No ano de 2022, buscamos argumentos para produções com temas sobre a valorização a cidade do Rio de Janeiro e também com críticas com relação a situação em que a cidade se encontra. Atualmente, com a facilidade das Câmeras digitais, celulares, entre outros recursos tecnológicos os alunos tiveram a oportunidade de produzir e exibir na Internet, através de Sites como o Youtube e o TikTok, pequenas produções, que podem ser assistidos por um número cada vez maior de espectadores.
Entretanto, embora as facilidades com os recursos tecnológicos tenham aumentado, alguns problemas surgiram, como um número grande de imagens sem resolução, com enquadramento não adequado, movimentos bruscos, e principalmente pequenos vídeos que não demonstram nenhuma preocupação com a pessoa filmada, gerando uma discussão sobre a ética. Um desafio foi realizar uma produção audiovisual com poucos recursos financeiros, mas que possibilite a comunicação com o publico através de uma linguagem audiovisual, cuja construção teve início desde o seu surgimento no final do século XIX e foi se consolidando através de experiências fílmicas da atualidade.
Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de organizar o cineclube Grécia, que desde 2008 realiza sessões de cinema, com a participação dos alunos da Escola e do Núcleo de Arte Grécia. Depois de verem os filmes os alunos participam do debate que geralmente conta com a presença de alguém da equipe do filme ou um convidado especial para o debate.
Portanto, o projeto visou a partir do audiovisual buscar a inclusão social das turmas diversas.
Foram criadas condições para que o aluno compreenda o desenvolvimento da linguagem audiovisual por meio de análises que evidenciem a evolução do cinema e do vídeo. Além disso, o aluno deverá utilizar os equipamentos (câmera de vídeo, máquina fotográfica, celular, tripé, etc.) para praticar e elaborar seu próprio produto audiovisual (curta de ficção, curta- documentário, roteiros, entrevistas, etc.). Através dos temas propostos, os alunos serão incentivados a se expressarem através da linguagem audiovisual para buscar uma melhor forma de se relacionar na sociedade.
Com tudo isso, percebemos a maior interação entre os alunos, principalmente no que diz respeito a inclusão da turma com alunos com necessidades especiais.