Utilizar o podcast como uma ferramenta de aprendizagem ativa para melhorar as habilidades de comunicação oral dos alunos. Encorajar os discentes a expressar suas ideias de forma criativa;
Identificar os elementos que constituem um podcasts e também a poesia Slam;
Reconhecer características como tom de voz, ritmo, rimas e repetições em áudios e performances;
Contar histórias em formato de podcast; Criar narrativas curtas, planejar o enredo e utilizar recursos sonoros simples para dar vida às histórias;
Apresentar um poema de forma criativa;
Realizar leituras expressivas de poemas, explorando pausas, entonação e gestos que adicionem significado à poesia;
Identificar como os autores expressam suas opiniões e sentimentos, e refletir sobre como isso pode influenciar a forma como entendemos o mundo.
Criar um podcast sobre um tema relevante e pertinente ao grupo
Trabalhar coletiva para pesquisar, discutir e apresentar informações sobre um assunto importante usando o formato de podcast
Toda comunidade escolar se envolveu no processo, interagindo nas redes sociais da escola, querendo saber mais, participar e dar sugestões.
A turma 1502 obteve muito sucesso e desenvolvimento em Língua portuguesa, descobrimos muitos talentos ocultos.
Destacamos ainda o aprendizado e a reflexão, pois o projeto ajudou a aprimorar habilidades de escrita, performance, produção de mídia e colaboração, protagonismo, etc.
O feedback da comunidade escolar foi construtivo e útil para o aprimoramento de todas as habilidades e competências em questão. A criatividade e originalidade foi ganhando espaço. Os alunos demonstraram bastante desenvoltura no processor de criatividade na escolha de temas, na escrita de poesias e nas gravações dos podcasts e apresentações. Os episódios do podcast alcançaram o público-alvo pretendido satisfatoriamente.
https://streamyard.com/podcasting
https://youtu.be/fv5KcfxxfZs
https://youtu.be/QHcl1OStViM
BRUNO, Adriana Rocha. Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências. Salvador: EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34368/5/formacao-de-professores-na-cultura-digital-REPOSITORIO.pdf
ROJO, Roxane (Org.) Multiletramentos e as TICs: escol@ conect@d@. São Paulo: Parábola Editorial. 2013