ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
CAMISINHA DE POSTO: ELA É REALMENTE PIOR DO QUE AS DE MARCA?
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rinaldo de Lamare - 2ª CRE
Avenida Niemeyer 776 - São Conrado
Unidade não vocacionada


AUTOR

LUCIANA FRANÇA DE GUSMÃO

Luciana França de Gusmão, Bióloga/Professora formada em Ciências Biológicas pela UFRuRJ (1992). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação/RJ desde 1995. Capacitada em Educação Sexual pelo Projeto EDUCARTE (1997) tendo atuado como Coordenadora de Núcleo de Adolescentes Multiplicadores/Educação Sexual (2003 a 2008) em escolas da Rede. Pós-Graduada, Lato Sensu, na área de conhecimento Educação, Saúde e Ambiente pela FIJ (2008). Atualmente leciono como Professora Regente de Ciências, na modalidade EJA, na Escola Municipal Rinaldo de Lamare desde 2012.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PROFESSOR REGENTE CIÊNCIAS

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA II - Bloco 1
EJA II - Bloco 2
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA

Inicialmente, na minha prática docente, fui constantemente provocada para novos caminhos que se apoiam na compreensão de determinados conceitos, do dia a dia, da linguagem empregada no componente curricular: ciência fomentando a construção de uma consciência mais crítica dos discentes em relação ao mundo que nos cerca nas diferentes esferas de vida permitindo na tomada de decisões.

Sendo assim, a prática docente foi proposta com objetivo de informar, sensibilizar, conscientizar além de desmitificar sobre a qualidade e importância do uso do preservativo oferecido nas unidades de saúde do SUS em consonância com as Orientações Curriculares da EJA: eixo gerador Ambiente e Saúde.

Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido nas turmas da EJA 2, onde contemplou o PPP Anual de 2023 através do tema (“Brasil mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim” – Região Norte) além do Projeto interdisciplinar proposto pela GEJA com o tema (Autocuidado no Ambiente Escolar/Ciências)

COMPONENTE CURRICULAR
EJA II - Bloco 1 - Ciências - Identificar as diferentes dimensões da sexualidade, tais como aspectos físicos, afetivos, culturais e sociais. Relacionar a sexualidade aos aspectos sociais, evidenciando a importância do planejamento familiar no decorrer deste processo
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/9/20 até atualmente

Inicialmente, no momento da informação/sensibilização do projeto, utilizei como recursos equipamentos como notebook, data show e internet disponibilizados pela unidade escolar além da parceria com a professora da educação infantil para a confecção inicial do cartaz principal. Ao final, cada aluno realizou seu registro pessoal e se organizaram em grupo no momento da construção do espaço gráfico interativo.

Nossa unidade escolar compartilha o mesmo espaço físico com a Secretaria Municipal de Saúde que disponibiliza preservativos do SUS e, a partir dessa prática, ao questionar o grupo discente sobre a aquisição desses preservativos, sempre ouvia como justificativa do não uso por ser de qualidade inferior dos preservativos de marcas conhecidas. Com isso, a partir das propostas dos projetos pedagógicos, devido a esses questionamentos, sugeri como tema a ser desenvolvido pela disciplina de ciências: “CAMISINHA DE POSTO: ELA É REALMENTE PIOR DO QUE AS DE MARCA? ”

A partir disso, o presente projeto foi desenvolvido em três momentos: inicialmente, no primeiro momento, houve a informação sobre o assunto a ser abordado através de debates e apresentação de arquivo produzido em Power Point utilizando como referências sites com dados sobre a linha histórica da camisinha ao longo dos séculos. No segundo momento, como sensibilização, foi apresentado o vídeo (SERINGUEMOS) sobre a origem e produção do preservativo oferecido pelo SUS (desde a origem da matéria prima até a fabricação do preservativo em Xapuri, cidade do Estado Amazônico do Acre (região Norte) berço histórico da luta de Chico Mendes). E, como consequência, no terceiro momento, foi comtemplado a importância do seu trabalho em defesa do meio ambiente ressaltando o movimento de preservação das seringueiras que fornecem o látex, matéria prima do preservativo. Ao final, após conscientização, houve a construção coletiva do espaço gráfico interativo com registros escritos realizados pelos discentes para exposição. O projeto foi concluído com a desmistificação da baixa qualidade do preservativo oferecido gratuitamente pelo SUS.

Observei, através dos relatos iniciais, poucas informações por parte do grupo discente gerando debates sobre os temas abordados e, posteriormente, foi observado um avanço do grau de informações desmitificado o uso do preservativo oferecido pelo SUS.

Pude concluir a importância ao abordar temas de interesse, de acordo com a realidade e propósito, o qual ampliou o conhecimento colocando-o a serviço do coletivo, promovendo a conscientização/transformação de comportamento e atitudes, garantindo a plena cidadania.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-das-tripas-coracao-a-historia-da-camisinha.phtml

https://drauziovarella.uol.com.br/sexualidade/contracepcao/camisinha-de-posto-ela-e-realmente-pior-do-que-as-de-marca/amp/?s=08

https://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL756095-16107,00-CAMISINHAS+ANTIGAS+ERAM+FEITAS+DE+CRINA+DE+MULA+PAPEL+E+ATE+CASCO+DE+TARTAR.html

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/desventuras/de-tripas-de-carneiro-papel-como-eram-as-camisinhas-do-passado.phtml

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-57118794

https://blog.jaleko.com.br/historia-da-medicina-os-preservativos/

https://www.youtube.com/watch?v=yNt6O5d3d7g&t=1s

Registros
IMAGENS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.