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Boas Práticas
Midiaeducação
Polo Audiovisual para a inclusão Social
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
Na Grécia - 4ª CRE
Av. Brás de Pina, 1614 - Vila da Penha
AUTOR(ES)
Luiz Claudio Motta Lima
Professor de Geografia, com mestrado na UERJ (2006) e Cineclubista. Atua nas áreas de audiovisual e Educação desde 2001. É um dos fundadores e organizadores do Cineclube Subúrbio em transe. Também é professor de Educação Audiovisual no Núcleo de Arte Grécia desde 2003. Também é um dos responsáveis pelo cineclube Grécia dentro do projeto Cineclube nas Escolas, desde 2008.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Geografia I
OBJETIVOS
Consolidar a prática educativa com o audiovisual que já vem construída na Unidade Escolar desde 2003. A partir da prática podemos perceber a integração entre os alunos e a inclusão de pessoas com deficiências.
HABILIDADES
6º ano - Geografia - Identificar no estado do Rio de Janeiro marcas de contribuições culturais e econômicas de grupos de diferentes origens, destacando os povos indígenas e quilombolas.
7º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
8º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2003 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

No ano de 2022, buscamos argumentos para produções com temas sobre a valorização a cidade do Rio de Janeiro e também com críticas com relação a situação em que a cidade se encontra. Atualmente, com a facilidade das Câmeras digitais, celulares, entre outros recursos tecnológicos os alunos tiveram a oportunidade de produzir e exibir na Internet, através de Sites como o Youtube e o TikTok, pequenas produções, que podem ser assistidos por um número cada vez maior de espectadores.

Entretanto, embora as facilidades com os recursos tecnológicos tenham aumentado, alguns problemas surgiram, como um número grande de imagens sem resolução, com enquadramento não adequado, movimentos bruscos, e principalmente pequenos vídeos que não demonstram nenhuma preocupação com a pessoa filmada, gerando uma discussão sobre a ética. Um desafio foi realizar uma produção audiovisual com poucos recursos financeiros, mas que possibilite a comunicação com o publico através de uma linguagem audiovisual, cuja construção teve início desde o seu surgimento no final do século XIX e foi se consolidando através de experiências fílmicas da atualidade.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de organizar o cineclube Grécia, que desde 2008 realiza sessões de cinema, com a participação dos alunos da Escola e do Núcleo de Arte Grécia. Depois de verem os filmes os alunos participam do debate que geralmente conta com a presença de alguém da equipe do filme ou um convidado especial para o debate.

Portanto, o projeto visou a partir do audiovisual buscar a inclusão social das turmas diversas.

Foram criadas condições para que o aluno compreenda o desenvolvimento da linguagem audiovisual por meio de análises que evidenciem a evolução do cinema e do vídeo. Além disso, o aluno deverá utilizar os equipamentos (câmera de vídeo, máquina fotográfica, celular, tripé, etc.) para praticar e elaborar seu próprio produto audiovisual (curta de ficção, curta- documentário, roteiros, entrevistas, etc.). Através dos temas propostos, os alunos serão incentivados a se expressarem através da linguagem audiovisual para buscar uma melhor forma de se relacionar na sociedade.

Com tudo isso, percebemos a maior interação entre os alunos, principalmente no que diz respeito a inclusão da turma com alunos com necessidades especiais.

Registros
IMAGENS
A Turma de Inclusão na prática de criação de roteiro e stryboard
Aluna com Autismo da turma de inclusão fazendo desenho do storyboard.
Filmagem do curta-metragem sobre exclusão social.
VÍDEOS
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