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Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Histórias e Memórias: O valor emocional das trocas com "CREJA FAZ GIRAR"
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
Creja - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens E Adultos - CREJA
Rua da Conceição 74/76-a - Centro
Unidade não vocacionada


AUTOR

KARLA ADRIANE FREITAS

Sou formada em Letras Português/ Inglês / Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Durante minha trajetória profissional, já tive a oportunidade de atuar em cenários diversos, incluindo passagem pelo Colégio de Aplicação da UFRJ (CAP UFRJ) como professora regente contratada e experiências na área de educação no exterior. Atualmente sou professora regente de língua inglesa na rede municipal do Rio de Janeiro e também estou na coordenação pedagógica do Centro Municipal de Referência em Educação de Jovens e Adultos, onde também atuei brevemente como professora regente de Sala de Leitura Pólo Paulo Freire.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Coordenadora Pedagógica

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA I - Bloco 1
EJA I - Bloco 2
EJA II - Bloco 1
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA
Promover uma feira de trocas com o objetivo de fomentar o encontro entre estudantes, oportunizando negociações e formas de interação comercial não monetárias, através de iniciativa decolonial baseada em trocas solidárias, incentivando assim a reutilização e a sustentabilidade. Além de criação de espaço para interação social, a feira oferece uma alternativa econômica para aquisição de bens. A sustentabilidade se faz presente na reutilização de itens, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental e contribuindo para a preservação dos recursos naturais. Objetiva-se ainda a conscientização sobre o consumo consciente, com o incentivo de hábitos mais responsáveis, e o fortalecimento da comunidade através de interação social, onde os participantes podem se conectar, trocar experiências e fortalecer laços comunitários. Não obstante, pretende-se ainda gerar empoderamento social através do movimento de pessoas compartilhando suas histórias e conhecimentos, promovendo a solidariedade.
COMPONENTE CURRICULAR
EJA I - Bloco 1 - Ciências - Relacionar consumo não sustentável ao consumo sustentável, quanto à produção de resíduos, ao uso de recursos naturais e às condições de vida do e no planeta Terra.
EJA I - Bloco 1 - Educação Física - Reconhecer-se como sujeito produtor da diversidade de manifestações da cultura corporal e dos sentidos para elas produzidos, nas diferentes sociedades e grupos, especialmente nas manifestações de cultura popular,indígenas e afro-brasileiras
EJA II - Bloco 1 - História/Geografia - Compreender desenvolvimento sustentável, manejo sustentável e escassez de recursos naturais, suas características e seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.
EJA II - Bloco 2 - Língua Portuguesa - Experimentar a oralidade como meio de produção de si e do mundo; de criação, expressão; comunicação, argumentação e interação social, em situações e contextos sociais diversos, formais e informais, inclusive em meio digital, adequados aos objetivos, gêneros discursivos e interlocutores, nas culturas brasileira, popular, indígena e afro-brasileiras.
EJA II - Bloco 2 - Matemática - Reconhecer-se como sujeito que interage com conhecimentos matemáticos e os produz, em suas diversas formas e contextos sociais, para compreensão do mundo e de fenômenos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/4/20 até atualmente

1. Sensibilização com as turmas, estagiários e docentes – Explicação do que é, objetivos e organização. Esudantes e funcionários são informados sobre troca de itens com valor sentimental ou de alguma relevância para eles. Eles deverão contar suas histórias/ memórias/ experiências ao trocar os itens.

2. Listagens constando nome dos estudantes e seus itens. O objetivo aqui é organizar e fazer um levantamento acerca dos itens, evitando que alguém deixe de participar por não ter o que trocar.

3. Corpo docente, estagiários e funcionários trazem itens extras para doação de trocas.

4. Coletivos de estudantes, estagiários, docentes e funcionários se reunem em todos os turnos da escola para realização da feira de trocas. Todos participam. Aqueles que não tem artigos para trocar, recebem itens de doação e são convidados a advinhar/criar histórias relacionados a esses itens. Participantes interagem, tomam café, compartilha

5. Artigos que sobraram são destinados ao armário solidário da escola para doação.

6. Posteriormente, estudantes são convidados a refletirem e fazerem uma autoavaliação do evento.

Estudantes experenciaram a importância do consumo consciente, sendo incentivados a terem hábitos mais responsáveis e refletiram acerca do que realmente precisamos. Além disso, compartilharam suas habilidades, conhecimentos, histórias e memórias promovendo a solidariedade e a colaboração. Como o esperado, houve espaço para interação social, onde os participantes de diferentes turmas puderam se conectar, trocando experiências e fortalecendo laços comunitários.
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E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


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