ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Finais
Diálogos com Adolescentes
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Anna Amélia Queiroz Carneiro de Mendonça - 8ª CRE
Rua Biarritz Sn - Bangu
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Ana Alice Sacramento da Silva, Cynthia Boechat Chiste Gonzaga e Jaqueline Batista de F. da Silva
CYNTHIA BOECHAT CHISTE GONZAGA

Ana Alice Sacramento da Silva, Cynthia Boechat Chiste Gonzaga e Jaqueline Batista de Figueiredo da Silva
Ana Alice é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano de 1999. É Assistente Social da SME desde 2008 e atua no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas - PROINAPE /NIAP.
Cynthia é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano de 2001. É Assistente Social da SME desde 2009 e atua no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas - PROINAPE /NIAP.
Jaqueline é graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no ano de 2004. É Psicóloga da SME desde 2006 e atua no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas - PROINAPE /NIAP.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Assistente Social, Assistente Social e Psicóloga, respectivamente.
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
OBJETIVOS
Promover espaço de fala, diálogo, reflexão e debate sobre temáticas relevantes ao universo da adolescência contribuindo para a ampliação da autonomia e fortalecimento dos sujeitos. Contribuir com a permanência do aluno na escola e um melhor aproveitamento escolar; Estimular a autoestima, a percepção de si enquanto sujeito e suas potencialidades; Criar espaço de escuta e de fala; Fomentar o protagonismo juvenil; Promover o fortalecimento do vínculo aluno e escola, dentre outros.
HABILIDADES
8º ano - Sala de Leitura - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.  Reconhecer os elementos constitutivos de um texto narrativo. 
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2023 até Abril/2023

Os encontros tiveram como base a metodologia de rodas de conversa. Para realização das atividades foram utilizadas dinâmicas de sensibilização, perguntas disparadoras, quiz, slides, estudo de casos, dentre outras. Como exemplo de atividade para escolha de temas, foram espalhadas imagens em uma mesa e feita a pergunta: que sensação a imagem lhe provocou? E foi disponibilizada uma caixa para que depositassem sugestões ou perguntas sobre temas que gostariam que fossem discutidas.

Em outra ocasião, para abordar a temática das adolescências, foram feitas as perguntas: Como você se vê enquanto adolescente? Que mudanças percebe em você? Como é ser adolescente na sua família. Após, cada grupo fez um acróstico com a palavra ADOLESCÊNCIAS, em cartolinas, que foram colocadas em murais da escola.

As turmas, de modo geral, foram participativas. Entretanto, em uma das turmas, os alunos interagiam mais, o que facilitou o momento das reflexões sobre as temáticas. Ainda assim, consideramos que as dinâmicas utilizadas trouxeram, senão a reflexão pretendida, pelo menos a informação necessária, visto que os alunos estavam atentos aos assuntos que foram discutidos.
Registros
IMAGENS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.