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Boas Práticas
Educação em tempo integral
A utilização da flauta doce como instrumento brincante na alfabetização: desafios da prática docente.
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Ministro Plínio Casado - 4ª CRE
Rua Pequeri 237 - Brás de Pina



AUTOR

Christiane Villar Nogueira

Formada em Licenciatura plena em pedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, com experiência em pesquisas na área de políticas públicas. Atua como professora do ensino fundamental, no Município do Rio de Janeiro, desde 2013.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor do Ensino Fundamental

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
OBJETIVOS

Diminuir a baixa frequência e a frequência irregular;

Minimizar baixa participação/envolvimento dos responsáveis no acompanhamento escolar dos alunos;

Aumentar o interesse nos componentes curriculares propostos.

Aumentar o repertório linguístico e cultural dos alunos;

Desenvolver habilidades, tais como: concentração, desenvolvimento cognitivo, social, emocional e psicomotor;

HABILIDADES
1º ano - Anos Iniciais - Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar relações fonema/grafema em diferentes textos.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar relações fonema/grafema nas diversas atividades orais.
1º ano - Anos Iniciais - Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas em atividades com diferentes gêneros textuais.
1º ano - Anos Iniciais - Localizar informações explícitas, literalmente expressas no texto.
1º ano - Anos Iniciais - Perceber o espaçamento entre palavras em textos escritos, a partir da mediação docente, em rodas de conversa.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O projeto Cantando e Encantando com o 1º ano da E.M. Ministro Plínio Casado é baseado na utilização do instrumento musical flauta doce. A Escola fica na comunidade Divinéia, no bairro de Brás de Pina. Atende a um público do entorno, muitos em condições de vulnerabilidade social e que lidam com conflitos armados constantes na comunidade. Encontramos na flauta doce, instrumento brincante, um recurso didático/pedagógico para otimizar a alfabetização/letramento das turmas do 1º ano da escola. Todavia, a baixa frequência e/ou frequência irregular, dias letivos sendo ministrados remotamente por conta de conflitos na comunidade, pouco engajamento dos responsáveis no acompanhamento escolar de seus filhos e o desinteresse nas matérias escolares, se tornaram problemas significativos na aprendizagem dos alunos.

Nossas oficinas acontecem toda quinta-feira, com a duração de uma hora. Geralmente, elas dispõem de três momentos, em um 1º momento, onde realizamos a prática de alfabetização e letramento (língua Portuguesa e Matemática). Em um 2º momento, com a flauta, fazemos a ginástica, que consiste em tocar as notas musicais já trabalhadas e a que está sendo ensinada sem soprar a flauta. E, no 3º momento tocamos a música. Em nosso 1º momento, com a letra da música exposta em um cartaz realizamos algumas atividades, tais como: a leitura de ajuste, que consiste em mostrar para a criança as palavras simultaneamente ao que está sendo cantado (ajustando o falado ao escrito), a identificação das sílabas (nota musical e suas variações ex: Nota SI - SA - SE - SI - SO - SU) ampliando o conhecimento sobre as letras do alfabeto e sílabas. Desenvolvemos técnicas de escrita com a reescrita individual da música no caderno, direção da escrita, localização espacial na folha do caderno, margem, controle da letra para caber na linha. A sinalização da letra inicial e final das palavras destacadas em cada música. Com a música escrita em um cartaz trabalhamos a direção da escrita, o espaçamento entre as palavras, identificando fonemas e grafemas. Contagem das sílabas e análise das palavras. Ao longo da semana, em nossas salas de aula, continuamos desenvolvendo o trabalho com a música estudada. A partir disso, as crianças começaram a identificar as notas musicais tocadas em textos e palavras trabalhadas no cotidiano escolar. O projeto se justifica quando melhora da frequência, tornando a frequência regular com o atrativo das oficinas de flauta, aumentando o engajamento dos responsáveis com a unidade escolar e o encantamento das crianças com a possibilidade de tocar um instrumento.O trabalho desenvolve habilidades/competências que são essenciais para o processo de alfabetização e estão para além dos componentes curriculares, como criatividade, sensibilidade, coletividade, concentração, desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor.

A oficina proporcionou debates sobre higiene, cuidados necessários com a flauta, respeito e harmonia; e sobre o erro, explicando que ele faz parte do processo de aprendizagem. Demonstram confiança para tocar flauta publicamente e se sentem estimulados a continuar aprendendo. Aumentaram o repertório linguístico e cultural. Tem sido uma excelente estratégia para minimizar a infrequência dos alunos e maior engajamento dos pais com a unidade escolar. O resultado descrito refere-se ao ano letivo de 2023, pois o projeto ainda encontra-se em desenvolvimento no ano letivo de 2024. Iniciamos o ano letivo de 2023 com 46 alunos, desses 40 estavam na hipótese de escrita pré-silábica, 2 estavam silábicos sem valor sonoro, 2 estavam silábicos com valor sonoro e 2 eram silábicos alfabéticos. E concluímos o processo com 11 pré-silábicos, sendo que 8 dessas crianças ingressaram na escola no final do terceiro bimestre, 8 silábicos sem valor sonoro, 8 silábicos com valor sonoro e 19 silábicos alfabéticos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CORSINO, Patrícia. Alfabetização Não Tem Receita, Mas Princípios.

FERREIRO, E. Refl exões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. 5ª edição.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Registros
IMAGENS
Apresentação na III Mostra multilinguagens
Apresentação na III Mostra multilinguagens
Apresentação no Projeto da escola Cantando e encantando
Ensaio
Ensaio
Visita da coordenadoria de alfabetização da 4ª CRE
VÍDEOS
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