Odette dos Santos Sacramento Terrezo Fardilha
Odette Terrezo, é professora de Educação Infantil da Rede Municipal do Rio de Janeiro, desde 2011.
Formada em Letras e pós-graduada em Ludicidade e Educação Infantil. Atuei em turmas de Pré-Escola, e desde 2017 estou como Professora Articuladora do EDI Cônego Fernandes Pinheiro.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora Educação Infantil
Fátima Deolinda Martins Ramos
Fátima Deolinda Martins Ramos, formada em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar, professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Atuou como regente de turmas do 1° ao 3° ano, durante 20 anos.
Atualmente é gestora do EDI Cônego Fernandes Pinheiro, onde durante o período de 2006 a 2019 como diretora adjunta e desde então como Diretor IV.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor II/Diretor IV
Tatiana Santana Mello Simões
Tatiana Mello, professora de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro desde 2008 e atuei em turmas de Ensino Médio na SEEDUC - RJ entre 2008 a 2014.
Com mais de 20 anos de experiência no magistério, além da sala de aula também atuei em Sala de Leitura e pude contribuir na gestão escolar como coordenadora pedagógica por quase 10 anos e atualmente lotada no NIAP / PROINAPE.
Graduada em Geografia e pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental pela Universidade Salgado de Oliveira, Niterói - RJ.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I /PROINAPE 4ª CRE
Vania Marinatto da Silva
Vania Marinatto, é formada em Serviço Social há 21 anos e pós-graduada em Direito Especial da Criança e do Adolescente. Com experiência nas áreas: Assistência Social, Educação e Saúde. Servidora Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atuei na Secretaria da Assistência Social (abrigo, CRAS - Centro de Referência de Assistência Social) e atualmente trabalha na Secretaria Educação (PROINAPE Programa Interdisciplinar de Apoio as Escolas).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Assistente Social / PROINAPE 4ª CRE
1 - Estabelecer vínculos entre as famílias e a escola, em prol de uma educação mais inclusiva;
2 - Elevar e melhorar a autoestima das mães e familiares, considerando as suas dimensões emocionais, físicas, sociais e familiares;
3 - Promover momentos para a escuta e acolhimento das mães atípicas;
4 - Incentivar a prática de ações de bem-estar e autocuidado na rotina, como forma de prevenir/reduzir sintomas como: ansiedade, depressão e outros transtornos comuns a esta condição;
5 - Incluir a comunidade escolar no debate, a fim de ampliar a discussão sobre o tema;
6 - Estimular o debate de políticas públicas adequadas na Rede de Atenção Primária de Saúde;
7 - Promover intervenção dos profissionais da saúde, educação, assistência social e assistência jurídica, no que diz respeito a compreender as necessidades das mães atípicas, trazendo informações e indicando serviços de uma maneira coordenada, visando produzir resultados positivos na família.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Atendendo a necessidade da escola em estreitar os vínculos com as mães atípicas da Unidade Escolar, entendemos que é primordial promover a convivência entre elas, criando oportunidades de trocar experiências com seus pares, sem julgamentos, estabelecendo um espaço de compreensão mútua, escuta e acolhimento.
Acreditamos que assim a comunidade escolar conseguirá promover um diálogo eficaz e sensível sobre a realidade dessas famílias.
A metodologia a ser utilizada na proposta de trabalho para atingir o público-alvo desta ação será:
- Atividades que promovam o fortalecimento de vínculos;
- Planejamento de atividades a serem realizadas com a Comunidade Escolar, visando ampliar o olhar sobre a inclusão;
- Mediação de debates através de temas disparadores para estimular o diálogo e o acolhimento das questões individuais, sem julgamentos e sem invalidar as dores de cada um;
- Potencializar o compartilhamento de experiências a fim de encorajá-las a superar situações do cotidiano atípico;
- Levantar abordagens do contexto social no qual estão inseridas para realizar uma escuta qualificada dessas demandas;
- Fazer com que a cada encontro as responsáveis se sintam mais confortáveis para falar das situações do cotidiano, solicitar ajuda e fortalecer os vínculos;
- Com o fortalecimento do grupo sugerimos que às mesmas pensassem em um nome para criar uma IDENTIDADE. Surge então o RAMA: Rede de Apoio para Mães Atípicas;
- Levarmos para as mães a proposta de ampliação do grupo, estabelecendo parcerias com as Unidades Escolares do território e sugerindo um encontro em REDE;
- Estabelecer parcerias com profissionais de diversas áreas, o que fortalecerá o grupo com a possibilidade de agregar novos conhecimentos.
Elaboração das diretrizes para nortear as ações do coletivo de mães, ficando estabelecida a VISÃO, MISSÃO e VALORES.
Missão: Coletivo de indivíduos que tem por finalidade acolher, escutar, dialogar e compartilhar vivências e experiências sobre o cotidiano atípico.
Visão: Mobilizar os equipamentos do território para ampliar a rede de apoio do grupo.
Valores: Se comprometer com o voluntariado; garantir o sigilo, o respeito, a confiabilidade, a transparência, a neutralidade e a imparcialidade com os assuntos tratados, bem como a cordialidade com os indivíduos que participam do grupo.
Estreitamento da relação escola e família, possibilitando maior conhecimento das rotinas dos alunos incluídos, afetando as práticas pedagógicas.
Encontro com os mobilizadores das Unidades Escolares de Vigário Geral e Parada de Lucas em outubro de 2024 para apresentação da proposta de articulação e ampliação do RAMA neste território.