ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias

Bem-vindos(as) às Cartografias de Boas Práticas da Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro!

Nesta plataforma, vocês encontram ações de referência que envolvem todos os segmentos e os diferentes contextos de atuação da Rede, compondo, cada um deles, uma cartografia própria. A expectativa é promover o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos profissionais, contribuindo para a ampliação e a divulgação de práticas bem apropriadas pela comunidade escolar, além de fomentar uma rede de acompanhamento, intercâmbio e colaboração entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.

Os desafios e oportunidades que encontramos em nossas escolas apresentam pontos em comum com os diversos contextos da Rede? Os projetos realizados por outros professores em sala de aula podem inspirar novas ações, ajustando-se à minha realidade?

É importante destacar que boas práticas estão presentes no cotidiano de todas as unidades que integram a Rede, desde as mais simples e rotineiras até aquelas mais sofisticadas. Quem não tem ou almeja ter uma boa história de seu trabalho para compartilhar? Esta iniciativa propõe a inclusão de todas as unidades e de seus profissionais, que desejarem participar, oferecendo um movimento de reflexão sobre o trabalho que realizam, voltado ao fortalecimento da dimensão colaborativa e da identidade da Rede Pública Municipal.

Como sabemos, os processos educativos são fruto de um movimento contínuo de construção. Do mesmo modo, esta iniciativa terá esse mesmo caráter, sendo realimentada constantemente. Periodicamente, novas práticas serão mapeadas pelas diferentes equipes e frentes de trabalho da SME, que também poderão lançar editais de chamada para a Rede. Na sequência, os processos de curadoria alimentarão cada uma das cartografias a serem disponibilizadas na plataforma, sendo possível buscar práticas inspiradoras por diversos filtros: coordenadorias regionais de educação, unidades escolares e tipos de ação realizada, entre outros.

Juntos, vamos trilhando novos caminhos para pensar e fazer a educação carioca!