ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Midiaeducação na Horta escolar
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade - 9ª CRE
Rua Flávio Fraga S/nº - Campo Grande
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Rafaela Corrêa Ribeiro; Thatyana Guimarães de Sant'Anna e Silva Farias; Alessandra Maria Nogueira Saavedra Belieniz;Lucio Teixeira.
*Rafaela Corrêa Ribeiro, Mestranda Profissional em Ensino de Ciências pelo IFRJ/Nilópolis, Pedagoga e Psicopedagoga (UERJ), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (Faculdade de Educação São Luis), docente do PEJA dos anos iniciais.

*Thatyana Guimarães S. S. Farias, docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SME/RJ; Pedagoga e Orientadora Educacional; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e História e Cultura afro-brasileira; Graduanda em Licenciatura em História.

*Alessandra Maria Nogueira Saavedra Belieniz, Licenciada em Ciências Agrícolas e em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental, docente de Ciências SME/RJ.

* Lucio Teixeira, Licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRRJ, Especialista em Didática do Ensino Superior, UFRRJ e desde 1999 desenvolve hidroponia e hortas orgânicas nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Representante das Hortas Escolares da SME/RJ.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora dos anos iniciais do ensino fundamental; Professora dos anos iniciais do ensino fundamental; Professora de Ciências; Professor de Técnicas Agrícolas.
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
EJA I
OBJETIVOS

- Favorecer o protagonismo dos alunos do sexto ano escolar e do PEJA a partir das práticas da Midiaeducação na Horta Escolar;

- Estimular a oralidade, a organização do pensamento e da escrita (começo, meio e fim) nos alunos;

- Registrar as práticas na Horta Escolar através das competências e ferramentas básicas do audiovisual;

- Potencializar as ações da agenda 2030 e ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável e ODS4: Educação de qualidade.

HABILIDADES
6º ano - Ciências - Identificar os nutrientes encontrados nos diversos alimentos ingeridos em nossa alimentação.
6º ano - Ciências - Relacionar ciência e tecnologia.
6º ano - História - Identificar os componentes marcantes da memória coletiva e social do estado do Rio de Janeiro.?
6º ano - Sala de Leitura - Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico-cultural.
EJA I - EJA - Expressar sua história pessoal, valorizando positivamente sua experiência de vida. Resgatar a identidade pessoal e coletiva do grupo social a que pertence.
EJA I - EJA - Reconhecer-se como ser vivo e, portanto, como parte da natureza.
EJA I - Língua Portuguesa - Identificar diferentes gêneros textuais e suas respectivas funções
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O CIEP 09.18.510 Armindo Marcílio Doutel de Andrade é uma das escolas mais arborizadas da SME/RJ, e tem como projeto desenvolver atividades que envolvam o Meio Ambiente e Educação Ambiental de maneira transversal ao longo do ano. Como no espaço escolar existem horta orgânica e hidropônica, os docentes estimularam que os alunos realizassem diversas atividades que englobassem as orientações curriculares, as atividades práticas de manejo sustentável do canteiro em ambas hortas.

Para desenvolver as habilidades de Midiaeducação, a turma 1601 criou vídeos que abordassem temas atuais como o dia da árvore e alimentação saudável por exemplo, estimulando que os alunos organizassem o roteiro do vídeo, gravassem e editassem, estimulando dessa maneira a iniciativa e as práticas da educação 4.0 nas quaisonde os alunos aprendem fazendo - e com seus próprios erros - além de oportunizar o desenvolvimento de diversas habilidades como trabalhar em equipe, empatia, resiliência, resolução de problemas, dentre outras.

Algumas das atividades desenvolvidas com os alunos do PEJA de Midiaeducação foram gravar vídeos relatando suas vivências e conexões com a horta escolar fazendo com que eles explicassem o trabalho desenvolvido fora da sala de aula. Isso estimulou a organização do pensamento e das falas (começo, meio e fim), potencializou a oratória além de aumentar a autoestima deles ao verem seus vídeos no Youtube onde eles conseguem multiplicar seus conhecimentos sendo assim ouvidos. Os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU 2: Fome zero e agricultura sustentável e ODS4: qualidade na educação foram desenvolvidos durante as atividades de maneira transversal.

Os resultados a seguir foram observados em ambas turmas:

-Aumento da autoestima dos alunos;

-Argumentos mais assertivo;

-Aumento do vocabulário;

-Mais empatia entre pares;

-Melhoria na oratória;

-Aumento no espírito de união e pertencimento do grupo ao CIEP;

-Alimentação mais saudável;

-Resolução de problemas;

-Alunos se reconheceram como parte integrante da natureza;

-Entendimento da Agenda 2030 ODS 2 e ODS4.

Referências Bibliográficas

FREIRE, Paulo. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. Editora Paz e Terra, 2014.

PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. O Brasil e os desafios da educação e dos educadores na agenda 2030 da ONU. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, n. 3, p. 22-33, 2019.

TUFTE, Birgitte; CHRISTENSEN, Ole. Mídia-Educação–entre a teoria e a prática. Núcleo de Publicação do CED/UFSC, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 97-118, 2009.

Registros
IMAGENS
PEJA e Sexto ano na Midiaeducação e Horta Escolar
Colheita e Midiaeducação
Cuidados na Horta e Midiaeducação
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.