ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Tia Márcia do Borel e Niara do Sol e suas lutas pelo Verde.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Avenida dos Desfiles - 1ª CRE
Avenida Salvador de Sá S/N Setor 12 - Cidade Nova
Unidade não vocacionada


AUTORES

Luara dos Santos Silva

Luara Santos é graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (2011), Mestra em Relações Étnico-raciais pelo CEFET/RJ (2015), Doutora em História Social (2022).

É professora de Ensino Fundamental I na Rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2010, atuando como professora alfabetizadora na Educação de Jovens e Adultos desde 2013 até o tempo presente. Atuou como Professora Orientadora na EJA entre 2018 e 2021.
É professora alfabetizadora do Peja I, bloco 1, no CIEP Avenida dos Desfiles desde 2022.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora II

Aleksandra Stambowisky de Carvalho

É mestra em Relações Étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2016) e graduada em História pela Universidade Estácio de Sá (2011). É docente dos anos iniciais da Educação Básica na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro desde 2005. Desempenhou a função de formadora na Formação Continuada para Alfabetização na cidade do Rio de Janeiro, trabalhando nos e com os territórios da 8ª e 1ª Coordenadorias Regionais de Educação. Atualmente, leciona na Educação de Jovens e Adultos e atua como Coordenadora Técnica do curso "Território Educador", idealizado e realizado pela Gerência de Relações Étnico-raciais.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora II

Rosália da Silva Marques

Formada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá em 2005, pós-graduação em Neurociência(2021)
Desde 2011, atua na Secretaria Municipal de Educação (SME- AEI). Em 2016, assumiu como professora de Educação Infantil. Desde 2022,atua como Coordenadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Coordenadora Pedagógica

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA I - Bloco 1
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA

Esta prática teve por objetivos:

*Conhecer a mobilização cidadã de lideranças locais que atuam em nosso entorno;

* Identificar e valorizar as agências de mulheres negras e indígenas em nossa cidade;

* Conhecer a importância dos povos indígenas e da população negra na história da cidade do Rio de Janeiro;

* Realizar leitura e compreensão textual de notícia de jornal;

* Ler e escrever palavras relacionadas à notícia de jornal lida coletivamente.

COMPONENTE CURRICULAR
EJA I - Bloco 1 - Ciências - Reconhecer a nós, seres humanos, como parte da natureza, nossas relações com o ambiente e como nossas atitudes impactam o ambiente, em nossa sociedade e nas sociedades indígenas brasileiras, ao longo da história
EJA I - Bloco 1 - História/Geografia - Compreender a diversidade Brasileira, em especial no Rio de Janeiro, como reflexo dos processos de constituição desses territórios e seus impactos na diversidade étnica, cultural, religiosa etc., considerando especialmente as contribuições das sociedades indígenas e afro-brasileiras
EJA I - Bloco 1 - História/Geografia - Reconhecer a sua condição de sujeito histórico, produtor de cultura e participante dos diferentes grupos sociais que constroem a história das diferentes sociedades, especialmente considerando o Brasil, o Rio de Janeiro, as sociedades indígenas, afro-brasileiras e latino-americanas
EJA I - Bloco 1 - Língua Portuguesa - Experimentar a leitura de textos não verbais e verbais de diferentes tipos e gêneros, em diferentes suportes, em meio físico ou digital, com mediação docente, incluindo literaturas de autores e autoras indígenas, afro-brasileiras e latino-americanas.
EJA I - Bloco 1 - Língua Portuguesa - Produzir textos não verbais e verbais (tais como listas, bilhetes, cartazes, formulários, currículos, frases que expressem seus pensamentos ou escritas de si etc.), coletivos e individuais, com mediação docente, em situações comunicativas e contextos sociais diversos, formais e informais, adequadas aos objetivos, gêneros discursivos e interlocutores, inclusive em meio digital, ampliando possibilidades de produção e publicação dos textos.
EJA I - Bloco 1 - Língua Portuguesa - Reconhecer a sua condição de sujeito que interage no mundo por meio da leitura-escrita, em suas diversas formas e contextos sociais, para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, lazer, trabalho, expressão de pensamentos e sentimentos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/4/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

A prática se desenrolou a partir da leitura prévia da matéria jornalística, pela professora, da seguinte forma:

1) Escrita do título da matéria jornalística no quadro branco, incentivando a leitura pelos alunos;

2) Visualização da matéria jornalística, explorando o título e as imagens;

3) Roda de conversa sobre as ações das lideranças Tia Márcia do Borel e Niara do Sol em suas respectivas comunidades (Morro do Borel e Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida do Estácio), explorando os seguintes pontos:

3.1) As suas lutas pela preservação da natureza e a participação cidadã em prol da coletividade do seu entorno;

3.2) A exploração e a destruição do meio ambiente e as violências contra os povos originários promovidas em nome do progresso;

3.3) A importância dos povos originários na preservação do meio ambiente;

3.4) A existência e resistência dos povos originários no tempo presente da cidade do Rio de Janeiro;

3.5) A importância da mobilização cidadã das mulheres (negras, indígenas, nordestinas, faveladas etc) na luta por direitos e pelo bem-viver.

A participação dos estudantes foi ativa durante todo o desenvolvimento da prática relatada, comentando a matéria jornalística e compartilhando suas vivências e visões sobre o assunto. Um dos pontos que mais mobilizou a turma foi quanto aos conhecimentos que possuem, tal qual Tia Márcia do Borel e Niara do Sol, acerca das ervas medicinais utilizadas em seus cotidianos por eles próprios e por seus antepassados.

Outro impacto importante se relaciona ao fato de se tratar de duas lideranças que atuam em regiões muito próximas de onde os alunos estudam e moram: a proximidade geográfica gerou neles um engajamento afetivo.

Por fim, um dos resultados bem importantes foi a atitude de uma das alunas, a Simone , em ir até a residência da dona Niara do Sol e estabelecer contato com ela, nos possibilitando o desdobramento do planejamento com a organização de uma roda de conversa com as presenças de Tia Márcia do Borel e de dona Niara do Sol.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/pdf/viewer.php?arquivo=orientacoes-curriculares-eja-rio-ed-2023&pdf=../arq

https://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/

Registros
IMAGENS
Reportagem Tia Márcia e Niara do Sol
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


Gaziantep Escort Gaziantep Escort gaziantep escort gaziantep escort gaziantep escort