Desenvolver o protagonismo e a formação para a cidadania dos alunos utilizando a reportagem como dispositivo para midiaeducação.
Favorecer a sensibilização dos alunos para a importância da Alimentação Segura por meio da Horta Escolar e Agenda 2030.
"Em sociedades audiovisuais como a nossa, o domínio dessa linguagem é requisito fundamental para se transitar bem pelos mais diferentes campos sociais". (Duarte, 2002, p.14).
Os alunos do 5º ano realizaram através de práticas na Horta Escolar (Orgânica e Hidroponia) atividades de midiaeducação como uma reportagem com professores, merendeiras e responsáveis sobre a Agenda 2030, focando no Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável e sobre a Alimentação Segura, temas importantes e que abrangem o currículo e nossa vida.
Os alunos foram protagonistas ao construir o texto, a logotipo da Horta, ao registrar as fotos e vídeos, ao serem os entrevistadores e ao construir assim seu próprio aprendizado.
Esse trabalho foi realizado de maneira Interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, e foi apresentado na II Conferência Municipal Infantojuvenil do Meio Ambiente, nas etapas locais e regionais, pelas quais os alunos tiveram oportunidade de apresentar suas produções fora do seu ambiente escolar.
*Espírito de equipe;
*Protagonismo;
*Cidadania;
*Desenvolveram habilidade de oralidade, leitura, escrita, correção de textos;
*A alimentação dos alunos ficou mais equilibrada, segundo relato dos responsáveis;
*Iniciativa dos alunos;
*Eles desenvolveram técnicas para controlar seu nervosismo;
*Os alunos ficaram mais motivados.