Nossa proposta de atividade dialógica é embasada no enfoque discursivo, e propõem o desenvolvimento de habilidades de leitura, declamação e escrita de poesias onde os alunos sejam capazes de ler em voz alta diversos tipos textuais, expressando sua compreensão e interpretação sobre os mesmos. Esse projeto fomenta um protagonismo juvenil amplo, pois permite que o estudante escolha um texto significativo para interpretar, decorar e apresentar em espaços diversos, dentro e fora do ambiente escolar. Assim, os estudantes ouvem com atenção o que outros autores (inclusive alunos autores de sua própria escola), estão escrevendo sobre seu tempo psicológico e social e assim demonstram também sentir mais vontade ler, escrever e se posicionar. Aqui, as diversas formas de violência que perpassam a vida dos adolescentes são nomeadas e discutidas. Assim, temos uma grande interação dialógica que envolvem diversos interlocutores e mediadores, incentivando o protagonismo literário. Dessa forma os alunos, gradualmente, começam a produzir seus próprios textos e formas de lidar com as diversas violências. Os textos orais e escritos com os quais temos contato desde nosso nascimento, nos atravessam e nos formam como seres falantes, nosso ser clama por ocupar um espaço de fala no mundo, junto àqueles que estão próximos. Na escola, em rodas de conversa como essa, ampliamos e intensificamos as experiências individuais, interpessoais e dialógicas tão necessárias para desenvolvermos ainda mais nossa capacidade inata de seres discursivos.
Desde 2017, os textos poéticos que os alunos produzem nesse espaço, têm sido publicados na coleção de livros “Poesias ao Vento”, com a ajuda de profissionais das escolas e outros profissionais do PROINAPE. Esse ano chegamos ao sétimo volume da coleção
AUGUSTO JUNIOR, J.D. Algumas possibilidades da psicanálise diante da angústia envolvida no impossível de educar. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2020. AUGUSTO JUNIOR, J.D. (org). Poesias ao vento: tempo de resistência. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Acesso em: 21 de março 2020. CHIACHIRI, Maria Ângela de Freitas. Metodologia do ensino: produção de textos. Batatais, SP: Claretiano, 2013. GAIA, Célia; GOULART, Marina. Metodologia do ensino: Formação do leitor. Batatais, SP: Claretiano, 2013. MORAIS, Andreia; OLIVEIRA, Maria Rejane; JÚNIOR, Jair Dias Augusto (organizadores). Poesias ao vento. Nova Iguaçu, RJ: Entorno, 2017. MORENO, Ana Paula, AUGUSTO JR., Jair Dias, Amaral, Simone (organizadores). Poesias ao vento: a brisa virou ventania, Rio de Janeiro: auto publicação, 2018. MORENO, Ana Paula, AUGUSTO JR., Jair Dias, AMARAL, Simone (organizadores). Poesias ao vento: Lindsay presente! Rio de Janeiro: auto publicação, 2019. OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.