ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais | Alfabetização e Letramento
Preguicinha
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rivadávia Manoel Pinto - 10ª CRE
Avenida Litorânea S/N - Guaratiba
AUTOR(ES)
Kellen da Silva Oliveira Siqueira
Sou formada Pedagogia, leciono há 13 anos e estou na Prefeitura do Rio de Janeiro há 4 anos.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora
OBJETIVOS
Aprimorar a construção da leitura e escrita, com a finalidade de facilitar o processo de alfabetização.
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2022

A Preguicinha consiste em utilizar palavras-chaves relacionadas ao projeto político pedagógico da escola, ou de acordo com as aulas.

Começamos cantando a música tema da Preguicinha: “Preguicinha, preguicinha eu vou ler, qual a palavra que quer se esconder” a palavra-chave do dia está em um envelope, onde eu vou retirando letra por letra. Retiro a primeira, e eles tem que localizar no alfabeto, dizer o nome da letra e o som que ela faz. Logo após, retiro a próxima, e é feito o mesmo processo. Juntando as duas, apresento a sílaba e eles falam e fazem o som, até acabar toda a palavra, então eles mesmos vão lendo. Mesmo não apresentando todas as letras e concluído o processo de alfabetização, essa Preguicinha auxilia, pois os alunos não ficam engessados e conseguem ler e descobrir palavras comuns a eles, e já começam a reconhecer os diferentes sons e aprimora a escrita, através da consciência fonológica. Com o avanço do período letivo de palavras, passamos para frases.

Realizando a Preguicinha foi notório o avanço mais rápido no processo de alfabetização, na escrita correta das palavras, na concentração e atenção dos alunos.

No meio do ano letivo os alunos já eram capazes de ler e escrever palavras de famílias silábicas que ainda não haviam sido lançadas.

A fluência na leitura melhorou e fez grande diferença na autonomia da escrita.

Registros
IMAGENS
ÁUDIOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.