• Refletir com os pais e responsáveis sobre as diferentes questões que atravessam o desenvolvimento das crianças;
• Refletir com os pais e responsáveis sobre convivências e conflitos no ambiente escolar.
Em fevereiro de 2023 fizemos contato com a direção da E.M. Elza Soares, nosso intuito foi avaliar a continuidade do trabalho iniciado em 2022 com a professora Débora Almeida. No desenvolvimento das nossas ações, o grande número de atendimentos de alunos e responsáveis nos chamou atenção para a necessidade de estabelecer um canal de comunicação com os responsáveis sobre diferentes questões identificadas no cotidiano escolar relacionadas ao desenvolvimento das crianças, sobretudo as do 1º ano do Ensino Fundamental.
A metodologia escolhida foi a roda de conversa. Esse formato proporciona o diálogo entre os participantes e a escuta dos responsáveis com horizontalidade.
Realizamos o primeiro encontro em junho com 23 presentes divididos em dois momentos para facilitar a escuta e o diálogo, utilizamos essa frase disparadora: "Quando você pensa em criação de filhos, quais as palavras que vêm a sua cabeça?" Produzimos cartazes com a memória da reunião que, após o encontro foram entregues à direção da escola. A dinâmica com o grupo da tarde foi propícia para que alguns responsáveis apresentassem aspectos das histórias de vida de suas crianças.
O segundo encontro ocorreu em outubro e contou com a participação de 53 pessoas. Duas colegas do PROINAPE, a psicóloga Adriana e a assistente social Aline, nos auxiliaram. As questões disparadoras foram: "O que vem à sua cabeça com a palavra criança? O que vem à memória quando vocês lembram da infância de vocês?". Novamente confeccionamos cartazes com a memória do encontro. Embora estas ações tenham sido originadas pelas observações colhidas na nossa prática profissional e nos diálogos com as diretoras, não houve articulação com o PPP da escola.
Os encontros com os responsáveis nos proporcionaram ampliar os vínculos com este público, conhecer suas ideias e concepções sobre o tema trabalhado e sobre as relações no cotidiano da escola.
As Reflexões propostas nos nossos objetivos necessitam de outros encontros para serem consolidadas. Essa iniciativa constituiu um projeto piloto que necessita ser ampliado e incorporado na dinâmica escolar como as reuniões de responsáveis promovidas pela U.E.
Nossa avaliação referente à adequação da metodologia aplicada é que a mesma atendeu as nossas expectativas, principalmente em relação à facilidade de comunicação com os participantes e a confecção dos registros de memória. No entanto é preciso desenvolver estratégias para mensurar os resultados atingidos.