A Preguicinha consiste em utilizar palavras-chaves relacionadas ao projeto político pedagógico da escola, ou de acordo com as aulas.
Começamos cantando a música tema da Preguicinha: “Preguicinha, preguicinha eu vou ler, qual a palavra que quer se esconder” a palavra-chave do dia está em um envelope, onde eu vou retirando letra por letra. Retiro a primeira, e eles tem que localizar no alfabeto, dizer o nome da letra e o som que ela faz. Logo após, retiro a próxima, e é feito o mesmo processo. Juntando as duas, apresento a sílaba e eles falam e fazem o som, até acabar toda a palavra, então eles mesmos vão lendo. Mesmo não apresentando todas as letras e concluído o processo de alfabetização, essa Preguicinha auxilia, pois os alunos não ficam engessados e conseguem ler e descobrir palavras comuns a eles, e já começam a reconhecer os diferentes sons e aprimora a escrita, através da consciência fonológica. Com o avanço do período letivo de palavras, passamos para frases.
Realizando a Preguicinha foi notório o avanço mais rápido no processo de alfabetização, na escrita correta das palavras, na concentração e atenção dos alunos.
No meio do ano letivo os alunos já eram capazes de ler e escrever palavras de famílias silábicas que ainda não haviam sido lançadas.
A fluência na leitura melhorou e fez grande diferença na autonomia da escrita.