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Boas Práticas
Apoio Interdisciplinar do NIAP/PROINAPE
Dispositivo dialógico de interação entre adolescentes, mediado pela poesia falada, para discussão das questões das adolescências.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Charles Anderson Weaver - 6ª CRE
Rua Carlos Pacheco ávila S/nº - Coelho Neto
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
ANA PAULA MORENO e JAIR DIAS AUGUSTO JUNIOR
Ana Paula do Nascimento Moreno: Assistente Social e especialista no Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica e Gênero e Diversidade. No momento está cursando a especialização Impactos da Violência na Escola, pela FIOCRUZ. Trabalha como Assistente Social desde 2003 e ingressou na SME em 2007.
Desde 2017, organizam juntos com outros profissionais do PROINAPE, a coleção de livros “Poesias ao Vento”, que reúne poesias de alunos de algumas escolas da 6ª CRE.
Jair Dias Augusto Junior: Pedagogo (UERJ, 1992), Psicólogo (FAMATH, 2001), Pós graduado em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ, 2002) Mestre em psicanálise (2016). Psicanalista clínico desde 2004. Psicólogo na SME desde 2012. Aluno de poesia falada na Casa Poema, de 2014 a 2020, onde aprendeu e vivenciou a potência da palavra “viva” na construção da cidadania. Livros publicados: As possibilidades da psicanálise diante da angústia envolvida no impossível de educar (Letras e Versos, 2020) e Amarrações (2018)
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Assistente Social e Psicólogo
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
Criar espaços seguros de fala e escuta entre os alunos, visando a discussão das questões da adolescência que atravessam o desenvolvimento psicossocial dos mesmos, tais como: luto pela saída da infância, o luto da perda de entes queridos, ideação suicida, automutilação, os encontros e desencontros do amor e da sexualidade, racismo, machismo/feminismo, assim como os efeitos das múltiplas violências e da desigualdade social no cotidiano escolar; Fomentar os processos de leitura, interpretação de texto, escrita e oralidade dos alunos participantes e ouvintes; Instrumentalizar os alunos para que gradualmente ocupem seu lugar de fala na vida, enfrentando suas angústias, dúvidas e medos, estimulando o respeito à diversidade dentro de si e do outro; Contribuir na formação do “aluno cidadão” consciente de seus direitos e deveres, usando a “palavra” como mediadora de convivências e conflitos; Fomentar através do protagonismo literário dos alunos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Novembro/2023
Público
Alunos
Competências da BNCC
3, 9
Eixo de trabalho do NIAP
Juventude e Escola

Nossa proposta de atividade dialógica é embasada no enfoque discursivo, e propõem o desenvolvimento de habilidades de leitura, declamação e escrita de poesias onde os alunos sejam capazes de ler em voz alta diversos tipos textuais, expressando sua compreensão e interpretação sobre os mesmos. Esse projeto fomenta um protagonismo juvenil amplo, pois permite que o estudante escolha um texto significativo para interpretar, decorar e apresentar em espaços diversos, dentro e fora do ambiente escolar. Assim, os estudantes ouvem com atenção o que outros autores (inclusive alunos autores de sua própria escola), estão escrevendo sobre seu tempo psicológico e social e assim demonstram também sentir mais vontade ler, escrever e se posicionar. Aqui, as diversas formas de violência que perpassam a vida dos adolescentes são nomeadas e discutidas. Assim, temos uma grande interação dialógica que envolvem diversos interlocutores e mediadores, incentivando o protagonismo literário. Dessa forma os alunos, gradualmente, começam a produzir seus próprios textos e formas de lidar com as diversas violências. Os textos orais e escritos com os quais temos contato desde nosso nascimento, nos atravessam e nos formam como seres falantes, nosso ser clama por ocupar um espaço de fala no mundo, junto àqueles que estão próximos. Na escola, em rodas de conversa como essa, ampliamos e intensificamos as experiências individuais, interpessoais e dialógicas tão necessárias para desenvolvermos ainda mais nossa capacidade inata de seres discursivos.

Desde 2017, os textos poéticos que os alunos produzem nesse espaço, têm sido publicados na coleção de livros “Poesias ao Vento”, com a ajuda de profissionais das escolas e outros profissionais do PROINAPE. Esse ano chegamos ao sétimo volume da coleção

Na análise dos resultados, diante das dificuldades inerentes ao trabalho interdisciplinar realizado fora da grade de horários da escola, entendemos que alcançamos parcialmente a maioria dos objetivos propostos. Gaia (2013) aponta que precisamos “destruir a pedagogia do silêncio em nossas escolas e permitir que as vozes dos sujeitos estudantes possam ser cruzadas, intercambiadas em esquemas de comunicação autêntica, menos artificiais, postiços, conservadores e autoritários” (GAIA, 2013, p.93). Tem sido nessa direção as tentativas de nossa prática, e assim temos observado e registrado nossos alunos em um movimento de apropriação dos múltiplos sentidos do ler, do escrever, do aprender, do frequentar a escola, marcando suas posições diante das diversas questões da adolescência, entre elas a violência. Poesia também é resistência, política social e cidadania. Temos nos últimos sete anos conseguido publicar em livros a poesia de alguns dos alunos participantes.
Referências Bibliográficas

AUGUSTO JUNIOR, J.D. Algumas possibilidades da psicanálise diante da angústia envolvida no impossível de educar. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2020. AUGUSTO JUNIOR, J.D. (org). Poesias ao vento: tempo de resistência. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Acesso em: 21 de março 2020. CHIACHIRI, Maria Ângela de Freitas. Metodologia do ensino: produção de textos. Batatais, SP: Claretiano, 2013. GAIA, Célia; GOULART, Marina. Metodologia do ensino: Formação do leitor. Batatais, SP: Claretiano, 2013. MORAIS, Andreia; OLIVEIRA, Maria Rejane; JÚNIOR, Jair Dias Augusto (organizadores). Poesias ao vento. Nova Iguaçu, RJ: Entorno, 2017. MORENO, Ana Paula, AUGUSTO JR., Jair Dias, Amaral, Simone (organizadores). Poesias ao vento: a brisa virou ventania, Rio de Janeiro: auto publicação, 2018. MORENO, Ana Paula, AUGUSTO JR., Jair Dias, AMARAL, Simone (organizadores). Poesias ao vento: Lindsay presente! Rio de Janeiro: auto publicação, 2019. OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

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