Mariane é formada em Pedagogia e mestre em Educação na linha de História da Educação. Trabalha como professora dos Anos Iniciais na rede municipal do Rio e é coordenadora pedagógica na E.M. Oswaldo Teixeira (5ª CRE), em Quintino, unidade da qual já foi aluna.
Andréa é formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Atua como professora dos Anos Iniciais na rede municipal do Rio desde 2012. É apaixonada pela profissão, acredita no potencial das crianças e defende uma educação pública de qualidade.
O objetivo maior do Jornal Emot é dar visibilidade tanto a práticas e ações da escola e da rede municipal do Rio como a discussões pertinentes travadas no âmbito social e cultural através do investimento na participação e protagonismo dos alunos.
Os objetivos específicos do Jornal são:
O Jornal Emot faz parte de um movimento de renovação nas práticas pedagógicas na E.M. Oswaldo Teixeira. Embora já fosse rotina ali o registro das atividades da escola no Instagram, não existia ainda um movimento jornalístico consolidado internamente.
No início de agosto, o Projeto Jornal Emot ganhou forma a partir do sonho de Marina Bernardo, uma aluna do 1º ano que desejava apresentar um programa de TV. Depois de um vídeo de divulgação do projeto, alunos das turmas de Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais passaram a integrar a iniciativa.
Sob a orientação e supervisão das professoras Mariane e Andréa, esses alunos se dividiram em grupos de produção, roteiro, apresentação e reportagem. Construíram coletivamente as pautas das matérias, elaboraram as perguntas das entrevistas, sugeriram nomes para os convidados e pensaram na organização da filmagem. É bem verdade que o trabalho de filmagem e edição ainda é feito pelas duas professoras. Mas os alunos já participam desses processos para que possam, mais tarde, se incumbir dessas etapas.
O Jornal é um espaço de construção de conhecimento, onde os alunos constroem as notícias, pensam a linguagem, o gestual e as características de um jornal audiovisual. O fato de trabalhar com linguagem audiovisual também contribui para o uso crítico, criativo e ético das tecnologias da informação.
Individualmente, a prática da produção do Jornal tem sido interessante do ponto de vista do autoconhecimento e percepção dos alunos sobre suas potencialidades e talentos. Coletivamente, eles aprendem a dialogar, a dar suas opiniões, a lidar com a opinião dos outros e a valorizar as ideias do grupo.
Observamos também que o Jornal tem contribuído para a construção da identidade das crianças e dos adolescentes, assim como para o alargamento do vínculo com a escola e com os colegas que compõem a equipe. Tratando-se da identidade da Unidade Escolar, o Jornal Emot tornou-se símbolo das práticas protagonizadas por seus alunos e alunas.