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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Maré de Memórias - Mistérios do Cais
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Casa da Criança - 2ª CRE
Rua Fernandes Guimarães 85 - Botafogo
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Priscila Maia Barcelos - Ana Cristina Alves Leão - Kaique Frutuoso Pereira Lopes
Priscila – Mulher Preta, Candomblecista e Pedagoga, formada pela UNIRIO em 2011 e especialista em Educação Infantil. Diretora de Escola há 6 anos. Além de brincante da cultura popular e membro do Grupo Zanzar.

Ana Cristina Leão -Professora atuante na Educação Infantil, formada em Pedagogia na Universidade Augusto Motta com mais de 17 anos de experiência profissional na rede privada e pública.

Kaíque Frutuoso - Professor Normalista em graduando em Pedagogia pela UFRJ e morador da Baixada.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEI- Diretor IV, PEI- Professora Articuladora, PEI- Professor regente.
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
Pré II
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Brincar com jogos cantados, músicas, cantigas de roda; fazer a leitura de obras de artes visuais demonstrando suas impressões diante de produções de outros artistas e de suas próprias obras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Outubro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Objetivo(s), em consonância com as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena
Valorizar a pluralidade de origem das famílias através de histórias contadas pelas em entrevistas dadas para o Pod Cast em diálogo com o PPA. Como essas diferentes experiências conversam entre si e contribuem na construção de identidade do nosso país. Promover vivencias para as crianças das turmas de PRÉ I e PRÈ II juntamente com as famílias, dentro e fora da escola sobre a contribuição da cultura afro brasileira articulando visita com a comunidade escolar até o Cais do Valongo em diálogo com projeto Anual “O Brasil que eu quero”.
Em 2023 buscamos ampliar o nosso conhecimento, explorando o Brasil, sua diversidade, suas histórias e vozes. Expandindo nosso olhar para o que nos constitui enquanto brasileiros. Assim surge o projeto anual "O Brasil que eu quero" no nosso EDI. Iniciamos ano com o campo de experiência "O eu, o outro e o nós" entendendo a origem de cada criança, de que lugares do Brasil ou mesmo de fora elas descendem e assim surge a ideia de gravar um pod cast. Na semana dos mistérios do Cais do Valongo as crianças passaram por uma longa investigação dos "mistérios" que surgiram pela escola. Um boneco, um barco, um mapa, um tambor, uma musica. Todos esses elementos, quando juntos, nos contavam a história do Boneco João, como ele tinha chegado ao Brasil, o que ele trazia em sua bagagem e como seu povo que veio do Continente africano fez para se libertar e resistir. Descobrimos então que João estava nos convidando para um passeio no Cais do Valongo, para ver de perto por onde ele e o povo dele chegaram no Brasil. Assim, no sábados fomos todos juntos, crianças, familias e professores e tivemos a oportunidade de entender sobre a diáspora africana e mais do que isso conhecer espaços de resistência, personagens que foram importantes para as lutas de libertação, e personalidades negras que fizeram a diferença na história da arte e da cultura que são representadas no Cais do Valongo, como por exemplo D. Ivone Lara e a história do samba. Cantamos, tocamos e aprendemos muito.
As crianças ficaram claramente muito entusiasmadas e curiosas com os "Mistérios" o que criou uma grande expectativa em cima das curiosidades sobre o Boneco João, como ele chegou de barco no Brasil e tantos outros aspectos abordados de forma lúdica para chegar nesse tema para a educação infantil, o que foi muito rico. Mas o mais bacana ainda foi ver o entusiasmos das famílias, chegamos ao Cais do Valongo com aproximadamente umas 100 pessoas entre crianças e adultos (em um fim de semana) e foi muito bacana ver que os adultos estavam descobrindo coisas novas tanto quanto as crianças, como se reconheciam em diversos aspectos, como é diversa as origem das pessoas que chegaram ao nosso país e principalmente sobre a contribuição da cultura afro brasileira para o que nos constiui como País hoje.
Referências Bibliográficas

Referências. RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: 1ª Companhia das Letras, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

Plano nacional das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC/SECAD/SEPPIR, 2009.

Registros
IMAGENS
Gravação e divulgação do Pod Cast com as histórias das origens.
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