ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
"Educação Antirracista: Além dos muros do EDI. "
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EDI Coronel Assunção - 4ª CRE
Rua Paranapanema 1001 - Olaria
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
Shirlei Machado
Professora antirracista, Mãe, preta e contadora de histórias. Formação em Pedagogia, porém vivo em formação em todos os espaços que me permito estar. Na rede já perpassei por várias funções em diferentes espaços, de Escolas a SME/GEI. Já fui formadora do PINAIC, avaliadora de banca de PEI e formadora da EFPEF. Atualmente, sou Professora Articuladora do EDI Coronel Assunção e Professora regente de Eletiva de Roda de Leitura, atendendo de 1° ao 3° ano.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PII/ professora Articuladora
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Pré I
Pré II
HABILIDADES
Educação Infantil - Educação Infantil - Explorar o espaço em que se habita, conhecendo sua história e ampliando o conhecimento do meio através de diferentes linguagens.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2022 até Dezembro/2024
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Objetivo(s), em consonância com as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena

Reveberar em diferentes espaços com diferentes grupos sobre a

importância da educação antirracista, a garantia da lei 10/ 639 , dialogando em rodas de conversas e contação de histórias afrorreferenciadas , promovendo conhecimento e amplinado o repertório para um planejamento potente nas Relações Étnico-Raciais levando um recurso pedagógico produzido protagonizado pelas crianças do EDI.

Percebendo a necessidade de dialogar e provocar uma reflexão sobre a educação antirracista no meu espaço escolar, surge a ideia de levar toda produção da unidade, todo protagonismo de nossas crianças para outras unidades, dialogando em rodas de conversas com educadores, responsáveis e realizando oficinas de contação de histórias, narrando histórias Africanas e indígenas. Potencializando todos envolvidos através do material produzido pelas crianças do EDI e com uma roda de provocações e curiosidades de nossa história afro- brasileira e indígena. Garantindo assim exposições de experiências e vivências possíveis acerca das temáticas: étnico-racial e povos originários. Receber após as visitas externas relatos positivos dos diferentes grupos envolvidos.
Em todos os espaços e grupos que se envolveram com o projeto, foi notável a importância das trocas e aprendizagens. Recebi relatos positivos de mudanças de práticas pedagógicas com olhar antirracistas, com crianças que valorizaram suas identidades e consciência sobre o racismo, o empoderamento das crianças, famílias e educadores dentro e fora da unidade. Uma verdadeira expansão para além dos muros do EDI. Uma forma de levar o protagonismo de nossas crianças através de produções, vivências e experiências antirracistas do meu espaço, sendo levados através da minha figura e narração.
Referências Bibliográficas

Material RioEduca

Material GERER

MATERIAL AUDIOVISUAL MULTIRIO

Educação Antirracista ( Bárbara Karine)

O pacto da Branquitude ( Cida Bento )

Infâncias Negras

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.