ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Narradores do Henfil - Encarando as Cicatrizes
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Henfil - 1ª CRE
Rua Carlos Seidl S/N - Caju
Unidade não vocacionada


AUTOR

SILVANIA DE PAULA SOUZA DOS SANTOS

Silvania de Paula Souza - Sil dPaula é professora na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Ela é mãe de Maria e Luisa, professora de Biologia e doula. No perfil @doulasil no instagram ela produz conteúdos para mulheres que estão tentando engravidar e para aquelas que estão grávidas ou já tiveram os bebês. É Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e Especialista em Ensino de Ciências Área de Concentração Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, intérprete de vídeos nos canais "Sil DPaula" e "Cantar e Contar" no YouTube. Foi aluna de Michel Odent e Heloísa Lessa na primeira turma do curso Ecologia do Parto e é apaixonada pela saúde da mulher.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor de Ciências

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA II - Bloco 2
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA

Discutir o impacto social da produção de energia;

Debater a importância do letramento em uma comunidade e o risco da dependência intelectual;

Abrir espaço para o diálogo e as trocas de saberes sobre as cicatrizes externas e internas;

Motivar a leitura, a escrita e outros tipos de expressão como o desenho e a fotografia.

COMPONENTE CURRICULAR
EJA I - Bloco 2 - Ciências - Produzir relatórios de observação, pesquisas e experiências, coletivos e individuais, com mediação docente e progressiva autonomia, inclusive em meio digital, ampliando possibilidades de produção e publicação dos textos
EJA I - Bloco 2 - Ciências - Relacionar consumo não sustentável ao consumo sustentável, quanto à produção de resíduos, ao uso de recursos naturais e às condições de vida do e no planeta Terra.
EJA II - Bloco 1 - Língua Portuguesa - Reconhecer a sua condição de sujeito que interage no mundo por meio da leitura-escrita, em suas diferentes formas e contextos sociais, para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, lazer, trabalho, expressão de pensamento e sentimentos
EJA II - Bloco 2 - Língua Portuguesa - Experimentar a oralidade como meio de produção de si e do mundo; de criação, expressão; comunicação, argumentação e interação social, em situações e contextos sociais diversos, formais e informais, inclusive em meio digital, adequados aos objetivos, gêneros discursivos e interlocutores, nas culturas brasileira, popular, indígena e afro-brasileiras.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/9/20 até atualmente

No dia 10 de setembro as professoras Mônica (de português) e Silvania (de ciências) reuniram as turmas 161 e 162 do EJA para uma sessão do filme “Narradores de Javé” de Eliane Caffé. Trata-se da narrativa da história de um lugarejo ameaçado pela construção de uma hidrelétrica. Os moradores se recusavam em deixar o local e a única chance de salvar o povoado seria se relatassem às autoridades a importância do lugar. Assim, buscaram os mais antigos para contarem o que lembravam de quando o povoado se formou, a fim de criarem registros de fatos históricos, porém somente um morador, nada confiável, era letrado. Sem outra opção o encarregaram de escrever a história do povoado na esperança de salvar Javé.

No dia 11 de setembro as professoras reuniram as turmas novamente e fizeram debate abordando os acontecimentos do filme. Em seguida, a turma foi dividida em grupos menores para que cada estudante contasse uma história de sua vida que tivesse alguma relação com o filme e depois o grupo elegia a melhor narrativa. As histórias escolhidas foram contadas para turma. Finalmente os estudantes elegeram a melhor história, que foi a da estudante Ester.

Cada um escreveu a sua versão a respeito da história eleita e a professora Monica corrigiu as redações individualmente e copiou alguns trechos das redações (sem serem identificadas) no quadro para que todos pudessem ajudar a melhorar a forma como havia sido escrita, utilizando-se de alguns recursos linguísticos para se evitar repetições de palavras, realizando assim as correções da língua de forma descontraída.

No dia 17 de setembro as professoras Monica e Silvania reuniram as turmas novamente e apresentou o livro "Cicatriz" de Ilan Brenman. Explicou o motivo da escolha, visto que a turma havia se identificado com a história de Ester, que era uma história de muito sofrimento, cicatrizes e superação. A turma concordou com a escolha, mas mesmo assim, foi aberto tempo para que os alunos pudessem manusear outros livros na sala de leitura a fim de levar para votação da escolha do livro base para nossa atividade coletiva.

No primeiro momento a professora Silvania leu o livro “Cicatriz” e logo após o grupo realizou a elaboração de um texto coletivo falando sobre as próprias cicatrizes. Os alunos iam fazendo suas falas sobre o tema e Monica ia anotando no quadro e todos juntos iam construindo o texto, tirando dali, copiando pra aqui ... criando uma colcha de retalhos de lembranças ... tristes, saudosistas, alegres ...

No dia primeiro de outubro as duas professoras reuniram os grupos a fim de finalizar o trabalho.

Enquanto a professora Monica reescreveu no quadro o texto coletivo, a professora Silvania escreveu o relatório da atividade desenvolvida.

No dia 16 de outubro as professoras sugeriram que os alunos escrevessem um breve relato sobre alguma cicatriz que eles carregam e em seguida foram entregues cartazes para que eles produzissem painéis coletivos ilustrando as cicatrizes: um momento de grande emoção.

Os alunos criaram identidade com a atividade que estava sendo desenvolvida, até mesmo os que não assistiram ao filme no primeiro dia da atividade deram um jeito de assistir para entender o que estavam fazendo, pois os que assistiram comentavam e divertiam-se com isso.

Nas semanas que se seguiram, todos estavam empenhados e deixar registrado suas participações com suas histórias. Sentiam-se orgulhosos em identificar no texto final sua fala. Houve também uma produção de painéis coletivos com desenhos das cicatrizes. No primeiro momento pareceu difícil expressar as experiências vividas - como de abuso sexual e violência obstétrica. Mas os grupos foram formados de modo que houvesse trocas durante a construção dos painéis que serão expostos no Chá Literário previsto para o dia 05 de novembro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cicatriz, Ilan Brenman, Editora: Moderna, Ilustração: Ionit Zilberman, 2020 ISBN: 9788516123178.

NARRADORES de Javé. Produção de Eliane Caffé. Riofilme, 2003.

Registros
IMAGENS
Narradores do Henfil - Encarando as Cicatrizes
Elaborando os Paineis
Ilustração do Texto Coletivo
Da escrita ao desenho
Cicatriz: violência obstétrica
Exibição do Filme Narradores
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.