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Boas Práticas
Apoio Interdisciplinar do NIAP/PROINAPE
A roda de conversa como instrumentos pedagógico no Peja.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Professor Gilberto Bento da Silva - 9ª CRE
Rua Francisco Mota 850 - Campo Grande
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Amanda Texeira dos Santos Lima, Giselle de Souza da Rosa, Marcos Xavier da Cunha
Amanda Santos, Formada em Ciências Biológicas na UFRRJ no ano de 2004. Pós-graduada em Gestão Educacional Integrada em 2013 pela Faculdade Afonso Claudio. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2007. Já tendo atuado na Prefeitura Municipal de Paracambi, na Secretaria Estadual de Educação e em escolas particulares. Giselle da Rosa, formada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco em 2007 e pós graduada em Psicomotricidade em 2009 pela Universidade Castelo Branco. Professora de Educação Infantil na rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2011. Leciona como professora de Educação Física na rede Municipal de Mangaratiba desde 2007. Marcos Xavier formado em Ciências Biológicas pela UERJ e Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Pós-graduado em: Psicopedagogia, sexualidade humana e gestão integrada. Mestre em sexologia na área educacional. Curso de extensão em Filosofia Clínica. Trabalha como coordenador em escola particular e na SEEDUC no NEJA.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professores
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
PEJA I - Bloco 2
PEJA II - Bloco 2
OBJETIVOS
Organizar rodas de conversas temáticas como instrumento de aprendizagem. Nessas atividades , todos os alunos envolvidos têm a oportunidade de expressar suas ideias, o que sentem, além de manifestar suas visões acerca dos temas escolhidos. Os resultados mostram que os jovens e adultos, apesar da defasagem em relação aos seus estudos, possuem pensamentos crítico e uma visão própria sobre seu processo de formação, além de desejarem uma educação de qualidade, voltada ao seu cotidiano. Os alunos do Peja buscam na escola o aprendizado capaz de mudar sua realidade para além da certificação necessária ao alcance de outros cargos que não sejam empregos informais e melhorias salariais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Novembro/2023
Público
Alunos, Professores, Profissionais da Educação
Competências da BNCC
6, 8, 9
Eixo de trabalho do NIAP
Direitos de Aprendizagem e Permanência Escolar
O trabalho foi realizado nas turmas de PEJA I e II da Escola Municipal Professor Gilberto Bento da Silva. Entendendo que a aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor para a formação do aluno, a roda de conversa colabora para desenvolver mais autonomia e coletividade, é uma ótima metodologia que pode ser aplicada na educação de jovens e adultos. Elas funcionam como um importante instrumento de aprendizagem onde é possível construir um ambiente de diálogo, com trocas e muita escuta, consolidando um espaço dentro da sala de aula onde o discente se sinta confortável em expor suas ideias acerca dos mais variados assuntos escolhidos no decorrer do ano letivo pelos dinamizadores. Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender com os colegas. Esse tipo de atividade funciona como metodologia ativa onde o aluno é protagonista do que aprende, trazendo aspectos de sua própria realidade para dentro de sala. Tendo em vista que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que surge como um instrumento de resgate da cidadania de brasileiros excluídos do sistema educacional, que apresentam dificuldades de aprendizagem causadas por problemas sociais, políticos e pedagógicos, urge a necessidade do uso de metodologias que sejam facilitadoras e estimulem a permanência destes estudantes no sistema de ensino diminuindo a evasão, um dos grandes problemas encontrados nas políticas da Educação de Jovens e Adultos. A equipe Proinape optou por trabalhar temas que promovem a saúde física e mental como doenças sexualmente transmissíveis paralelo ao estudo anatômico do corpo humano e sexualidade, efeitos do álcool e outras drogas, primeiros socorros, acidentes domésticos e todas as temáticas envolvendo os meses de conscientização como setembro amarelo, por exemplo. A roda de conversa, além de um espaço reflexivo e participativo, ainda servia como espaço para a realização de dinâmicas e produção de atividades sempre em consonância com os blocos de aprendizagem dos alunos.
A análise das atividades revelou grande conhecimento por parte dos alunos/as que, mesmo com pouca afinidade com o conhecimento produzido teoricamente, demonstraram discernimento e sensatez em suas colocações e reflexões. É possível observar que essas práticas permitem profundas mudanças e a partir delas observamos que cada aluno é um ser único, diferenciado e em constante processo de transformação social e intelectual.
Registros
IMAGENS
Outubro Rosa
Setembro amarelo
Consciência negra
Sexualidade e reprodução
VÍDEOS
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.