Após uma reflexão junto com a equipe pedagógica, assim como o estabelecimento das etapas e procedimentos sobre o tema proposto, iniciamos o projeto. O próximo passo foi convidar as crianças para uma roda de conversa sobre a proposta, trazendo também músicas, paródias e histórias contadas e dramatizadas, tudo de uma forma lúdica e de fácil entendimento de acordo com a faixa etária. Assim, todas as famílias tiveram a oportunidade de participar através de seus depoimentos e relatos, sobre a importância dessa iniciativa e em como seus filhos estavam refletindo as aprendizagens da escola, em casa. Após, foi proposto às turmas a confecção de murais, cartazes e atividades com o tema: “Faça bonito”, onde as crianças exploraram diversas possibilidades ao fazer as atividades sob a orientação de seus professores. E finalizamos com a exposição de todas as atividades no pátio externo da escola, para que toda a comunidade escolar, além de prestigiar as produções artísticas de seus filhos, possam se envolver nessa campanha, extremamente importante, em defesa dos direitos de nossas crianças, garantido sua integridade física e psicológica.
Foi observado uma maior conscientização a respeito do reconhecimento das situações de risco ou abuso a infância tanto por parte dos responsáveis, quanto as crianças, preservando seu o bem estar físico e emocional, estabelecendo um vínculo de confiança entre as crianças, seus responsáveis e educadoras.
Referências Bibliográficas
Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm, visto em 28/11/2023.