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Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Trabalho e projetos de vida
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Clotilde Guimarães - 4ª CRE
Avenida Postal 49 - Ramos
Unidade não vocacionada


AUTORES

JORGE CUSTODIO

Professor de Geografia. Doutor em Sociologia e Direito (UFF).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I

Caroline Cardoso

Professora de Geografia.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I

Angelica Calbinho Ribeiro

Professora de Matemática.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA II - Bloco 1
EJA II - Bloco 2
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA
Relacionamos as ideias de trabalho e memória coletiva em notas biográficas, estimulando, pouco a pouco, nossos alunos a revisitar suas vivências individuais e coletivas. Reanalisam, com isso, a autoimagem e o próprio status social pela redação de notas biográficas para explicitar os desejos pessoais por profissão e carreira, mas, ao mesmo tempo, eles discutem seus potenciais individuais, reconhecendo, no entanto, a força de desigualdades sociais de classe, raça e gênero. Trata-se também de produzir com tudo isso livretos digitais. Os alunos, assim, descrevem seus sonhos de vida futura e, posteriormente, problematizam formas de vida e trabalho para além da vontade pessoal. Têm, sobretudo, de desenvolver competências socioemocionais para descobrir ou construir possibilidades de projetos de vida e de reinventar-se nas relações sociais como pessoa, trabalhador e cidadão. O livreto digital expressa o objetivo de registrar sonhos como inspiração de potência, resistência e criatividade em termos de cultura, pessoas e classes.
COMPONENTE CURRICULAR
EJA II - Bloco 1 - História/Geografia - Compreender a cidadania como um processo de ampla e irrestrita participação na sociedade, incluindo o exercício de seus direitos e deveres civis, sociais e políticos
EJA II - Bloco 1 - História/Geografia - Compreender como relações de poder e dominação são construídas socialmente, indicando um determinado modelo de desenvolvimento socioespacial.
EJA II - Bloco 1 - História/Geografia - Produzir textos sistematizando conhecimentos, resultados de pesquisas ou outras produções relacionadas a essas áreas do conhecimento, coletivas e individuais, com progressivo desenvolvimento da autonomia, inclusive em meio digital, ampliando possibilidades de produção e publicação dos textos
EJA II - Bloco 2 - História/Geografia - Compreender a cidadania como um processo de ampla e irrestrita participação na sociedade, incluindo o exercício de seus direitos e deveres civis, sociais e políticos
EJA II - Bloco 2 - História/Geografia - Compreender os sentidos de trabalho, as desigualdades e as transformações históricas nos mundos do trabalho, como processos influenciados pelas relações social, cultural, política, econômica e pelo desenvolvimento científico-tecnológico, nas diversas sociedades, especialmente considerando o Brasil e o Rio de Janeiro.
EJA II - Bloco 2 - História/Geografia - Produzir textos sistematizando conhecimentos, resultados de pesquisas ou outras produções relacionadas a essas áreas do conhecimento, coletivas e individuais, com progressivo desenvolvimento da autonomia, inclusive em meio digital, ampliando possibilidades de produção e publicação dos textos
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/9/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Realizamos a primeira metade do plano de dimensão em dois dias, articulando trabalho e plano de vida ao sentido da educação na trajetórias biográficas de escritores negros como Machado de Assis e Luiz Gama, que têm em comum o poder de observação de pessoas e relações sociais para produzir seus projetos tanto de vida quanto intelectual.

Ressaltamos para os alunos cidadania e trabalho como luta por igualdade e liberdade, relativizando o simples poder da escolha individual, ao discutir trechos do filme Dr. Gama. Luiz Gama se tornou um autodidata, advogado e abolicionista, apesar de ser vendido e, assim, escravizado ilegalmente pelo próprio pai. Ele se alfabetizou e, após provar ter nascido livre, construiu um projeto de vida de luta pelo fim do escravismo.

Trabalhando ainda trajetória biográfica e relações sociais, ao analisar o livro ilustrado Machado, consideramos a ascensão social e prestígio de Machado de Assis. Ele produziu com sucesso seu projeto de vida tanto pessoal como intelectual. Tinha uma grande vantagem: ler e escrever. Construiu na vida e escreveu nos livros uma leitura crítica das relações de poder e das pessoas da sociedade escravocrata e, embora de família de origem pobre e uma criança negra alfabetizada e livre, se articulou pela sociedade para ser tipógrafo, jornalista e escritor, além de ser funcionário público, com entendimento da noção de favor e dos donos do poder.

