ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Jornal "Coração do PEJA"
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP João Mangabeira - 11ª CRE
Av. Ilha das Enxadas S/N - Bancários
Unidade não vocacionada


AUTORES

MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO ALFREDO

Doutora em História das Ciências, das Técnicas e da Epistemologia pela UFRJ. Graduada em Artes Plásticas e Mestre em Artes Visuais também pela UFRJ. Professora da Rede Pública Municipal desde 2019 e Professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Diretora Adjunta

Maria Aparecida Ferreira Vasconcelos

Professora da Prefeitura formada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora Readaptada

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA I - Bloco 1
EJA I - Bloco 2
EJA II - Bloco 1
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA
Registrar as atividades pedagógicas vivenciadas pelos alunos, com intuito de valorizar essas atividades e de levar informação sobre o que acontece em nossa Unidade Escolar no turno do PEJA através da produção de jornal.
COMPONENTE CURRICULAR
EJA I - Bloco 1 - Língua Portuguesa - Reconhecer a sua condição de sujeito que interage no mundo por meio da leitura-escrita, em suas diversas formas e contextos sociais, para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, lazer, trabalho, expressão de pensamentos e sentimentos.
EJA I - Bloco 2 - Língua Portuguesa - Reconhecer a sua condição de sujeito que interage no mundo por meio da leitura-escrita, em suas diversas formas e contextos sociais, para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, lazer, trabalho, expressão de pensamentos e sentimentos
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/6/20 até atualmente
As ações que acontecem dentro do ambiente escolar do PEJA, os professores participam daquelas que mais tiveram envolvimento do aluno, seja pela criatividade, por méritos, espontaneidade ou dedicação. Essas ações são então registradas para publicação mensal, ou edições extras. Também fazem parte dessas edições entrevistas com alunos do PEJA que, de alguma maneira, servem de incentivo para os demais. Exemplo: Um aluno que se tornou fotógrafo, uma senhora que saiba fazer salgados ou bolos; uma pessoa que tenha saído da sua terra natal em busca de melhor qualidade de vida e que tenha prosperado; a criatividade de um aluno que se destaca em escrever ou recitar poesias, repentes, etc. Enfim, levar para conhecimento de toda a Comunidade Escolar, essas ações através de nosso Jornalzinho "Coração do PEJA".
Os alunos estão se sentindo mais motivados a leitura, pois agora estão vendo a produção de algo em que eles também são protagonistas e, inclusive, motivados à produzirem e participarem de mais atividades escolares.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Jornal Ilha Notícias como ideia e exemplo para a produção do Jornal;

LDB 9394/96;

Resolução nº 1, de 5 de julho de 2000, do Conselho Nacional de educação (CNE) – que estabelece As Diretrizes Curriculares Nacionais.

Registros
IMAGENS
Capa Jornal "Coração do PEJA"
Verso Jornal "Coração do PEJA"
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.