ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação | Práticas Extracurriculares
A reportagem como caminho para protagonismo dos alunos
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade - 9ª CRE
Rua Flávio Fraga S/nº - Campo Grande
AUTOR(ES)
Thatyana Guimarães de Sant'Anna e Silva Farias; Rafaela Corrêa Ribeiro; Alessandra Maria Nogueira Saavedra Belieniz; Lucio Teixeira; Thaís Sousa da Fraga; Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista.
Thatyana Guimarães Farias - Pedagoga, Psicopedagoga, Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Rafaela Corrêa Ribeiro - Pedagoga, Mestranda em Ensino de Ciências pelo IFRJ- Nilópolis. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Alessandra Maria N. Saavedra Belieniz - Licenciada em Ciências Agrícolas pela UFRRJ e em Ciências Biológicas pela UFRJ, Especialista em Educação Ambiental, Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Lucio Teixeira - Licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRRJ, Especialista em Didática do Ensino Superior, UFRRJ e desde 1999 desenvolve hidroponia nas escolas da rede municipal;

Thaís Sousa da Fraga - Licenciada em Educação Artística, formada em Design atua como Professora do PEJA e. dos anos iniciais do Ensino Fundamental;

Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista - Biólogo, Pedagogo, Diretor e professor de Ciências no PEJA 2 da 09.18.510, Condecorado com a medalha Pedro Ernesto pela Câmara dos Vereadores.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professora de Ensino Fundamental dos anos iniciais; Professor de Técnicas Agrícolas; Professora
OBJETIVOS

Desenvolver o protagonismo e a formação para a cidadania dos alunos utilizando a reportagem como dispositivo para midiaeducação.

Favorecer a sensibilização dos alunos para a importância da Alimentação Segura por meio da Horta Escolar e Agenda 2030.

HABILIDADES
5º ano - Artes Visuais - Artes Cênicas: Identificar possibilidades cênicas em texto não teatral, em imagens visuais e em composições sonoras. Aplicar tecnologias e/ou recursos digitais nas experimentações cênicas e nos processos de criação artística. Música: Distinguir os elementos constitutivos da música (duração, altura, timbre, intensidade, etc.), presentes em brinquedos cantados e de roda, jogos e brincadeiras musicais, canções e práticas musicais diversas. Distinguir fontes sonoras diversas, como instrumentos musicais, possibilidades do próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal, etc.), elementos da natureza e objetos do cotidiano, reconhecendo os elementos constitutivos da música.
5º ano - Ciências - Discutir e avaliar medidas preventivas para combater o desperdício da água e que promovam seu uso sustentável.
5º ano - Ciências - Identificar os componentes bióticos e abióticos presentes nos ecossistemas.
5º ano - Ciências - Identificar os nutrientes encontrados nos diversos alimentos ingeridos em nossa alimentação
5º ano - Geografia - Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa no cotidiano das populações.
5º ano - História - Compreender o conceito de cidadania e dos direitos humanos como conquistas históricas construídas socialmente, buscando aproximar esses temas com exemplos da realidade cotidiana do estado do rio de janeiro.
5º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos, individual e coletivamente, com uma sequência lógico-temporal (início, meio e fim: presente, passado e futuro).
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer as diferentes partes de uma notícia título (ou manchete), subtítulo, lide, corpo da notícia.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Julho/2022 até Outubro/2022

"Em sociedades audiovisuais como a nossa, o domínio dessa linguagem é requisito fundamental para se transitar bem pelos mais diferentes campos sociais". (Duarte, 2002, p.14).

Os alunos do 5º ano realizaram através de práticas na Horta Escolar (Orgânica e Hidroponia) atividades de midiaeducação como uma reportagem com professores, merendeiras e responsáveis sobre a Agenda 2030, focando no Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável e sobre a Alimentação Segura, temas importantes e que abrangem o currículo e nossa vida.

Os alunos foram protagonistas ao construir o texto, a logotipo da Horta, ao registrar as fotos e vídeos, ao serem os entrevistadores e ao construir assim seu próprio aprendizado.

Esse trabalho foi realizado de maneira Interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, e foi apresentado na II Conferência Municipal Infantojuvenil do Meio Ambiente, nas etapas locais e regionais, pelas quais os alunos tiveram oportunidade de apresentar suas produções fora do seu ambiente escolar.

*Espírito de equipe;

*Protagonismo;

*Cidadania;

*Desenvolveram habilidade de oralidade, leitura, escrita, correção de textos;

*A alimentação dos alunos ficou mais equilibrada, segundo relato dos responsáveis;

*Iniciativa dos alunos;

*Eles desenvolveram técnicas para controlar seu nervosismo;

*Os alunos ficaram mais motivados.

Registros
IMAGENS
Cuidados na Horta Escolar
Reportagem
Registros da colheira da Horta , logotipo e participação no AmbientaRio
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.