O projeto Halloween, além de proporcionar momentos de diversão, descontração e aprendizagem, tem como ponto central cumprir o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange ao ensino de uma Língua Estrangeira: é salutar que o indivíduo se aprofunde na cultura, costumes e tradições do país em que o idioma estudado está relacionado, conforme a proposição do eixo Dimensão Intercultural:
“Este é o cenário do inglês como língua franca, e, nele, aprender inglês implica problematizar os diferentes papéis da própria língua inglesa no mundo, seus valores, seu alcance e seus efeitos nas relações entre diferentes pessoas e povos, tanto na sociedade contemporânea quanto em uma perspectiva histórica. Nesse sentido, o tratamento do inglês como língua franca impõe desafios e novas prioridades para o ensino, entre os quais o adensamento das reflexões sobre as relações entre língua, identidade e cultura, e o desenvolvimento da competência intercultural.”
Nossa Unidade Escolar atende alunos do Ensino Fundamental I e II (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos e 6º ano Carioca). Todas as turmas participam das atividades propostas em sala de aula (ao longo do mês de outubro) e da culminância do projeto, que normalmente acontece dia 31 ou em uma data que atenda a necessidade da agenda pedagógica.
Com relação ao que é proposto em sala de aula, a atividade varia em razão do ano de escolaridade do indivíduo. Com alunos do 6º ano, por exemplo, buscou-se contemplar o eixo Leitura. Textos sobre o Halloween foram usados a fim de que eles desenvolvessem estratégias de leitura: compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning). Além disso, construção de repertório lexical e autonomia leitora.
No tocante aos alunos do Ensino Fundamental I, buscou-se contemplar as habilidades preconizadas pela Priorização Curricular, das quais destacamos: localizar informações específicas em textos escritos e/ou multimodais, conforme os objetivos/finalidade da leitura, recorrendo à estratégias de compreensão e nomear itens lexicais relacionados ao tema da aula. Para que os objetivos fossem alcançados, textos curtos e jogos (memory game e tic-tac-toe), por exemplo, foram usados.
A professora Ana Maria e a A.A.E.E., Cirlete, auxiliaram na confecção de enfeites associados ao Halloween para o dia da culminância do projeto. Na Sala de Recursos, com o uso de rolo de papel higiênico, os alunos incluídos elaboraram alguns enfeites para a mesa: Frankenstein, ghost e pumpkin. Durante a aula de artes, os alunos produziram bats, pumpkins e ghosts, que foram pendurados no auditório da unidade. Além disso, estudaram histórias relacionadas aos símbolos/personagens mais emblemáticos e o significado das cores.
No dia da culminância, a diversão é garantida: quiz (torta na cara), dança da cadeira, corrida com batata na colher, dança da laranja, quebra-cabeça e jogo da velha temático, brincadeira da múmia, desfile de fantasia e/ou cabelo maluco, etc.