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Boas Práticas
Anos Finais
O Rio das Pedras: passado, presente e futuro.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rio das Pedras - 7ª CRE
Estrada de Jacarepaguá 3335 Rio das Pedras - Jacarepaguá
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Renan Alves Conceição
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Doutor no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com período sanduíche na University of Miami. Atua, ainda, na gestão de projetos socioambientais provenientes de Obrigações Legais impostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Trabalha com os seguintes temas: gestão participativa, gestão costeira e conflitos socioambientais, ecologia costeira, efeitos das mudanças globais e variabilidades climáticas sobre o ecossistema costeiros e terrestre.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Ciências
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
OBJETIVOS

A gestão de resíduos sólidos na comunidade do Rio das Pedras é um problema histórico e notório, a qual merece atenção da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB. Tal condição se dá em especial pela ocupação urbana desordenada, representada pelos assentamentos irregulares que se materializaram ao longo dos anos, além de uma coleta deficiente.

Rio das Pedras se tornou morada de retirantes nordestinos que chegavam ao Rio e encontravam no crescimento da Barra da Tijuca oportunidades de emprego. Como o Poder Público deu pouca atenção para a comunidade, a irregularidade no saneamento básico se tornou uma marca histórica, agravada na década de 1960. Como resultado, houve um alto pico de crescimento populacional desordenado, levando a comunidade a se expandir.

Desse modo, o trabalho propôs uma investigação acerca da origem do problema atual, resíduos sólidos e saneamento, relacionado com o corpo d'água que cruza a comunidade, o próprio Rio das Pedras. Objetivou-se, ainda, o desenvolvimento de pertencimento e identidade da comunidade local acerca da importância do corpo hídrico para região, de modo que os alunos envolvidos elaborassem uma carta-manifesto endereçada à Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) acerca da questão.

HABILIDADES
6º ano - Ciências - Identificar as ações antrópicas (humanas) que interferem (desequilíbrio) nos ciclos dos materiais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Dezembro/2022
Para atingir o objetivo proposto, as ações foram divididas em três etapas, com alunos do 6º ano: 1) levantamento bibliográfico e estado da arte - foram utilizados livros, matérias de jornais e revistas, além de artigos indexados que tratassem da problemática, condições sanitárias, poluição de corpos hídricos, resíduos sólidos, desigualdade social e racismo ambiental, de modo que o alunado fosse capaz de compreender as causas e consequências da poluição e degradação do Rio das Pedras; 2) saídas a campo - foram realizadas três saídas a campos, afim de reconhecer os diferentes estágios de condição sanitária do Rio das Pedras, comparando os assentamentos regulares, como condomínios residenciais do Itanhagá, e os irregulares associados a condição de saúde do Rio e sanitária da comunidade; 3) Elaboração de carta-manifesto para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), bem como placas de identificação para disposição de lixo.

A partir do trabalho desenvolvido, os alunos entenderam a necessidade de uma capilarizarão e interiorização do serviço de coleta de lixo, uma vez que os caminhões de lixo da COMLURB não possuem viabilidade física para acessar ruas internas, o que leva à acumulação de resíduos em espaços impróprios e, consequentemente, a cobrança de tarifas, por parte de moradores que se habilitam a realizar a coleta e disposição em lugares destinados para tal, o que não condiz com a realidade socioeconômica local.

Como possível solução, apresentaram a necessidade de incorporar agentes de limpeza a fim de atender as áreas de difícil acesso, além da disponibilização de maior número de caixas compactadoras e caçambas de lixo. Aliado a isso, um programa de Educação Ambiental caberia para que a comunidade pudesse mudar os hábitos de disposição irregular de lixo.

Por fim, a carta-manifesto foi enviada para a COMLUBR.

Registros
IMAGENS
Atividade de campo para reconhecimento das ações antrópicas no Rio das Pedras.
Atividade de campo para reconhecimento das ações antrópicas no Rio das Pedras.
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