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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Crescendo Juntos: A Importância do Acompanhamento na Educação
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Doutor Bento Rubião - 2ª CRE
Estrada da Gávea - - Rocinha
Unidade não vocacionada


AUTOR

Alessandra Garcia de Almeida

Lê Almeida, 47 anos, Rio de Janeiro, RJ.
Formada pela UNIRIO em Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas, com Mestrado em Estudos das Artes Cênicas. Sua dissertação de mestrado abordou a potência do teatro nas ações do Proinape.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
3º ano
OBJETIVOS
Em 2018, iniciei um projeto no CIEP Dr. Bento Rubião como parte da equipe do Proinape, em parceria com a Assistente Social Patrícia Almeida, com o objetivo de estimular o trabalho com o grêmio estudantil. Foi solicitado, pela coordenadora, que também desenvolvêssemos ações para melhorar a frequência escolar e fortalecer a autoestima dos alunos. Elaboramos uma apresentação em PowerPoint com informações dos estudantes, respostas das entrevistas realizadas e fotos, que foi apresentada às turmas, em conjunto com a professora, para desenvolver a autoestima. Ao longo dos anos de trabalho em escolas que atendem alunos da Rocinha no Fundamental II, fui reencontrando esses estudantes, muitos dos quais estão hoje no 8º ou 9º ano. Alguns lembravam de mim, sem que eu precisasse mencionar o trabalho realizado em 2018, mas outros não recordavam. Relembrá-los, mostrando fotos e o que falaram na época, ajudou a restabelecer rapidamente o vínculo necessário para o trabalho de 2023/2024.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/3/20 até atualmente
Público
Aluno
Eixo do NIAP
Acolhimento Psicossocial e Vínculo Escolar
Competências Gerais da BNCC

4. Utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Em 2018, dei início a um projeto no CIEP Dr. Bento Rubião, como parte da equipe do Proinape, em parceria com a Assistente Social Patrícia Almeida. Nosso objetivo inicial era estimular a participação dos alunos no grêmio estudantil, criando um espaço de voz e representatividade para os estudantes. No entanto, em diálogo com a coordenadora, fomos convidados a ampliar o foco do nosso trabalho, desenvolvendo ações que contribuíssem para a melhoria da frequência escolar e o fortalecimento da autoestima dos alunos.

A partir desse novo direcionamento, criamos uma apresentação em PowerPoint com base nas entrevistas que realizamos com os alunos. Nela, destacamos as respostas deles e incluímos fotos, procurando criar um material que representasse a identidade de cada estudante. A ideia era que, ao se verem refletidos nessa apresentação, os alunos pudessem se sentir mais valorizados e, assim, motivados a frequentar a escola com mais regularidade. Nas entrevistas individuais com os estudantes, perguntávamos o que eles mais gostavam de fazer e o que mudariam na escola. Os alunos adoravam o momento da entrevista e vibravam com os colegas ao ver suas fotos e respostas exibidas no PowerPoint.

Desde então, continuei trabalhando em escolas que atendem alunos da Rocinha no Ensino Fundamental II, acompanhando o desenvolvimento de muitos desses estudantes. Atualmente, reencontro vários deles, que hoje estão no 8º ou 9º ano. Alguns lembram-se claramente do trabalho que realizamos em 2018, enquanto outros precisaram ser relembrados. Mostrar as fotos e reavivar as memórias da época ajudou a restabelecer um vínculo de confiança, essencial para a continuidade das ações em 2023/2024. Esses reencontros destacam a importância do acompanhamento contínuo ao longo da trajetória escolar. Quando realizamos um trabalho que ajuda os alunos a se descobrirem, a entenderem quem são e a respeitarem sua própria história, criamos laços duradouros. Os profissionais que se dedicam a esse processo tornam-se figuras de confiança, reconhecidos como aqueles que conhecem um pouco de suas vivências ao longo dos anos. Essa relação não apenas fortalece o vínculo dos alunos com a escola, mas também constrói um espaço onde eles se sentem apoiados e seguros.

Na prática realizada com os alunos do 3º ano no CIEP Dr. Bento Rubião, observou-se uma melhora nas relações entre os alunos, com a professora e na percepção de si mesmos como indivíduos importantes no ambiente escolar. O trabalho elevou a autoestima e promoveu a sensação de pertencimento. A metodologia aplicada, com entrevistas e apresentações, mostrou-se adequada, atingindo os objetivos de melhorar a frequência e fortalecer o protagonismo estudantil. Além disso, contribuiu para um ambiente escolar mais colaborativo e respeitoso, com um impacto positivo no desenvolvimento dos alunos e da comunidade escolar. Ao encontrá-los no Ensino Fundamental II, o trabalho do Proinape não começa do zero, mas a partir de um registro das ações realizadas. Isso permite uma compreensão mais profunda das articulações necessárias para cada estudante, possibilitando uma continuidade efetiva no acompanhamento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Almeida, Alessandra. O TEATRO COMO DISPOSITIVO POTENCIALIZADOR NAS AÇÕES DO PROINAPE. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas – PPGEAC - Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas, 2020.

https://www.unirio.br/cchs/cla/ppgeac/dissertacoes-defendidas-em-2020/o-teatro-como-dispositivo-potencializador-nas-acoes-do-proinape/view

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