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Boas Práticas
Formação de Professores da Educação Infantil
Pré-escola: refletindo práticas e autorias docentes e discentes – Que Pré-escola é essa?
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
Sede da 5ª Cre - 5ª CRE
Rua Marupiara - Rocha Miranda
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Marianna Leão
Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Bacharel em Serviço Social (UNISUAM), Licenciada em Pedagogia (UERJ) e Especialista em Gestão Escolar (Universidade Cândido Mendes/AVM Educacional). Em regência de turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede privada desde o ano de 2005. Assumiu o cargo/função na SME/PCRJ em 2012, estando como regente de turma de Educação Infantil e como Professora Articuladora até o ano de 2022. Atualmente exerce a função de Formadora de Educação Infantil pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) / GEFEI.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil / Formadora de Educação Infantil da 5ª CRE
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
Maternal I
Maternal II
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
Dialogar sobre as especificidades do grupamento pré-escola, frente a relação da trajetória de um “professor das infâncias”, percebendo o grupamento não mais como uma etapa que “prepara”, mas como única dentro das singularidades da Educação Infantil.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Conviver em espaços coletivos para ampliar o conhecimento de si, do meio e do outro, através de diferentes linguagens.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2023 até Abril/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

A partir do questionamento sobre a identidade do grupamento: “Que Pré-escola é essa?”, as professoras foram sendo sensibilizadas acerca da trajetória histórica da Pré-escola, frente às novas possibilidades da EI e a própria legislação , que desconstrói o compromisso desse grupamento com a preparação para o Ensino Fundamental, além de romper com a perspectiva escolarizante proposta ao longo dos anos no percurso da educação brasileira.

A partir do Currículo Carioca, percebemos a Pré-escola como um espaço/tempo garantidor de ludicidade, interações, experimentações, intencionalidades, rodas de conversas, leituras, histórias, movimentos de escrita espontânea, entre outras possibilidades, conduzidas sempre a partir dos contextos e vivências das crianças, repleto de sentidos e significados para elas, distante de um modelo pronto, de cópias e repetições. Além disso, debatemos também a importância de perceber a infâncias nesse contexto de uma Pré-escola garantidora dos direitos das crianças, assim, valorizando os conhecimentos históricos, sociais e culturais delas, ouvindo o que pensam e tem a dizer sobre suas histórias de vida, escola, família e etc.

Frente a essas considerações, dialogamos também sobre a importância de percepção do professor como “professor das infâncias” que é além de um “ensinador”, mas um professor que é crítico, reflexivo, que respeita, que acolhe, que cuida, educa, escuta, é disponivél, é sensível , entre muitas outras características e que reconhece e evidencia a autoria das crianças, mas também se percebe pertencente ao processo na mediação das experiências das crianças.

Frente as reflexões conduzidas no processo formativos, foi emergente a necessidade de repensar essa Pré-escola dialogando com o Currículo Carioca e a legislação que dá embasamento a Educação Infantil. Apesar de as professoras ainda relatarem as tensões existentes entre o grupamento e o Ensino Fundamental, conseguem compreender que é necessário pensar na criança como centro do processo, para além de uma listagem de conteúdos e a transmissão de conhecimentos que o professor(a), julga ser importantes para elas.

Desta forma, a partir dessa reflexão, surge a iniciativa de repensar esse grupamento, que pode e precisa ser repleto de experiências, além da percepção desse professor que é crítico, reflexivo e que entende a Educação Infantil como uma etapa única, frente aos princípios éticos, estéticos e políticos.

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