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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Diálogo com o PEJA: Dignidade dos sujeitos jovens, adultos e idosos
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Francisco de Castro - 2ª CRE
Avenida Paula Sousa - - Maracanã
Unidade não vocacionada


AUTORES

ANDREIA SANTOS DE CARVALHO

Andreia Santos de Carvalho é psicóloga integrante da equipe interna do NIAP e atuou em escolas da 1ª CRE, compondo a equipe do PROINAPE. Pessoa com deficiência visual, mestre em Clínica e Pesquisa em Psicanálise e pós-graduada em Psicopedagogia.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Psicóloga

Cynthia d'Avila Meyohas Pereira

Cynthia d’Avila Meyohas Pereira é psicóloga, integrante da equipe do PROINAPE da 2ªCRE até o primeiro semestre deste ano de 2024. Atualmente está na equipe interna do NIAP, na função de articuladora de área deste programa. Especialista e Mestre em Psicanálise pela UERJ.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Psicóloga, Articuladora de Área (2ª CRE) do PROINAPE/NIAP

OBJETIVOS
Promover uma conversa sobre as diferentes formas de violência e os direitos de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência; favorecer a reflexão sobre capacitismo e a importância da construção de relações/convivências que contribuam para a proteção contra as violências; informar sobre os canais de comunicação de situações de violência e violação de direitos; colaborar para o processo de desenvolvimento da autonomia dos(as) estudantes; contribuir com a Unidade Escolar para a construção de uma escola acolhedora e solidária.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/9/20 até atualmente
Público
Aluno
Eixo do NIAP
Direitos das crianças e dos adolescentes
Competências Gerais da BNCC

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

A ação foi realizada em atendimento ao convite da direção e coordenação pedagógica da Unidade Escolar, integrando o Plano das Dimensões do PEJA desta Unidade Escolar. Considerando a percepção de que os estudantes desconhecem os seus direitos e modos de se protegerem contra diferentes formas de violência, a ação realizada consistiu em uma roda de conversa com um grupo de 25 estudantes do PEJA do turno da manhã, contando também com a participação de professores e a coordenadora pedagógica.

Iniciamos nossa conversa com uma dinâmica de apresentação utilizando um rolo de barbante que circulava entre os participantes. Uma parte do barbante era segurada por cada um antes de passá-lo para outra pessoa e ao final da apresentação de todos se formou uma teia, um entrelaçamento de barbante. Esta imagem foi, inicialmente, explorada no sentido do que ela representava. Os estudantes relacionaram a imagem à rede, vínculo, apoio mútuo, conexão, etc.

Em seguida foram exibidos recortes de uma entrevista do pedagogo, influenciador digital e pessoa com paralisia cerebral Ivan Baron, com a finalidade de disparar o debate sobre questões tais como: as convivências como ferramentas de aprendizagem e proteção contra discriminação e violência; deficiência não é doença; afirmação da pessoa com deficiência, bem como reivindicação de direitos.

Posteriormente caminhamos para uma conversa sobre capacitismo, explicando o seu conceito e utilizando outro vídeo com expressões capacitistas empregadas em nosso cotidiano. O debate sobre esse tipo de discriminação é fundamental, visto ser o conceito de capacitismo ainda desconhecido por muitas pessoas.

A partir de uma apresentação em power point com conteúdo, dentre outros, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), foram discutidos as seguintes temáticas: diferentes formas de violência; os direitos de crianças, adolescentes e de pessoas com deficiência; modos de proteção e os canais de denúncia de situações de violência e violação de direitos.

Toda a ação foi intercalada com momentos de fala dos estudantes, expressando suas opiniões, conhecimentos e dúvidas. Em vários momentos distintos foram retomadas as ideias/representações da imagem construída com o barbante no início da ação, reforçando a ideia de coletividade e de apoiarmos uns aos outros.

Concluímos com a construção de um painel com uma chuva de palavras que expressaram os modos de enfrentar o capacitismo e outras violências, ficando exposto na escola.

As competências gerais da BNCC que permearam as discussões se relacionaram ao cuidado com a saúde física e emocional; reconhecimento da diversidade humana; o exercício da empatia, do diálogo e da cooperação, além da autonomia e responsabilidade no agir, tendo como base os conhecimentos construídos na escola e os princípios éticos democráticos, inclusivos e solidários (Competências 8, 9 e 10).

A participação ativa dos estudantes, comentando os conteúdos apresentados e dando exemplos de situações, demonstrou que eles acompanharam toda a lógica/dinâmica da ação. Observamos que eles se reconheciam como cidadãos de direitos; a autoafirmação como pessoa em vez da deficiência; a importância das convivências para aprender a lidar e respeitar as diferenças, de apoiar uns aos outros e adquirir conhecimentos. Desse modo, consideramos alcançados os objetivos da ação, contribuindo também para o trabalho da Unidade Escolar de atuar em prol da dignidade de seus estudantes e construir uma comunidade escolar mais segura e acolhedora a partir do exercício do diálogo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARON, I. TOP 5 de Expressões Capacitistas, qual delas você mais usa no seu dia a dia. 2022. Disponível em https://www.tiktok.com/@ivanvbaron/video/7139902086757567749

BRASIL. Presidência da República. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

______. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

BRASIL DE FATO ENTREVISTA. Luta pela inclusão e contra o capacitismo | Ivan Baron. 2024. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wyPce9CKXAc

INSTITUTO JÔ CLEMENTE. Violência contra pessoas com deficiência:

Você sabe como evitar, identificar e denunciar? São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/Cartilha-violencia-2020-Online.pdf

Registros
IMAGENS
Painel construído pelos estudantes ao final da ação
Rede formada a partir da apresentação dos participantes
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


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