ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
DAS LETRAS A PALAVRA, DAS PALAVRAS, O MUNDO
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Thomas Jefferson - 8ª CRE
Estrada do Engenho Novo - - Realengo
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
DANIELA MENDES DE SOUZA MOREIRA
Eu Sou Daniela Mendes de Souza Moreira , professora de anos iniciais da rede municipal de educação do Rio de Janeiro há 7 anos, ingressei em 2011 como agente auxiliar de creche.
Minha formação acadêmica compreende Graduação em Licenciatura em Letras (Português/literaturas), concluída em 2016, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nesta instituição, fiz os seguintes cursos:
• VI Encontro de literatura infantil e juvenil – percursos de leitura (projetos de leitura na sala de aula) – carga horária de 24 (vinte e quatro horas), concluído em 15 de julho de 2010;
• III Seminário Nemp - Introdução à Linguística Cognitiva – carga horária de 6 (seis horas), concluído em 19 de novembro de 2010;
• I ENEALL – Desafios da formação em linguagens: saberes e sujeitos – carga horária de 20 (vinte horas). E estou em fase de conclusão da Pós-Graduação em Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB) com Ênfase em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSORA
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
OBJETIVOS
desenvolver o letramento por meio de atividades lúdicas motivadas pela leitura de textos como poemas, quadrinhas, parlendas, receitas bilhetes e cartas. A criança tem primeiro contato com o texto e, a partir deles, conhecem palavras e letras o que estimula o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, fazendo uso de caça palavras, letras embaralhadas e etc. Conhecer o alfabeto e identificar a letra inicial e final de palavras, no intuito de ampliar o seu repertório vocabular, associando essas letras a outros nomes, bem como o seu próprio e de colegas da turma.
HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Identificar a existência de espaço separando uma palavra de outra.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar relações fonema/grafema em diferentes textos.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas em atividades com diferentes gêneros textuais.
1º ano - Anos Iniciais - Reconhecer e utilizar a direção da escrita em situações de leitura e escrita de textos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A partir da leitura de um texto usado para motivar a atividade, de modo coletivo, os alunos retiram uma palavra (chamada de norteadora) da leitura e construímos um repertório/banco de palavras. No início foi feito a partir de imagens, nomeadas e escritas com alfabeto móvel, sílabas simples, destacando vogal e consoante, liam a palavra e fomos expondo na sala. A segunda parte, era descobrir novas palavras a partir das existente, buscando palavra dentro da palavra, misturar sílabas e etc. O repertório/banco de palavras é usado como consulta para leitura, localizar letra inicial, encontrar palavra dentro da palavra, dentre outras possibilidades.
-
Referências Bibliográficas

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: Um diálogo entre teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1ª Edição . São Paulo. Contexto, 2021.

Registros
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.