Desafiar os alunos e a comunidade escolar durante a realização dos torneios de xadrez.
Estimular a prática recreativa da modalidade.
Apresentar novos jogos de raciocínio lógico, que estimulem a criatividade e a quebra na rigidez de pensamento. (PUZZLES).
Estreitar laços entre professora e alunos.
Ampliar o repertório dos alunos na gestão e resolução de possíveis conflitos durante a prática de xadrez.
Propor uma monitoria de xadrez onde o aluno em terá papel ativo nas ações de ensino aprendizagem, valorizando, viabilizando e estimulando a interação entre alunos e turmas.
Acompanhar periodicamente a evolução dos alunos na modalidade, através de desafios que estimulem a resolução de problemas.
Apoiar e incentivar o desafio e a competição saudável através do xadrez e suas possibilidades.
Articular o debate e a reorganização das atividades sempre que necessário para atender as demandas trazidas pelos alunos.
ATENDENDO ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ALBERT SABIN NA AULA ELETIVA 1 – XADREZ, COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS SEMANAIS, FORAM PROPOSTAS ATIVIDADES LÚDICO-RECREATIVAS, QUE PERPASSARAM O XADREZ VISANDO ESTIMULAR A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO COGNITIVO E SOCIOAFETIVO NOS ALUNOS.
FORAM PROPOSTAS ATIVIDADES COMO A CONFECÇÃO DE CARTAZES INFORMATIVOS SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS DE XADREZ, COM POSTERIOR EXPOSIÇÃO NA ESCOLA, CONSTRUÇÃO COLETIVA DE REGRAS ADAPTADAS À REALIDADE DA ESCOLA PARA A REALIZAÇÃO DE MINITORNEIOS COM AUMENTO PROGRESSIVO DA COMPLEXIDADE, MINITORNEIOS (ETAPAS: BATALHA DE PEÕES, ETAPA BISPOS E TORRES, ETAPA JOGO COMPLETO, ETAPA PUZZLES, ETAPA TABULEIRO GIGANTE) COM DURAÇÃO DE ABRIL A DEZEMBRO DE 2023.
FORAM OBSERVADAS A TODO MOMENTO AS ESPECIFICIDADES DO ESPAÇO ESCOLAR, BEM COMO A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS, TENDO PAPEL ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA AUTONOMIA.
SEMPRE QUE POSSÍVEL, FOI VIABILIZADA A INTERAÇÃO ENTRE TURMAS, O QUE PROPORCIONOU NOVOS DESAFIOS E UM AMBIENTE ESCOLAR MAIS UNIDO E PARTICIPATIVO.
A MONITORIA ENTRE ALUNOS ACONTECIA DE FORMA NATURAL, QUANDO UM ALUNO SUPERAVA OS DESAFIOS DA SEMANA ELE ERA CONVIDADO A COLABORAR COM OUTROS ALUNOS, DIVIDINDO SUA EXPERIÊNCIA E AUXILIANDO OUTROS PARES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO.
BNCC DISPONÍVEL EM : http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
ANTUNES, Celso. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.