Entendendo que o ensino de línguas na escola também compreende uma leitura de mundo e a possibilidade de atuar nele com uma visão mais reflexiva de quem somos e do nosso papel na sociedade em que vivemos, propusemos a criação de um jornal mural permanente na E.M. Georg Pfisterer, o Jornal Mural da GP.
O objetivo foi promover práticas leitoras e escritas que atendessem às necessidades dos alunos e que promovessem cada vez mais o diálogo, autonomia, criatividade e atitude crítica diante da realidade. A proposta foi que tivéssemos um canal que trouxesse algumas discussões e reflexões elaboradas independentemente pelos alunos ou desenvolvidas em sala de aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A primeira edição em 2018 do Jornal Mural da GP nasceu da parceria entre as professoras Julia Moraes, Fernanda Di Marco e o professor Rael Fiszon. A ideia era promover práticas leitoras e escritas que estimulassem mais o diálogo, autonomia, criatividade e atitude crítica dos estudantes diante da realidade.
Outras(os) colaboradoras(es) juntaram-se ao grupo levando a produção dos alunos para o mural: Levi, Ana Beatriz, Claudia Andrea, Andrea Cavalcanti e Andrea Alegria. Em seus dois anos de existência, foram várias as ações desenvolvidas no Jornal, com destaque para a redação e publicação de matérias sobre a Copa do Mundo de 2018 e sobre o legado deixado pela socióloga, ativista e política brasileira Marielle Franco. A equipe também produziu e publicou entrevistas com personalidades da comunidade escolar, compartilhou notícias de diferentes jornais impressos e abriu espaço para a publicação de poesias, crônicas, charges e reflexões dos alunos, desenvolvidas fora ou dentro de sala de aula.
Após dois anos sem atividade, o Jornal ressurgiu com um protagonismo maior, graças à iniciativa das(os) alunas(os) do 8º ano que, juntamente com a professora Julia Moraes, reuniram-se ao longo do ano para escolher temas interessantes para ser desenvolvidos na publicação.
Em 2023, pretendemos envolver maior número de alunos(as) que possam, com um planejamento mais abrangente, gerir o Jornal de maneira cada vez mais autônoma.
PAUTAS
Nossas pautas abordam assuntos contemporâneos trabalhados com intuito não só de informação e comunicação, como também pedagógico. O ideal é que o Jornal dialogue não somente com saberes propostos pelo grupo de estudantes redatores, mas também com alguma produção desenvolvida em sala de aula que o(a) professor(a) colaborador(a) queira compartilhar.
METODOLOGIA
Desde o início, este projeto foi concebido de maneira independente, não vinculado aos tempos da escola, de modo que cada um contribuísse da maneira que pudesse e quisesse. Apesar de não haver funções definidas, geralmente, os poucos encontros que acontecem se dão entre a editora do Jornal (professora Julia Moraes) e os estudantes.
No início havia um grupo no Whatsapp com colaboradores (professores) para a sugestão de trabalhos a ser compartilhados no Jornal e outro grupo somente com alunos(as) e a editora. Atualmente somente este último existe. É neste grupo que definimos com os(as) estudantes as pautas e os assuntos. A periodicidade das publicações não passa de duas ao ano.
Há uma rotatividade dos integrantes do Jornal, visto que os anos que geralmente se envolvem no projeto são os finais (9º ano). Trata-se de uma atividade que se reestrutura a cada ano de acordo com as possibilidades disponíveis