Em 2022 buscamos argumentos tanto para produções com temas sobre a valorização do Rio de Janeiro como com críticas sobre a situação atual da cidade. Com as facilidades proporcionadas pelas câmeras digitais e celulares, entre outros recursos, os alunos tiveram a oportunidade de produzir e exibir pequenas produções que podem ser assistidas por um número cada vez maior de espectadores em sites como YouTube e TikTok.
Mas, embora as facilidades tivessem aumentado, foram detectados problemas como um número grande de imagens sem resolução, sem enquadramento adequado, com movimentos bruscos e, principalmente, sem demonstrar qualquer preocupação com a pessoa filmada, o que gerou discussões éticas sobre o fazer das produções. Para nós, foi um desafio e tanto realizar, com poucos recursos financeiros, uma produção audiovisual que possibilitasse a comunicação com o público através de uma linguagem audiovisual adequada, cuja construção surgiu no final do século XIX e foi se consolidando através de experiências fílmicas dos dias de hoje. Sem contar que nossos alunos tiveram a oportunidade de organizar o Cineclube Grécia que, desde 2008, programa sessões de cinema com a participação dos colegas da escola e do Núcleo de Arte Grécia. Nessas sessões, após as exibições, os alunos participam de um debate que geralmente conta com a presença de alguém da equipe do filme ou de um convidado especial. Ou seja, nosso projeto visa, a partir do audiovisual, buscar a inclusão social das turmas.
Criamos condições para que os alunos compreendam o desenvolvimento da linguagem audiovisual por meio de análises que evidenciem a evolução do cinema e do vídeo. Além disso, os alunos devem utilizar os equipamentos (câmera de vídeo, máquina fotográfica, celular, tripé etc.) para praticar e elaborar o próprio produto audiovisual (curta de ficção, curta-documentário, roteiros, entrevistas etc.). Através dos temas propostos, eles são incentivados a se expressar através da linguagem audiovisual para buscar uma forma melhor de se relacionar na sociedade.
Com tudo isso, percebemos também uma interação maior entre os alunos, principalmente no que diz respeito à inclusão das turmas com alunos com necessidades especiais.