Alessandra Garcia de Almeida
Lê Almeida, 47 anos, Rio de Janeiro, RJ.
Formada pela UNIRIO em Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas, com Mestrado em Estudos das Artes Cênicas. Sua dissertação de mestrado abordou a potência do teatro nas ações do Proinape.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I
4. Utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Em 2018, dei início a um projeto no CIEP Dr. Bento Rubião, como parte da equipe do Proinape, em parceria com a Assistente Social Patrícia Almeida. Nosso objetivo inicial era estimular a participação dos alunos no grêmio estudantil, criando um espaço de voz e representatividade para os estudantes. No entanto, em diálogo com a coordenadora, fomos convidados a ampliar o foco do nosso trabalho, desenvolvendo ações que contribuíssem para a melhoria da frequência escolar e o fortalecimento da autoestima dos alunos.
A partir desse novo direcionamento, criamos uma apresentação em PowerPoint com base nas entrevistas que realizamos com os alunos. Nela, destacamos as respostas deles e incluímos fotos, procurando criar um material que representasse a identidade de cada estudante. A ideia era que, ao se verem refletidos nessa apresentação, os alunos pudessem se sentir mais valorizados e, assim, motivados a frequentar a escola com mais regularidade. Nas entrevistas individuais com os estudantes, perguntávamos o que eles mais gostavam de fazer e o que mudariam na escola. Os alunos adoravam o momento da entrevista e vibravam com os colegas ao ver suas fotos e respostas exibidas no PowerPoint.
Desde então, continuei trabalhando em escolas que atendem alunos da Rocinha no Ensino Fundamental II, acompanhando o desenvolvimento de muitos desses estudantes. Atualmente, reencontro vários deles, que hoje estão no 8º ou 9º ano. Alguns lembram-se claramente do trabalho que realizamos em 2018, enquanto outros precisaram ser relembrados. Mostrar as fotos e reavivar as memórias da época ajudou a restabelecer um vínculo de confiança, essencial para a continuidade das ações em 2023/2024. Esses reencontros destacam a importância do acompanhamento contínuo ao longo da trajetória escolar. Quando realizamos um trabalho que ajuda os alunos a se descobrirem, a entenderem quem são e a respeitarem sua própria história, criamos laços duradouros. Os profissionais que se dedicam a esse processo tornam-se figuras de confiança, reconhecidos como aqueles que conhecem um pouco de suas vivências ao longo dos anos. Essa relação não apenas fortalece o vínculo dos alunos com a escola, mas também constrói um espaço onde eles se sentem apoiados e seguros.
Almeida, Alessandra. O TEATRO COMO DISPOSITIVO POTENCIALIZADOR NAS AÇÕES DO PROINAPE. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEAC - Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas, 2020.
https://www.unirio.br/cchs/cla/ppgeac/dissertacoes-defendidas-em-2020/o-teatro-como-dispositivo-potencializador-nas-acoes-do-proinape/view