OBJETIVOS
Atender alunas do sexto ao nono ano a fim de trabalhar os temas empoderamento feminino e sororidade e discutir as relações das adolescentes com o mundo, a valorização da mulher na sociedade, violências contra a mulher, violências autoprovocadas, e relações de gênero.
O desejo de reunir um grupo de alunas nasceu do olhar da equipe gestora da Unidade Escolar para adolescentes que eram vistas como desconhecedoras de sua importância naquele cenário e pelo modo como se posicionavam em suas relações pessoais e interpessoais, sobretudo com os meninos. Diante disso, a equipe PROINAPE propôs uma ação que pudesse ser oferecida a todas as alunas da Escola, através de encontros que foram idealizados e formatados a partir de atividades de autoconhecimento que abordassem o papel da mulher na sociedade, a valorização do sexo feminino, relações abusivas, além do conceito de sororidade, desenhadas com ênfase nas habilidades socioemocionais. A cada encontro, as atividades eram adequadas de acordo com a demanda que surgisse no momento do "quebra gelo", quando elas se posicionavam a partir de questões como bullying, assédio, preconceitos e outras situações vivenciadas no universo feminino.
A partir de frases do cotidiano da sociedade, onde a mulher é subjugada a espaços inferiores, inclusive no que se refere ao mercado de trabalho e as tarefas domésticas, até o reconhecimento de mulheres de referências pessoais de cada uma, foram nascendo reflexões que embasaram a construção de frases com palavras-chave como mulher, violência, silêncio e vida. Ao final de cada encontro, o que marcava a vivência, pôde ser expresso nas avaliações individuais desenhadas pelo grupo. Uma preocupação da equipe foi deixar as alunas a vontade para o debate, sempre trazendo a possibilidade de expressarem como se sentiam a cada atividade, inclusive facultando a não participação.
Do total de 116 alunas indicadas pela Escola, 75 participaram de um dos 7 encontros, realizados entre julho e novembro de 2023.
Foram momentos potentes de expressões das adolescências femininas se encontrando com histórias de vidas tão distintas e ao mesmo tempo de tamanha identificação entre elas.
Por meio de falas, manifestações corporais e registros escritos, as alunas demonstraram identificação com o tema abordado, numa exposição de sentimentos que traduziam suas histórias pessoais
Carranca, A. Malala, a menina que queria ir para a escola. 1ªedição. Brasil: editora Companhia das Letrinhas,2015
Ngozi Adichie, - C. Para educar crianças feministas. 1ª edição. Brasil: editora Companhia das Letras,2017
RAMOS, Alice e BARBIERE, Paloma Bianca Alves. 50 mulheres para se inspirar. Jandira SP. Ciranda Cultural, 2021
Ribeiro, D. - Pequeno manual antirracista. 1ª edição. Brasil: editora Companhia das Letras,2019
Ribeiro, D- Cartas para minha avó. 1ª edição. Brasil: editora Companhia das Letras,2019
Ribeiro, D – Quem tem medo do feminismo negro.1ª edição. Brasil: editora Companhia das Letras,2019
Tiburi, M. O feminismo em comum: para todos, todes e todas. 1ªedição, Rio de janeiro: rosa dos tempos, 2018