ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
Meio Ambiente é vida
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Cândido Portinari - 11ª CRE
Rua Pracinha José Varela S/N - Pitangueiras
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Juliana dos Santos Gonçalves Couto
Formada em Licenciatura - Educação Artística pela UFRJ e com Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia - Educação e Saúde, em 2002. Leciono há 21 anos, sendo 16 desses, na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atuei em todos os segmentos, da Educação Infantil ao EJA nas disciplinas Artes Visuais, Literaturas na Infância e Projeto de Vida Sustentável. A questão da sustentabilidade é agregada ao contexto artístico de forma lúdica, promovendo a reutilização de materiais visando desenvolver as potencialidades criativas dos educandos. Em 2019, foi desenvolvido o projeto na E.M. Magdalena Tagliaferro alusivo à cultura nordestina e, ao longo do ano mencionado, foram produzidos diversos trabalhos sobre o tema, e o mesmo foi registrado no portal da MultiRio. Além disso, há na plataforma Paulo Freire, menção às atividades desenvolvidas pela professora nos Percursos Pedagógicos. Participei, recentemente, da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI Artes Plásticas
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
OBJETIVOS

No projeto alusivo ao Meio Ambiente foram elencados os seguintes objetivos: entender o atual cenário do meio ambiente e reconhecer a reutilização de materiais como uma oportunidade para possibilitar a redução de resíduos gerados pela população, assim como a possibilidade de reciclagem dos mesmos, trabalhando os 3 rs da sustentabilidade: reutilizar, reaproveitar e reciclar. Conscientizar os alunos, através de práticas educacionais ambientais, a importância do descarte consciente;

despertando nos alunos valores e ideias de preservação do meio ambiente, formando o senso de responsabilidade para com as futuras gerações. De forma lúdica, sensibilizar sobre o uso sustentável de recursos naturais através de simples ações;

Perceber o ser humano como transformador do meio em que vive e avaliar o impacto negativo que o mesmo tem causado a natureza. Confeccionar brinquedos sustentáveis, entre outros reutilizando bandejas de frios, rolinhos de papel higiênico etc.

HABILIDADES
1º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
2º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
3º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
5º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2023 até Junho/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A reutilização de materiais sempre esteve presente nas aulas de Artes Visuais e durante o mês de maio foi trabalhado o tema Meio Ambiente, em consonância com a proposta alusiva à sustentabilidade. Foi proporcionada a reflexão em torno da prática de se reutilizar e reaproveitar resíduos sendo estes impactantes ao meio ambiente quando descartados em locais inadequados. Os discentes puderam transformar, por exemplo, rolinhos de papel higiênico, bandejas de frios e caixas de isopor em elementos artísticos decorados por eles através de recorte e colagem e em brinquedos sustentáveis. Desta maneira oportunizou- se o pensamento crítico em torno das ações humanas para com o meio ambiente e a criação de formas tridimensionais cujo tema centrais é o Meio Ambiente .O estímulo à criatividade dos alunos logrou êxito, sendo este percebido durante as exposição das produções artísticas, no corredor da escola, e na culminância do projeto da escola que foram acessados pela comunidade.
A abordagem qualitativa foi adotada ao longo do desenvolvimento do projeto. Foi proporcionado ao corpo discente, uma avaliação global e ativa, na medida que ao observar os trabalhos feitos por outros colegas de turma e de outros grupamentos, foi proporcionada a oportunidade de analisar e perceber o potencial criativo expressado em todas as produções . O progresso dos alunos foi registrado pelas fotografias que mostram as etapas de realização dos trabalhos. O projeto foi um aprendizado valioso e significativo para toda a comunidade escolar com relação às várias formas de se reaproveitar resíduos. Houve encantamento, surpresa e admiração de todos os envolvidos com os trabalhos expostos.
Registros
IMAGENS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.