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Boas Práticas
Midiaeducação
Jornal EMOT
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Oswaldo Teixeira - 5ª CRE
Rua Milão 95 - Quintino Bocaiúva
AUTOR(ES)
Mariane Sousa Pinto e Andréa Liguori
Mariane Sousa Pinto - Formada em Pedagogia, é Mestre em Educação na linha de História da Educação; professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Oswaldo Teixeira, instituição da qual já foi aluna.

Andréa Liguori - Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia; professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro desde 2012, é apaixonada pela profissão, acredita no potencial das crianças e em uma educação pública de qualidade.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Coordenadora Pedagógica/PEF Anos Iniciais
OBJETIVOS
O objetivo geral do Jornal EMOT é dar visibilidade às práticas e ações da Unidade Escolar e da Rede Municipal de Educação, bem como a discussões
pertinentes no âmbito social e cultural, através do investimento na participação e protagonismo dos alunos.

Os objetivos específicos do Jornal são:
1. Divulgar e noticiar os eventos e projetos da escola;
2. Acompanhar e noticiar as atividades dos projetos esportivos da U.E;
3. Noticiar as atividades do Clube de Leitura, de forma a promover práticas de leitura diversas no âmbito da comunidade escolar;
4. Acompanhar o cotidiano escolar, divulgando boas práticas e noticiando desejos/reivindicações de alunos e professores;
5. Acompanhar o processo permanente de busca ativa, incentivando a frequência dos alunos.
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio, fim).
8º ano - Língua Portuguesa - Argumentar com coerência na defesa de opinião sobre assuntos significativos.
8º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião
8º ano - Língua Portuguesa - Participar de debates e exposições orais, formulando perguntas coerentes com relação ao assunto abordado
8º ano - Língua Portuguesa - Participar de situações de interação oral com desenvoltura e autonomia.
8º ano - Língua Portuguesa - Utilizar a linguagem adequada à situação de interação, reconhecendo os contextos de uso dos diferentes registros e respeitando a variante de seus interlocutores.
9º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim; presente, passado, futuro).
9º ano - Língua Portuguesa - Realizar processo de revisão de textos, verificando a adequação ao leitor e aos objetivos da comunicação.
Educação Infantil - Sala de Leitura - Expressar-se durante a contação de histórias, brincadeiras e na participação de atividades culturais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
PROJETO PARTICIPANTE:
O Jornal EMOT faz parte de um movimento de renovação
das práticas pedagógicas da Escola Municipal Oswaldo Teixeira. Embora já houvesse a rotina de registrar as atividades da escola no Instagram, não havia um movimento jornalístico consolidado na Unidade Escolar.
No início do mês de agosto, o Jornal EMOT ganhou forma a partir do sonho da aluna Marina Bernardo que, matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental da escola, desejava apresentar um programa de TV. Depois do vídeo de divulgação do projeto, alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental passaram a integrar a iniciativa.
Os alunos participantes se dividem, sob orientação e supervisão das professoras Mariane Sousa e Andréa Liguori, em grupos de produção, roteiro, apresentação e reportagem. Os alunos constroem, coletivamente, a pauta da reportagem, pensam nos convidados a serem entrevistados, nas perguntas e na organização para a filmagem. O trabalho de filmagem e edição ainda é feito pelas professoras. No entanto, os alunos também participam destes processos para que, posteriormente, se tornem responsáveis por estas etapas.
Nesse sentido, podemos afirmar que o Jornal é um espaço de construção de conhecimento, visto que os alunos constroem as notícias, pensam na linguagem, no gestual e nas características de um jornal audiovisual. O fato de trabalhar com a linguagem audiovisual também contribui para o uso crítico, criativo e ético das tecnologias da informação.
Individualmente, o Jornal tem sido interessante no sentido do autoconhecimento e percepção dos próprios alunos sobre suas potencialidades e talentos. Coletivamente, os participantes, quando reunidos, aprendem a dialogar, a dar suas opiniões, a lidar com a opinião dos outros e a valorizar as ideias do grupo. Conseguimos, portanto, observar que o Jornal tem contribuído para a construção da identidade das crianças e dos adolescentes, assim como para o alargamento do vínculo com a escola e colegas que compõem a equipe. Tratando-se da identidade da Unidade Escolar, o Jornal EMOT se tornou um símbolo das práticas protagonizadas pelos alunos e alunas.
Registros
IMAGENS
Parte da equipe do Jornal EMOT em cobertura sobre a Prova Rio
Apresentadora Marina Bernardo e repórter Yasmim Herculano no lançamento do Projeto ANDAR
Parte da equipe do Jornal EMOT na cobertura da ação da 5ª CRE de Busca Ativa Escolar
Apresentadora Marina Bernardo na cobertura externa dos Olimpíadas Especiais
Apresentadora Marina Bernardo em cobertura externa no Parque Madureira
VÍDEOS
PDFs
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E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.