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Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos
Aluno protagonista do saber: dividindo experiências, multiplicando conhecimento.
Informações
Sequência Didática
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Dr. Ernesto (che) Guevara - 9ª CRE
Praça Maina S/nº - Campo Grande
AUTOR(ES)
Ana Carolina Fourny
Professora de ciências da Rede Municipal de Ensino desde 2011. Desde 2014 lecionando no Programa de Educação de Jovens e Adultos.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI ciências
ANOS DE ESCOLARIDADE
EJA II Bloco 2
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2022 até Dezembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

@peja ciep dr ernesto che guevara
Objetivos das Orientações Curriculares da EJA
Sensibilização/Contextualização para o tema
Sabendo que o ensino é uma via de mão dupla e todos têm a ensinar e a aprender, cabe a escola estimular o aluno a ter uma postura mais ativa no próprio processo de aprendizado. O discente com protagonismo em sala de aula começam a enxergar a escola com outros olhos, como uma instituição que faz parte da sua jornada. A proposta permite que os alunos se engajem nas discussões, participem de debates e levem suas opiniões para sala de aula, deste modo o aluno desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprendem os conteúdos das diferentes disciplinas. Os alunos foram inseridos nesse contexto de diversas maneiras, com o auxílio dos docentes das diferentes disciplinas básicas, objetivando o pensamento crítico, autonomia, curiosidade científica, liberdade de expressão e outros valores que formam cidadãos conscientes e participantes ativos da sociedade.
Problematização

Os alunos foram levados a observar a realidade por si mesmos de modo a identificar situações específicas. Nesse momento, todas as perguntas possíveis podem e devem ser feitas, tornando possível o registro dos interesses e curiosidades que estão presentes nessa parcela da realidade. Após debates e rodas de conversas algumas questões foram comuns entre as turmas trabalhadas, entre elas, autoestima e autocuidado, dificuldades relacionais, dificuldades financeiras etc. Conhecendo a realidade dos alunos foi possível ao discente encaminhá-los a solução, possibilitando assim o pensamento crítico e raciocínio do aluno. Nesse contexto, diferentes estratégias foram utilizadas a fim de conduzir o aluno nesse processo de autoconhecimento e aprendizado no conteúdo programado para diferentes disciplinas.

Texto base

A educação não serve, de modo restrito, para dividir o saber intelectual, como ensino de matérias como história, português ou matemática. Afinal, a evolução dos alunos também deve ser pautada pela formação cidadã. Então é nesse sentido que os quatro pilares da educação entram em cena, uma vez que esses conceitos são responsáveis por conduzir a boa didática e o convívio social dentro e fora da sala de aula.

Os quatro pilares da educação têm um papel vital de influir na evolução pessoal e escolar do aluno. Com esses pontos, o aluno pode ter mais autonomia e senso crítico. E não só para lidar com casos escolares, mas também para interagir e ajudar para uma sociedade mais justa e igual. Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Com esses pontos, os alunos aprendem, na prática, o respeito, ética, moral, bem como o poder de pensar e ajudar o próximo.

A educação não serve, de modo restrito, para dividir o saber intelectual, como ensino de matérias como história, português ou matemática. Afinal, a evolução dos alunos também deve ser pautada pela formação cidadã. Então é nesse sentido que os quatro pilares da educação entram em cena, uma vez que esses conceitos são responsáveis por conduzir a boa didática e o convívio social dentro e fora da sala de aula. Os quatro pilares da educação têm um papel vital de influir na evolução pessoal e escolar do aluno. Com esses pontos, o aluno pode ter mais autonomia e senso crítico. E não só para lidar com casos escolares, mas também para interagir e ajudar para uma sociedade mais justa e igual. Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Com esses pontos, os alunos aprendem, na prática, o respeito, ética, moral, bem como o poder de pensar e ajudar o próximo. Conhecer os 4 pilares da educação proposto por Jacques Delors, foi essencial para a elaboração de todas as ações desenvolvidas. Tais como a criação de tarefas em que o aluno compartilhasse algum conhecimento o tornado protagonista, promover debates críticos e conversas francas, fortalecendo a empatia, encarar a diversidade, tolerar e respeitar o próximo etc.

Desenvolvimento
A primeira problemática exposta pelos alunos sobre autoestima e auto cuidado, foi explorada através da ação sobre cuidado de si e o bem estar, nesta ação o aluno foi estimulado a desenvolver a autoestima e auto cuidado físico e mental. Durante a abordagem deste tema diferentes estratégias foram utilizadas, envolvendo as diferentes disciplina. Em um primeiro momento os alunos foram sensibilizados através das músicas “Comida “ dos titãs e “ Eu me amo” do Ultraje a rigor e levados a refletir sobre amor próprio e a importância da valorização da cultura e do entretenimento para o bem estar físico e mental. Os alunos fizeram o cálculo do IMC percebendo um percentual elevado de alunos obesos, posteriormente os alunos participaram de um ‘aulao’ funcional de incentivo a pratica de atividades físicas, os alunos desenvolveram uma horta na escola com temperos posteriormente utilizados na própria alimentação, e foram incentivados a buscar atividades culturais e registrarem os momentos através de fotos. Posteriormente as fotos enviadas pelos alunos foram expostas no mural da UE, por fim os alunos foram direcionados a perceber a importância do cuidado com o ambiente em que estão inseridos, conservando a limpeza e bom estado da EU. Para isso, foram eleitos alunos representantes que ajudavam e incentivavam aos colegas a terem atitudes de conservação do patrimônio escolar. Visando abordar as dificuldade relacionais e financeiras, foi proposta as ação geracional. Nesta ação os alunos realizaram um correio da gentileza, onde escreviam elogios aos colegas, foram promovidas oficinas de ‘saberes’ em que os alunos expunham seus variados ofícios e ensinavam outros colegas como realiza-los, os alunos tiveram aulas de ferramentas digitais básicas aprendendo o básico da digitação, durante essa ação os alunos confeccionaram seu próprio curriiculo . e por fim, o s alunos planejaram e fizeram uma festa a fantasia das gerações, onde alunos e professores escolheram uma década para representar através do figurino. Ações interdisciplinares auxiliaram na construção do saber de forma individual e coletiva. Os alunos desenvolveram sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade e iniciativa. Além disso, foram capazes de desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum. Deste modo, tornou-se prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
Produto Final
Ao terminar cada ação proposta durante o projeto foi possível observar alunos mais confiantes, proativos e colaborativos durante o processo de aprendizagem, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem fosse mais prazeroso. Este processo favoreceu a troca de experiências e de conhecimento - da vida e adquirido na escola- entre discentes e docentes. Corroborando com a ideia do protagonismo estudantil, onde os alunos têm posição de destaque e são capazes de ensinar, bem como aprender.
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