quadra 3 - Bangu
AUTOR(ES)
Fabiana Rezende dos Santos BarretoSou graduada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Sou professora da rede municipal do Rio há 19 anos. Atuo há 16 na E.M. Ayrton Senna da Silva (8ª CRE) em Bangu – 10 desses anos como coordenadora pedagógica.
Lecionei em turmas de Educação Infantil e em turmas do 1º ao 5º ano.
Participei como mediadora do projeto Time de Alfabetizadores, da SME-Rio, em 2018.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Coordenadora pedagógica
OBJETIVOS
Assegurar o direito à literatura infantil para que a criança explore o mundo e desenvolva suas potencialidades por intermédio da imaginação. É através da fantasia que a criança se apropria de conhecimentos, amplia suas habilidades e constrói sua identidade.
Acredito que o ato de ler está interligado à imaginação e à constituição da identidade, presentes nesta atividade, cujo foco principal é a formação da identidade como leitor e autor através da caracterização de personagens, danças, teatros e leitura deleite.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano , 2º ano , 3º ano , 4º ano e 5º ano
HABILIDADES
1º ano - História - Valorizar a existência da diversidade, reconhecendo caracteres identitários básicos e discutindo regras de convivência para diferentes espaços.
1º ano - Língua Portuguesa - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
1º ano - Língua Portuguesa - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever textos curtos, tendo em vista as condições de produção (finalidade, gênero e interlocutor).
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar a existência de espaço separando uma palavra de outra.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais.
1º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos, identificando seus usos sociais, contextuais. Com ou sem mediação do professor.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Dezembro/2021
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Este ano nossa escola fez 25 anos. São 25 anos oferecendo um ensino de qualidade e desenvolvendo atividades que buscam atender às necessidades dos nossos alunos.
Nosso projeto político-pedagógico visa enriquecer, organizar e estruturar o planejamento por meio de propostas significativas que possibilitem aos alunos uma formação global, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A alfabetização em nossa escola acontece na idade certa. É um trabalho árduo, mas com resultados gratificantes, realizado pela professora Claudia há 16 anos, nas duas turmas de 1º ano.
As turmas de alfabetização são heterogêneas e o maior desafio é identificar em cada aluno o seu potencial. Por meio de um planejamento com atividades didáticas permanentes e sequenciadas, procuramos valorizar não só a capacidade intelectual dos alunos, mas também o saber conviver e respeitar os colegas.
Uma das propostas que favorece o aprendizado dos nossos alunos tem o nome de O Mundo Encantado da Leitura, projeto que garante acesso à literatura e ao livro como bens culturais. No ano letivo de 2021, desenvolvemos este projeto após o retorno presencial dos alunos. Montamos uma tenda colorida no pátio da escola para apresentações teatrais, musicais e de contação de histórias – tudo organizado pela comunidade escolar e com ênfase no protagonismo dos alunos.
Em 2021, o projeto versou sobre a Consciência Negra e a cultura que envolve essa temática. A partir das habilidades da priorização curricular relacionadas à alfabetização e ao letramento, a professora Claudia planejou uma sequência didática com o livro O cabelo de Lelê.
Num primeiro momento, Claudia apresentou a capa do livro e desafiou os alunos a anteciparem o assunto da história, observando as informações contidas na capa. Aproveitou o momento para pontuar informações e conceitos que as crianças já tinham acerca do tema.
Após a fala dos alunos, contou a história e perguntou e registrou as impressões das crianças sobre o assunto tratado no livro. Em seguida, sugeriu que as crianças escrevessem o nome da personagem e seis características dela, para que identificassem a quantidade de letras e sílabas, a letra inicial e a final de cada uma dessas palavras.
Além disso, algumas imagens do livro foram selecionadas para que as crianças, a partir delas, construíssem frases e desenhassem as características físicas da personagem. No final, as crianças, com ajuda de um adulto, pesquisaram palavras de origem africana e que fazem parte do vocabulário utilizado no Brasil. Foi um sucesso!
A partir dos resultados do projeto O Mundo Encantado da Leitura, pode-se dizer que, para inserir uma criança no mundo letrado, primeiro é preciso haver o encantamento; depois, ela mesma vai querer descobrir o segredo que transforma letras e sílabas em histórias (ALVES, 2008).
Desenvolver este projeto com nossos alunos após o retorno presencial foi muito prazeroso, pois conseguimos perceber que a magia da história traz alegria, leveza e muito aprendizado.
Ver toda a comunidade escolar envolvida neste processo nos faz acreditar que cada momento se torna único e singular para desenvolver conhecimentos que os alunos levarão para suas vidas.
Este projeto tem influenciado os resultados positivos obtidos por nossa escola na alfabetização de nossos alunos, pois desenvolve o gosto pela leitura, a oralidade e a escrita, ou seja, trabalha de forma prazerosa e lúdica os quatro eixos da alfabetização: leitura de textos, produção de textos, oralidade e conhecimentos linguísticos.