ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Formação de Professores da Educação Infantil
CURRÍCULO E TRANSIÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIMENTOS
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
Sede da 9ª Cre - 9ª CRE
Rua Amaral Costa 140 - Campo Grande
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
VANESSA FAGUNDES
Professora de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Ensino Fundamental da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. Mestranda em Educação (PPGE/UFRJ) na Linha de Pesquisa: Formação Docente, Linguagens e Subjetividade. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Profissão e Formação Docente – GEPROD (LEPED/UFRJ). Especialista em Administração e Supervisão Escolar (Universidade Cândido Mendes/AVM Educacional). Graduada em Letras-Português/Inglês (FEUC). Regência em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental desde 1999. Assumiu cargo/função da SME/PCRJ e SEMED/PCNI na Gestão Escolar, Gerência de Segmento, Formação e Supervisão Educacional em creches e escolas desde 2015. Atualmente está na Escola de Formação Paulo Freire como Formadora na GEFEI, da 9ª CRE (PCRJ). Experiência e atuação presente na interlocução dos processos formativos com os profissionais da EI, em diversos territórios a partir da Profissão Docente, Prática Pedagógica e Currículo.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Educação Infantil / Formadora de Educação Infantil da 9ª CRE
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Berçário
Maternal I
Maternal II
Pré I
Pré II
OBJETIVOS
Refletir sobre as propostas pedagógicas, que são afirmadas a partir das escolhas docentes convergentes e divergentes ao Currículo Carioca da Educação Infantil.
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2023 até Abril/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Esta experiência foi marcada pela expectativa do desejo do retorno, a partir da alegria que emergiu no primeiro encontro, com a fluidez do pensar, das trocas, da escuta, das reflexões.

Resgatamos algumas concepções históricas e conhecimento acerca do entendimento do que era/é Currículo, de como foi/é construído a percepção da sua dimensão pensando o cotidiano da escola, reverberando uma aspiração sócio histórica e cultural.

Diversos relatos sobre práticas foram dados, perpassando por memórias, que eram estabelecidas sem significado para o sujeito criança, reproduzidas ao longo do tempo porque anteriormente a visão era totalmente pelo viés do adulto, sem validar a autoria das crianças e sua construção do conhecimento para o seu desenvolvimento.

Compartilhamos algumas impressões do que considerávamos potente para as crianças e afirmarmos a construção de um Currículo para a Primeira Infância, com intencionalidades pautadas nesse tempo histórico, em diálogo com os documentos orientadores.

Exploramos a partir de um jogo proposto, que marcou a nossa experiência coletiva deste dia pela energia brincante, reflexões sobre elementos importantes na construção de um currículo para a Educação Infantil, como: interações, brincadeiras, ambientes, autonomia, natureza, materialidades, PPP, inclusão, planejamento, registros, gestão, formação, experiências etc. Com isso, não negá-los quando a realidade da escola precisa corroborar com a sociedade que vislumbramos, pela experiência do indivíduo, da democracia, da diversidade.

Ao refletirmos sobre as vivências da pré-escola, sobre o desenho da sua estrutura efetiva na nossa Rede, que abrange espaços de creches, EDIs e escolas do Ensino Fundamental, sobre as narrativas docentes, pudemos perceber uma necessidade emergente de refinar as aproximações das práticas pedagógicas ao Currículo Carioca e diminuir os distanciamentos que ocasionam tensões curriculares, fomentadas a partir de concepções sobre Currículo na Educação Infantil.

A figura da criança protagonista, que compreende, elabora e constrói hipóteses sobre o mundo que a cerca, sobretudo no processo de aprendizagem da leitura e escrita, ainda é uma construção a ser fortalecida na docência, pois a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, transição biológica inclusive dos 5 anos para os 6 anos é marcada pela antecipação de experiências ao tempo de maturação provocada pelo adulto, no anseio de responder aspirações culturais da visão de criança, sujeito que recebe o conhecimento dado, mas não o constrói.

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.