Considerando que as interações e brincadeiras são eixos estruturantes das aprendizagens da educação infantil, que potencializam o desenvolvimento, os intercâmbios entre turmas de diversas faixas etárias promoveram espaços importantes para construção de vínculos, incentivando a oralidade e participação nas rotinas e rodas de conversa. Nas dramatizações/recontos as crianças desenvolveram e ampliaram seus vocabulários, suas habilidades de escuta e comunicação. Importante frisar que esses momentos estimulam a criatividade e a imaginação das crianças, principalmente porque em nosso espaço seguro e criativo da escola, observo o quanto elas ficam mais falantes, participativas, engajadas, sensíveis, seguras,mesmo as mais introvertidas eram contagiadas a contribuir.
DA TRINDADE, Azoilda Loretto. Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação infantil. Proposta Pedagógica, p. 30, 2005.
JÚNIOR, Otávio. O livreiro do Alemão. BOD GmbH DE, 2011.
JÚNIOR, Otávio. O garoto da camisa vermelha
ROSA, Sonia. Entre textos e afetos: formando leitores dentro e fora da escola. Rio de janeiro: Malê, 2017.
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