ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos
Peja em diálogo com Paulo Freire
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Alagoas - 3ª CRE
Avenida Dom Helder Camara 6742 - Pilares
AUTOR(ES)
Flavia Maia Cerqueira Rodrigues
Sou Flavia Rodrigues, tenho 42 anos e trabalho na Educação há 25. Sou professora de Língua Portuguesa no Peja da E.M. Alagoas (3ª CRE), em Pilares, e alfabetizadora no Ceja da Maré (4ª CRE). Sou mestranda em Educação Profissional em Saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e pesquisadora da EJA. Atuo como militante no Fórum EJA-RJ e no Grupo de Pesquisa EJA-Trab da Universidade Federal Fluminense (UFF).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora dos Anos Iniciais e de Língua Portuguesa (PII e PI)
ANOS DE ESCOLARIDADE
EJA II Bloco 1 e EJA II Bloco 2
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até Outubro/2021
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Objetivos das Orientações Curriculares da EJA
Sensibilização/Contextualização para o tema
O Centenário de Paulo Freire no ano de 2021 e a relevância do educador e intelectual para a Educação de Jovens e Adultos motivaram um diálogo acerca dessa temática com as turmas do Peja II - Bloco I. Constatamos a necessidade de ler os escritos de Freire e, a partir deles, conversar e escrever nossas aprendizagens.
Problematização

Das rodas de conversa surgiram algumas indagações:

• Quem foi Paulo Freire?

• O que fez ele pela Educação brasileira?

• O que Paulo Freire tem a ver com a EJA?

Texto base

A partir do artigo A atualidade do pensamento de Paulo Freire para refletirmos sobre políticas públicas e práticas na Educação de Jovens e Adultos, publicado em 2018 pelas pesquisadoras Ana Paula Abreu Moura e Jaqueline Pereira Ventura, percebemos a importância de abordar o pensamento freiriano e suas escritas nas turmas do Peja, pois, além de ser nítida a trajetória histórica do educador, a EJA vem sendo tratada pelo Estado como educação de segunda classe, que nunca assegurou o acesso e a permanência na escola nem ofereceu condições de acesso ao conhecimento científico e tecnológico.

Para pensarmos esse desafio historicamente construído, Freire nos aporta sobre o rompimento do caráter compensatório e assistencialista na educação de jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras na perspectiva contra-hegemônica. O maior desafio, segundo as autoras, é permanecer na luta pelo direito à EJA. Assim, se faz necessário identificarmos a existência opressora, refletir sobre ela e pensar ações práticas.

Desenvolvimento

Durante as rodas de conversa, comentamos a biografia de Paulo Freire e pesquisamos seus livros publicados e suas contribuições para a Educação, principalmente para a Educação de Jovens e Adultos. Tentando romper com a educação bancária, os estudantes escolheram algumas frases de Freire, dentre as que foram encontradas durante a pesquisa. Trocamos ideias sobre essas frases, apontando as críticas, as palavras desconhecidas, o contexto das frases e o sentido para o coletivo.

Segundo as autoras Ventura e Moura (2018), romper com a concepção de educação bancária nos permite pensar a prática educativa dinâmica com movimento, dinamicidade, diferenças, conflitos e criatividade. Pensando nesse rompimento, propus que a turma escrevesse suas análises diante das frases e biografia de Freire. Fizemos uma leitura coletiva dessas análises, vivenciando o potencial dessas pessoas trabalhadoras que estudam, para que elas pudessem intervir na realidade através da escrita, leitura e oralidade. E isso possibilitou modificações, confirmações e ampliações do entendimento das frases a partir da leitura de mundo que essas pessoas fizeram.

De acordo com as Orientações Curriculares EJA (2021), é importante que a Educação de Jovens e Adultos reconheça e compreenda as diversidades linguísticas e os conhecimentos semânticos, gramaticais e discursivos, construindo sentidos para a formação da consciência cidadã. Nós construímos um pensamento no contexto social nos reconhecendo como seres humanos importantes e conscientes. As relações linguísticas refletem as relações sociais, históricas, políticas e culturais.

Assim, fizemos a análise textual e gramatical das frases e em seguida montamos um mural com os textos produzidos. Ainda, seguindo as autoras, percebemos a necessidade de problematizar o mundo a partir do pensamento freiriano que nos orienta: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

Produto Final
Após a análise textual e gramatical das frases, montamos um mural com os textos produzidos coletivamente. Além disso, abordei uma frase de Freire e um organograma do Peja.
Falar sobre educação com a Educação de Jovens e Adultos é algo sempre desafiador. Notou-se que a turma se interessou pela temática, demonstrando que desconhecia Paulo Freire. A motivação durante a pesquisa, a escolha das frases e a própria escrita foram instigantes durante o processo. A prática dialógica e crítica permitiram que estudantes tomassem consciência da educação como direito e se percebessem sujeitos da própria história.
Registros
IMAGENS
ESCRITA SOBRE FRASE DE PAULO FREIRE
ESCRITA E BORDADO SOBRE PAULO FREIRE
ESTUDANTE COM O TRABALHO COLETIVO PRONTO
MURAL COM AS ESCRITAS COLETIVAS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.