Construímos a segunda metade do plano de dimensão em outros dois dias da semana seguinte. Discutimos a ideia de sonhos e projetos de vida no mundo do trabalho contemporâneo, o que significou explorar também as experiências ou vivências dos alunos. Temos, para tanto, como ponto de partida, a análise com os alunos do documentário “Vidas Entregues”.

Ressaltou-se nas discussões o sentido do trabalho para homens e mulheres pobres submetidos às relações de poder impostas pelos aplicativos de entregas com apenas um celular e uma bicicleta por causa da condição de subcidadania e do risco de desemprego. Os alunos têm opiniões divididas em relação ao documentário: uma parte exalta a renda e a liberdade e a outra salienta o risco de vida e a falta da carteira assinada.

Fomentamos os debates para a relevância de compreender pessoas e analisar relações sociais como posturas fundamentais para viabilizar o projeto de vida. Luiz Gama e Machado de Assis têm muitas coisas para nos ensinar a escapar da vida entregue ao trabalho precário. Tornam-se com isso fontes de inspiração para os projetos de vida dos alunos no mundo do trabalho contemporâneo.

Registramos muitas experiências de trabalho precário nas trajetórias de vida dos alunos da nossa escola. Eles narram isso na trajetória individual ou nas vivências de familiares, articuladas por baixos salários e pela subcidadania. Ressaltam, ademais, dificuldade de produzir e racionalizar planos de futuro.

Ao mesmo tempo, temos renovações do repertório cultural dos alunos. Eles, com isso, articulam novas referências de vida com o exame de notas biográficas, a partir de reflexões e debates na escola, para desenvolver competências socioemocionais, considerando a troca de ideias, o autoconhecimento e o aprender a aprender para construir e rearticular sonhos de futuro em projetos de vida.

As redações reproduzem desejos, motivações e interesses dos alunos e, assim, são registros de sonhos, o que se constitui em uma fonte de informações para repensar e reescrevê-los com o fluxo da vida, algo que rompe com os lamentos iniciais de falta de sonhos e que o real é viver apenas o hoje.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS, M (2012) Quincas Borba. São Paulo: Penguin/ Companha das Letras.

ASSIS, M (2014) Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Penguin/ Companhia das Letras.

ASSIS, M (2016) Dom Casmurro. São Paulo: Penguin/ Companhia das Letras.

CASTEL, R (2008) A discriminação negativa. Petrópolis: Vozes.

LIMA, B R (2024) Luiz Gama contra o Império. São Paulo: Contracorrente.

LIMA NETO, F (2022) Luiz. Campinas: Mostarda.

NILHA, O (2022) Machado. Campinas: Mostarda.

PERRENAUD, P (1999) Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed.

SENNETT, R (1999) A corrosão do caráter. Rio de Janeiro: Record.

SANTOS, L C (2010) Luiz Gama. São Paulo: Selo Negro.

Registros
IMAGENS
Trabalho, sonhos e projetos de vida (capa do Livreto digital com sonhos de aluno em relação ao mundo do trabalho).
alunos escrevem sobre seus sonhos de trabalho, profissão e carreira.
Professor associa trabalho e projetos de vida e explica o valor de pessoas e relações sociais no mundo contemporâneo.
Alunos analisam trechos de filmes, documentários e reportagens sobre Machado de Assis e Luiz Gama
Professores expõem a vida de Luiz Gama e Machado de Assis, associando-as ao tema trabalho e projetos de vida.
Alunos leem o livro O menino que vendia sonhos.
Professora discute o livro O menino que vendia sonhos, pensado, com os alunos, o tema Trabalho e projeto de vida.
Professor explica a ideia de desproteção social no documentário Vidas Entregues e no mundo contemporâneo do trabalho.
Alunos reunidos para ver e discutir o documentário Vidas Entregues a partir do tema Trabalho e projetos de vida.
Alunos discutem a importância de construir projetos de vida frente ao trabalho precário.
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