Atenuar a dificuldade de integração entre os alunos
Facilitar a expressão cultural e identitária
Ampliar o repertório musical dos alunos
Reconhecer os elementos da linguagem musical e de seus parâmetros
Incentivar a escuta crítica de diferentes estilos musicais e a apreciação da diversidade cultural e geracional.
Criar composições coletivamente a partir das vivencias com o grupo
Promover a integração e o respeito entre gerações
Romper preconceitos e estereótipos relacionados à idade
Estimular a troca de experiência, o respeito e a valorização dos indivíduos envolvidos considerando suas origens, traços culturais e histórias de vida.
Permitir que cada aluno, independentemente da idade, tenha a oportunidade de expressar suas emoções, histórias de vida e experiências por meio da música.
Adolfo, Antonio – Composição: Uma discussão sobre o processo criativo brasileiro – Rio de Janeiro: Lumiar Ed: 1997.
Howard, John – Aprendendo a compor – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1991.
Schafer, Murray – O ouvido pensante – São Paulo: Ed UNESP: 2011
Swanwick, Keith - Ensinando música musicalmente – São Paulo: Ed Moderna,2003