ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Alfabetização através de jogos inteligentes metacognitivos
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Jornalista E Escritor Daniel Piza - 6ª CRE
Av . Prefeito Sá Lessa 300 - Coelho Neto
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Ana Paula Cavadas Rodrigues, Carla Verônica Machado Marques, Renata Mendonça da Fonseca, Carolina Alves Fantinato, Giovanna Paz Martiniano de Almeida, Noemi Costa Farias dos Santos
Ana Paula Cavadas Rodrigues, possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRuralRJ. Pós-graduação em Educação Ambiental, pela UERJ e mestra em informática, educação e sociedade pela UFRJ. Atualmente é professor regente 1 ciências e professora do Projeto Carioca 1 da E.M.J. Daniel Piza. É colaboradora da UFRJ, nos processos de elaboração de games inteligentes e desenvolvimento da escola metacognitiva. Carla Verônica Machado Marques Doutora pela COPPE-Inteligência-Artificial-Neuropsicóloga-cognitiva/Psicopedagoga.Mestre em Antropologia da Arte, Alfabetização e Bilinguismo. Professora Assistente da UFRJ- NCE. Carolina A. Fantinato Mestre em Educação Básica pelo Colégio Pedro II, Licenciada em Geografia pela UFRuralRJ. Professora de Geografia do Rio desde 2016. Renata M. da Fonseca Engenheira Eletrônica (CEFET/RJ); Curso de Extensão em Neuropedagogia Computacional (NCE/UFRJ); Mestranda em Engenharia de Produção, na área de Engenharia de Decisão e Gestão da COPPE. Geovana e Noemi bolsistas
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora Doc 1 de ciências
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
5º ano
OBJETIVOS
O modelo utilizado baseia-se em avançadas abordagens neurocognitivo-linguísticas, contribuindo para o entendimento dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Os objetivos desse projeto visam contribuir significativamente para o aprimoramento da educação no Brasil. Pretende-se desenvolver um meta-modelo universal que represente a matriz inconsciente de solução em relação à abstração e ao conhecimento implícito nos processos de aprendizagem. Com a identificação de universais psíquicos crescentes, busca-se subsidiar o desenvolvimento de tecnologias evolutivas, adaptativas, preditivas e prescritivas para uma educação personalizada, utilizando-se do potencial da inteligência artificial.
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar em textos ou versos, a presença de ritmo e aliterações.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2022 até Dezembro/2022
O projeto foi iniciado realizando jogos de consciência fonológica, jogo casa das rimas, jogo do alfabeto dos rótulos e o jogo da segmentação. O jogo da casa das rimas foi realizada com um material feito em formato de casa, o papel 40kg amarelo é o telhado da casa e nele está colado o título da atividade: “Era uma casa muito legal, tinha em cada porta um animal”, que fará com que o aluno entenda o que é rima e a lógica do jogo. Logo abaixo, tem um papel 40kg branco com 16 papéis coloridos dobrados dispostos um do lado do outro que representam as portas das casas, em cada porta há uma frase do lado de fora que rima com algum animal, na parte de dentro do papel (escondido) terá o nome e a imagem de cada animal que corresponde à rima. O professor lê a frase localizada na “porta” e os alunos responderam qual era o animal que tinha a imagem colada tendo em vista a rima, depois de responder, o aluno vai até o papel, o desdobra e confirma se a sua resposta foi correta. No jogo do alfabeto dos rótulos, eram expostas as letras do alfabeto em um papel 40kg, para que os alunos pudessem entender facilmente a idéia do jogo combinado à explicação do aplicador, eles tinham embalagens selecionadas e impressas em um bom tamanho para visualização descomplicada da letra inicial da marca e assim ele deveria corresponder a marca com a letra de sua inicial. Já no jogo da segmentação ficavam dispostas 90 cartas, sendo 54 com sílabas e 36 com ilustrações de objetos, havendo 18 imagens descritas com palavras trissílabas e 18 com dissílabas que ficavam separadas em dois grupos, então, o aluno escolhia uma das imagens do grupo das trissílabas e a escreve com as cartas de sílabas, em seguida, o mediador remove uma das sílabas e questiona o educando: qual é a palavra que ficou escrita?, ao responder ele corresponde a palavra com uma imagem do grupo de dissílabas.
-
Referências Bibliográficas

BRUNER, J. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1971

FERNANDES, Raquel Moreira Machado et al. Uma experiência com o binômio [ Design thinking+ pensamento computacional] para o letramento digital do público feminino através do desenvolvimento de games. In: Anais do XIV Women in Information Technology. SBC, 2020. p. 149-158. 2020

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana; LICHTENSTEIN, Diana Myriam. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas, 1986.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitivedevelopmental inquiry. American Psychologist, 34, p. 906 – 911, 1979.

FREIRE,P. Pedagogia do Oprimido. 13.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FURST, P. Fontes para a origem dos universais da cognição. Tese de Doutorado. UFRJ -

IP, Rio de Janeiro, 2003.

GUILFORD, J.P. Creativity. American Psychologist, v. 5, n. 9, p. 444–454, 1950.

___________. The nature of human intelligence. McGraw-Hill, 1967

JACOB, Jolibert e colaboradores. Além dos muros da escola. Artmed,2006.

LURIA, A. R. Human Brain and Psychological Processes. New York, Harper, 1966b.

LURIA, A. R. Towards the problem of the historical nature of psychological processes.

International Journal of Psychology, v. 6, p. 259-272, 1971.

MARQUES, C. V. et al. Templates Cérebro-Mente: Um Modelo Diagramático Aplicado a

Jogos Inteligentes. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (TISE), 19., 2014, Fortaleza. Anais... Chile: Universidad de Chile, 2014, p. 922-927.

MARQUES, Carla Verônica Machado; CALIL, Érica; BRASIL, Gabriel. Game Inteligente: conceito e aplicação. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015.

MARQUES, Carla Verônica Machado. EICA-Estruturas internas cognitivas aprendentes: um modelo neuro-computacional aplicado à instância psíquica do sistema pessoa em espaços dimensionais. 2017.

RIOS. T. M. S. B. A Alfabetização Consciência Fonológica, Psicogênese da Escrita e

Conhecimento dos Nomes das Letras: Um ponto de interseção. Dissertação (mestrado).

Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2006

RODRIGUES, Ana Paula C.; WESLEYANNA, VA de; SOUZA, Letícia Maria da Costa Guimarães. O jogo dos reinos: proposta de estímulo às ciências biológicas e ao pensamento científico.

RODRIGUES, Ana Paula Cavadas. Fio Condutor Pedagógico Metacognitivo: uma Máquina de Estados não Determinística para Elaboração de Games Inteligentes. Dissertação de Mestrado-PPGI-Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018.

RODRIGUES, Ana Paula Cavadas et al. O desenvolvimento de games como metodologia de ensino-aprendizagem e estratégia para promover o protagonismo juvenil. In: Proceedings of Brazilian Symposium on computers in education. 2019. p. 853-862. 2019.

RODRIGUES, Ana Paula Cavadas et al. Digital and Scientific Literacy with Games: A Pedagogical Process Based on System Engineering. Journal on Interactive Systems, v. 12, n. 1, p. 219-231, 2021.

SARGIANI, Renan. Alfabetização baseada em evidências: da ciência à sala de aula.

Registros
IMAGENS
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.