JULIANA TRAJANO DOS SANTOS
Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Especialista em Educação Física Escolar pela UERJ e em Docência Básica, na Disciplina de Educação Física, pelo Colégio Pedro II. Mestra em Ciências da Atividade Física - linha de pesquisa sociocultural, pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO - com foco no tema Violência, Esporte e Sociedade.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PEF Educação Física
Desenvolver durante as aulas a ideia de racismo presente dentro da sociedade bem como aquele que está presente no futebol.
Apresentar a história do futebol e a participação dos atletas negros no processo de profissionalização esportiva.
Debater sobre os aspectos de branquitude e negritude, este último como herança escravagista, a partir do relatos dos/das estudantes.
Desenvolver no estudante o senso crítico pertinente ao racismo dentro da sociedade brasileira bem como formas de combater tais atitudes através de diálogos construídos em sala.
O CEJA Acari é uma unidade educacional que promove a Educação de Jovens e Adultos na modalidade semipresencial. A Educação Física (EF) é um componente curricular no qual desenvolve conteúdos dentro da cultura corporal dos indivíduos pertencentes a referida modalidade de ensino, buscando dialogar com temáticas que sejam pertinentes aos estudantes dentro do campo social, político e cultural, levando em consideração o movimento e as práticas corporais (Brasil, 2018).
Dessa maneira, no terceiro trimestre - de agosto a outubro de 2024 - a unidade de ensino teve como temática central os esportes – megaeventos, tecnologia nos esportes, violências nos esportes e racismo no futebol. Tais elementos surgem de forma a aproximar a EF do projeto da escola que busca trabalhar a educação antirracista em seu projeto político.
O tema esporte é amplo, tendo uma gama de possibilidades nas quais podem ser desenvolvidas nas aulas de EF. O esporte sendo um fenômeno cultural pode ser introduzido na escola por outro viés como o político, social, cultural e não somente numa visão mecânica que priorize somente o movimento. Partindo de tal premissa, o racismo entra nesse panorama. Apesar de o enfoque ter sido no futebol, sabemos que o racismo também está presente em outras modalidades esportivas (Santos, 2021).
Em um primeiro momento, debatemos o que é violência trazendo algumas conceituações. Uma das tarefas que teve destaque foi o acesso dos estudantes ao vídeo “Racismo no futebol: mito ou realidade”, do canal Pensando o Movimento, que se encontra na plataforma de stream Youtube. O vídeo trouxe assuntos importantes como um breve histórico do futebol no Brasil, a entrada de atletas negros no esporte, percepções acerca das lideranças predominantemente branca e experiências de alguns atletas negros com atos racistas. A entrada dos negros no futebol marca o início da profissionalização do esporte no Brasil (Silva; Votre, 2006) por isso é de suma importância tratar do tema bem como a magnitude que tal esporte tem no Brasil e no mundo.
Após assistir ao vídeo, problematizamos a questão do racismo não só no futebol, mas também no cotidiano da sociedade e na vida dos/das estudantes, relacionando este como um fruto da escravização que o Brasil sofreu no período colonial (Moura, 1983). Outro ponto debatido foi o fato de a maioria das lideranças dos times – dirigentes e técnicos – serem brancos. Outro ponto trabalhado nas aulas foi a relação dos megaeventos, as violências e a indústria, correlacionando esses três pontos.
Dentro de uma das aulas, foi apontado que a maioria dos estudantes da EJA são negros/negras e que tal fato tem relação com a tardia oferta de educação a essa população que sofreu e ainda sofre com uma herança escravagista. Ao final da aula, falamos do caso Vinícius Jr. Houve um debate a partir das percepções dos/das estudantes acerca da injustiça que aconteceu com o atleta bem como os diversos episódios de violência que o mesmo sofrendo na Europa.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
SANTOS, J. T. Violências nos esportes: reflexões específicas objetivando uma visão global. 2021. 151 f. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Salgado de Oliveira - Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física, Niterói, 2021.
SILVA, C. A. F.; VOTRE, S. J. Racismo no Futebol. Rio de Janeiro: HP Comunicação, 2006.