ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas Extracurriculares
XADREZ E SEUS DESAFIOS, UMA ETAPA POR VEZ
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Albert Sabin - 5ª CRE
Praça Paulo Setúbal 27 - Vila da Penha
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
GIZELLE DOS SANTOS BARBOSA DE JESUS
COM FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA E BACHARELADO - PELA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, PROFESSORA REGENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA SME E NA SEEDUC, INTEGRANTE DO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 4ª E 11ª CREs, MEMBRO DA COMISSÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PRIMEIRA REGIÃO.
EX-ATLETA DE NATAÇÃO, APAIXONADA PELA EDUCAÇÃO, TIVE O PRAZER DE INICIAR MINHA CAMINHADA NO UNIVERSO DO XADREZ ESCOLAR COM UM PROJETO DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – HERÓIS DO TABULEIRO, ONDE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ERAM FORMADOS A ATUAR COM XADREZ EM ESCOLAS COM ELEVADOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR E BAIXO RENDIMENTO. POSTERIORMENTE INTEGRANDO O PROJETO XADREZ CARIOCA,
SEMPRE EM BUSCA DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL, ENCONTREI NO XADREZ UMA OUTRA PORTA DE ACESSO AOS ALUNOS DA REDE.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSOR REGENTE I - EDUCAÇÃO FÍSICA
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
OBJETIVOS

Desafiar os alunos e a comunidade escolar durante a realização dos torneios de xadrez.

Estimular a prática recreativa da modalidade.

Apresentar novos jogos de raciocínio lógico, que estimulem a criatividade e a quebra na rigidez de pensamento. (PUZZLES).

Estreitar laços entre professora e alunos.

Ampliar o repertório dos alunos na gestão e resolução de possíveis conflitos durante a prática de xadrez.

Propor uma monitoria de xadrez onde o aluno em terá papel ativo nas ações de ensino aprendizagem, valorizando, viabilizando e estimulando a interação entre alunos e turmas.

Acompanhar periodicamente a evolução dos alunos na modalidade, através de desafios que estimulem a resolução de problemas.

Apoiar e incentivar o desafio e a competição saudável através do xadrez e suas possibilidades.

Articular o debate e a reorganização das atividades sempre que necessário para atender as demandas trazidas pelos alunos.

HABILIDADES
2º ano - Educação Física - Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual e coletiva, valorizando o seu caráter lúdico
3º ano - Educação Física - Demonstrar domínio de conceitos de grandeza e sequência lógica em jogos e brincadeiras
4º ano - Educação Física - Demonstrar domínio de conceitos de grandeza e sequência lógica em jogos e brincadeiras
5º ano - Educação Física - Demonstrar domínio de conceitos de grandeza e sequência lógica em jogos e brincadeiras
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Eixo
Esportivo

ATENDENDO ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ALBERT SABIN NA AULA ELETIVA 1 – XADREZ, COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS SEMANAIS, FORAM PROPOSTAS ATIVIDADES LÚDICO-RECREATIVAS, QUE PERPASSARAM O XADREZ VISANDO ESTIMULAR A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO COGNITIVO E SOCIOAFETIVO NOS ALUNOS.

FORAM PROPOSTAS ATIVIDADES COMO A CONFECÇÃO DE CARTAZES INFORMATIVOS SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS DE XADREZ, COM POSTERIOR EXPOSIÇÃO NA ESCOLA, CONSTRUÇÃO COLETIVA DE REGRAS ADAPTADAS À REALIDADE DA ESCOLA PARA A REALIZAÇÃO DE MINITORNEIOS COM AUMENTO PROGRESSIVO DA COMPLEXIDADE, MINITORNEIOS (ETAPAS: BATALHA DE PEÕES, ETAPA BISPOS E TORRES, ETAPA JOGO COMPLETO, ETAPA PUZZLES, ETAPA TABULEIRO GIGANTE) COM DURAÇÃO DE ABRIL A DEZEMBRO DE 2023.

FORAM OBSERVADAS A TODO MOMENTO AS ESPECIFICIDADES DO ESPAÇO ESCOLAR, BEM COMO A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS, TENDO PAPEL ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA AUTONOMIA.

SEMPRE QUE POSSÍVEL, FOI VIABILIZADA A INTERAÇÃO ENTRE TURMAS, O QUE PROPORCIONOU NOVOS DESAFIOS E UM AMBIENTE ESCOLAR MAIS UNIDO E PARTICIPATIVO.

A MONITORIA ENTRE ALUNOS ACONTECIA DE FORMA NATURAL, QUANDO UM ALUNO SUPERAVA OS DESAFIOS DA SEMANA ELE ERA CONVIDADO A COLABORAR COM OUTROS ALUNOS, DIVIDINDO SUA EXPERIÊNCIA E AUXILIANDO OUTROS PARES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO.

VIABILIZANDO EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA DE XADREZ, A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAL FOI UMA CONSTANTE CRESCENTE. A AUTONOMIA PARA RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS ACONTECEU DE FORMA NATURAL. AO DESAFIAR ALUNOS E A COMUNIDADE ESCOLAR COM A APRESENTAÇÃO DE NOVOS E VARIADOS JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, O ESTÍMULO À CRIATIVIDADE E A QUEBRA NA RIGIDEZ DE PENSAMENTO FLUIU CONFORTAVELMENTE, ESTREITANDO LAÇOS ENTRE A PROFESSORA E OS ALUNOS. COM PAPEL ATIVO NAS AÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM, OS ALUNOS TINHAM VOZ E VEZ E VISIVELMENTE CAMINHARAM PARA UMA ESCOLA MAIS UNIDA E PARTICIPATIVA., QUE SE APOIA E COMEMORA PEQUENAS CONQUISTAS. ATENDER AS DEMANDAS TRAZIDAS PELOS ALUNOS GERAVA MAIS INTERESSE E PARTICIPAÇÃO INTERESSADA NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
Referências Bibliográficas

BNCC DISPONÍVEL EM : http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

ANTUNES, Celso. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.