SUELLEN MOUTINHO DA SILVA DE OLIVEIRA
Professora da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialização Lato Sensu em Neurociências Aplicadas – ênfase em aprendizagem, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Estácio de Sá, em Psicomotricidade, pela FAVENI, em Educação Infantil - PUC-RJ.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Vivenciar experiências desportistas lúdicas em pares por meio de circuitos.
Promover o convívio, a interação, o empoderamento das crianças.
Ressaltar as multieficiências das crianças com deficiência.
Acreditamos que a temática “inclusão” ainda precisa ser discutida e desenvolvida com afinco nas instituições de ensino. Por isso, “A olimpíada das multieficiências de Creche Municipal Eduardo Moreira dos Santos” pode ser considerada uma estratégia relevante para fomentar a construção de uma educação infantil inclusiva, pois impacta nas experiências das crianças e ainda aumenta o vínculo entre famílias, criança e creche.
A vivência das atividades psicomotoras, por meio do brincar, elucida uma prática que potencializa o desenvolvimento da criança de forma divertida e significativa, permitindo a criança viver experiências corporais no ambiente escolar, em interação com outras crianças e com os adultos. Assim foi possível vivenciar experiências desportistas lúdicas em pares por meio de circuitos; promover o convívio, a interação, o empoderamento das crianças; ressaltar as multieficiências das crianças com deficiência, por meio da linguagem do brincar.
AUCOUTURIER, Bernardo. As dificuldades de Comportamento e Aprendizagem / A pedagogia da escuta e a prática psicomotora para o acompanhamento do crescimento da criança. Lisboa. 1ª ed., 2010.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
FONSECA, Vitor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. 3º.ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 28 julho. 2023.