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Boas Práticas
Formação de Professores da Educação Infantil
A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL NO COTIDIANO DAS INFÂNCIAS
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
Sede da 4ª Cre - 4ª CRE
Rua Professor Luis Rondelli 150 - Olaria
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
ANDRÉ LUIZ SILVA SOUZA
André Souza é Professor de Educação Infantil com formação em pedagogia e pós-graduado em Administração Escolar. Atua na rede Municipal de Educação desde 2008 na etapa da Educação Infantil, passando pelas funções de Agente Auxiliar de Creche (função rebatizada com o nome de Agente de Educação Infantil); Professor de Educação Infantil (PEI); Diretor Escolar na Educação Infantil. Atualmente exerce a função de formador pela Escola de Formação Paulo Freire na 4ª Coordenadoria Regional de Educação realizando ações de formação continuada junto a professores e professoras de Educação Infantil.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEI / FORMADOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
Maternal I
Maternal II
Pré I
Pré II
OBJETIVOS

• Refletir sobre a importância da prática coletiva e individual da leitura com as crianças.

• Valorizar o ato da leitura como um instrumento de relevância histórica, social e cultural para as crianças e suas famílias.

• Reconhecer as diferentes formas de produção literária, através do cotidiano das infâncias.

• Dialogar com professores e professoras do Grupamento do Maternal sobre a prática da leitura e sua importância na construção do hábito e desenvolvimento de leitores.

• Ampliar os contextos de leituras para crianças bem pequenas.

• Reconhecer a literatura no currículo carioca da educação infantil.

HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar de faz de conta, a partir das histórias ouvidas.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2023 até Maio/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Este é um relato de prática que fez parte do percurso formativo 2023 direcionado às professoras que atuam em turmas de Maternal da 4ªCRE e teve como participantes, entre PEIs e PAEIs, o quantitativo de 56 professoras.

A proposta foi refletir sobre a literatura na educação infantil e, mais especificamente nas turmas de Maternal, fazendo links diretos entre as teorias e documentações apresentadas com as práticas cotidianas e possibilidades de novas formas de utilizar a literatura na primeira infância.

Inicialmente solicitamos que cada professora levasse para o encontro um livro que costuma usar com as crianças e partilhasse com o grupo. Essa dinâmica por si só já alcançou muitas boas interações e reflexões, desde as formas de ilustrações apresentadas nos livros até as questões de diversidade étnico racial. Em um segundo momento foi apresentado, em forma de linha do tempo, algumas legislações, programas e projetos de incentivo à leitura , tanto de esfera federal como municipal, que se comprovaram na prática, pois vários do livros levados pelas professoras eram exemplos concretos do que estava na apresentação: Livros do PNBE, Livros do PNLD Literário, livros do Rio de Leitores, Minha primeira Biblioteca... Isso deu a elas uma visão mais ampla da mobilização social através de políticas públicas da importância da leitura desde a primeira infância. Destacamos também a correlação da literatura com as crianças de maternal que, mesmo não tendo as habilidades de decodificação da escrita, fazem suas leituras a partir de suas experiências e vivências (leitura de mundo) em um mundo letrado que deve ser apresentado e incentivado pelas próprias professoras. Ressaltamos também a referência do tema no currículo carioca da Educação Infantil, o que as faz ver cada vez mais que o nosso Currículo é um documento que nos serve de apoio para as nossas práticas e que ele orienta de forma alinhada com a BNCC e os outros documentos orientadores sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Este encontro com as professoras que atuam em turmas de Maternal foi bastante rico. Elas demonstraram bastante interesse e participaram de forma colaborativa com alegria, criticidade e competência. O percurso formativo com elas foi de bastante proveito para ampliar o olhar sobre as práticas no maternal e formar uma identidade de grupamento. A temática da literatura dá bastante subsídio para reflexão e para aperfeiçoamento de práticas, já observadas pelos relatos apresentados durante o encontro, mas também com registros fotográficos de práticas de leitura literária com as crianças pós encontro. Assim, temos a clareza que a formação contribuiu de forma positiva com as professoras nestes aspectos.
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IMAGENS
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